sexta-feira, 7 de julho de 2017

Defesa Civil vai atuar no final de semana de chuvas em Garanhuns

Compdec atuará em regime de plantão, monitorando as áreas de risco. Órgão municipal alerta 
para o descarte irregular do lixo doméstico. (Fonte: Aquiles Soares/Secom/PMG).

Diante do aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica a previsão de chuvas com intensidade moderada e ocasionalmente forte em quatro áreas do estado, incluindo o Agreste de Pernambuco, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue atuando com uma logística de prevenção nas zonas urbana e rural de Garanhuns, até o fim da validade do aviso publicado no site do órgão estadual, e que segue até o fim desta sexta-feira (07).

Ainda de acordo com o monitoramento pluviométrico da Apac, o índice de chuvas em Garanhuns, nas últimas 24 horas, foi de 16,6 mm. As precipitações ocorrem devido ao fenômeno conhecido como “Ondas do Leste”, caracterizado pela chegada de nuvens que trazem vento e fortes chuvas para todo Nordeste do país, do Oeste para o Leste. 

Em Garanhuns, a Compdec segue atuando em regime de plantão, monitorando as áreas de risco. “Pelo fato da cidade estar situada em uma grande altitude e seu revelo ser formado por colinas, temos diversas áreas de risco que são propícias ao deslizamento, que é oriundo do acúmulo de água em solo saturado. Este fenômeno tem como consequência a movimentação de massas que ocasiona o desabamento de barreiros”, explica o coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim.

O órgão municipal alerta também para o descarte irregular do lixo doméstico, que pode colaborar com o risco de deslizamentos de encostas e prejudica a vegetação local. Portanto, é importante que a população esteja atenta ao descarte correto para que a limpeza urbana possa recolher o lixo.

Outras recomendações englobam a verificação de fissuras em barreiras e encostas. Já quem mora na parte alta destes locais deve observar se o piso está afundando ou se as paredes apresentam fissuras ou trincas. Nestes casos, a população deve efetuar o desalojamento imediato da área, e posteriormente acionar o Corpo de Bombeiros através do 193, ou a Defesa Civil de Garanhuns no telefone (87) 99900-3333.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário