segunda-feira, 6 de março de 2017

Vasta programação cultural marca semana e “Dia de Garanhuns”

Eventos em comemoração aos 206 anos do município acontecerão simultaneamente em diversos pontos.
Domingo (12) concentra a maior parte das atividades. (Fonte: Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

De 5 a 12 deste mês serão realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia de Garanhuns. A data exata é 10 de março, mas a Prefeitura de Garanhuns, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesc Garanhuns, OAB Garanhuns, e o Grupo Caminhantes do Parque já planeja atividades para antes da data de referência.

No próximo domingo (5), está marcado para às 15h o lançamento do Projeto Domingo Cultural, da Secretaria de Turismo e Cultura. A primeira ação terá o tema: “Garanhuns é Cultura com Poesia” e é realizada em parceria com a Secretaria de Educação, no Parque Euclides Dourado. Para a atividade foram envolvidas as três bibliotecas do município. Durante toda a tarde foram planejados show instrumental de Filipe Botnik, apresentação dos alunos da Escola Gabriela Mistral com a música Amigos de Garanhuns, de Celino Melo.

Ainda serão realizadas, também no Parque, a contação de histórias com Jackelinne Brasileiro e mostra das obras literárias do escritor Carlos Guedes. Ao fim do dia, Gonzaga de Garanhuns vai recitar cordéis de sua autoria engrandecendo a data, a cidade e as peculiaridades da região. O encerramento será ao som de piano, sax e instrumental com Fábio Cavalcanti e John Arislan. Também estará sendo realizada no mesmo local a Feira no Parque, das 14h às 19h no sábado (4) e das 9h às 19h no domingo (5).
.

Quarta-feira (8) será dedicada ao Dia Internacional da Mulher, mas também haverá espaço para celebrar o aniversário do município. Para às 19h está marcada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores em alusão aos 50 anos do Batalhão Duarte Coelho. Já o dia 10 de março,”Dia de Garanhuns”, começará ao som de fogos de artifício, nas colinas que margeiam o município, logo nas primeiras horas da manhã. Às 10h, estão programadas uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores; palestra sobre a história de Garanhuns e entrega de títulos de cidadão garanhuense para personalidades locais. Às 9h, a Caminhada Mulheres Rurais sairá do Centro Cultural com destino ao largo do Colunata.

O domingo (12) concentra a maior parte das atividades alusivas ao Dia de Garanhuns. O Grupo Caminhantes do Parque realizará caminhada com saída às 7h do Parque Euclides Dourado com destino ao Palácio Celso Galvão e ainda terá outra programação, também no Parque Ruber Van Der Linden, a partir das 9h30. O corte do bolo será também no dia 12 de março, logo após o hasteamento dos pavilhões oficiais, marcado para às 8h em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá como fundo musical o repertório preparado especialmente para a ocasião pela Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Às 10h30, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento.

DIA DE GARANHUNS – A descoberta de documentos oficiais possibilitou a mudança da data em que se comemorava o aniversário do município. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, equipes do Museu do Tombo de Portugal, descobriram que a localidade foi elevada à vila em 1811 em documento assinado por Dom João VI, o que para a época tinha status de município. O Dia de Garanhuns, que se refere a sua Data Magna, será sempre comemorado no segundo domingo de março.

A semana dedicada a Garanhuns ainda conta com programação junto a prática de esportes, entre outros, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, bem como palestra que será promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) e atividades de Secretaria Municipal de Educação. A programação do Instituto e das Secretarias, podem ser conferidas, clicando AQUI.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário