quarta-feira, 14 de junho de 2017

Itaíba inicia mutirão de cirurgias, dirigido a pessoas com cataratas

Cirurgias estão sendo realizadas gratuitamente no interior de uma unidade móvel da 
fundação Altino Ventura, instalada no pátio da Unidade de Saúde do município.

Pelo menos 90 pessoas com mais de 50 anos vítimas do cataratas começaram a ser submetidas a cirurgias desde a última terça-feira (13), na cidade de Itaíba, dentro do Mutirão de Cirurgias realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde e a Fundação Altino Ventura. De acordo com a prefeita Regina Cunha (PTB), ainda durante o mês de abril mais de 400 pessoas passaram por um processo de triagem na Casa de Saúde São Vicente, realizada pela equipe da FAV. Deste total, foram identificados 90 casos com necessidade da cirurgia que serão realizadas até o próximo sábado (17).

As intervenções são realizadas gratuitamente no interior da unidade móvel da fundação, instalada no pátio da Unidade de Saúde do município. Os profissionais retornarão ao município para o acompanhamento pós-operatório dos pacientes. Na oportunidade, eles serão informados se há a necessidade de operar o outro olho. “Essa parceria com a Fundação Altino Ventura vai permitir que um número significativo de pessoas possa voltar a ter a visão restabelecida, voltando a ter de volta um sentido até então comprometido e tudo isso de graça”, afirma a prefeita Regina Cunha (PTB).

A Cirurgia de Catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom. Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável através de uma microincisão (entre 2,4-2,8 mm) realizada na córnea.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário