sexta-feira, 24 de março de 2017

Izaías e Luzia recebem representante do Ministério da Cultura

No encontro, o Prefeito buscou viabilizar mais apoio do Ministério. Já a vereadora
Luzia da Saúde, percorreu alguns quilombos com a representante do Minc.

Na manhã da última quinta-feira (23) o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, recebeu em seu gabinete, acompanhado da Vereadora Luzia da Saúde, do PTB, a chefe da Representação do Ministério da Cultura no Nordeste, Maria do Céu. A vinda de Maria, foi articulada pelo Vice Presidente da Associação Quilombola Castainho, Sandro Lopes, que trouxe a representante do Governo Federal para uma conversa com o gestor municipal. Durante o encontro também estiveram presentes o vice-prefeito Haroldo Vicente, o secretário de  Governo, Articulação Política e Ouvidoria, Mewitton Araújo, o vereador Ary Souto Leal e o cordelista Gonzaga de Garanhuns, e a assistente social Selma Melo.

Izaías abordou assuntos como a Lei Rouanet e um apoio maior do Ministério da Cultura em ações desenvolvidas no município. De acordo com Maria do Céu, a intenção de vir até Garanhuns é promover uma maior aproximação sobre a iniciativa “Nordeste Realidade Real”, que visa entender  ‘in loco’ as especificidades da cultura nordestina. “É um prefeito comprometido e muito atuante, disposto, mesmo tendo vindo de uma reeleição, fato que às vezes faz o pique diminuir. Para fomentar a cultura tem que haver incentivo e vamos trabalhar para trazer  ações  relevantes para região”, afirma do Céu.

Luzia visita quilombos com Maria do Céu – Ao lado da chefe da Representação do Ministério da Cultura no Nordeste Brasileiro, Maria do Céu e Sandro Lopes, a vereadora Luzia da Saúde percorreu duas comunidades negras, remanescentes quilombolas; a do Castainho, em Garanhuns, e o Batinga, localizada no município de Brejão. As visitas, tiveram o objetivo de subsidiar políticas a serem desenvolvidas pelo Ministério da Cultura para promoção, proteção e valorização das comunidades negras. A última parada da representante do Minc em Garanhuns, foi na Associação de Mulheres Unidades de Garanhuns, localizada na Várzea. A Associação, que executa políticas públicas de gênero, é dirigida pela a vereadora Luzia e pelo seu filho, Maurusan.

Viva Dominguinhos e Festa da Mãe Preta – Ao embarcar para a cidade de Arcoverde, onde cumpriu agenda propositiva do Ministério, a representante do Minc, Maria do Céu confirmou a vereadora Luzia da Saúde que estará presente em dois eventos que ocorrem aqui em Garanhuns. Do Céu estará no Festival Viva Dominguinhos, realizado no mês de abril e na Festa da Mãe Preta; realizada a 32 anos no Quilombo do Castainho. Esse ano, a festa ocorrerá na segunda semana de maio, entre os dias 12, 13 e 14. Do Céu, a Vereadora Luzia e o Prefeito Izaías, serão homenageados este ano pela direção do evento.

História e Formato da Festa da Mãe Preta - A festa da Mãe Preta é uma iniciativa do Quilombo Castainho e envolve shows musicais com bandas pé de serra, espetáculos teatrais, exposições e apresentações de grupos de cultura popular. Esse ano, será formatada uma premiação a 32 autoridades parceiras na luta pelo desenvolvimento e tradição daquele remanescente. De acordo com o presidente da Associação do Quilombo Castainho, José Carlos, 20 mil pessoas devem comparecer ao evento esse ano. A Vereadora Luzia da Saúde, apoia a Festa da Mãe Preta 2017.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário