quinta-feira, 16 de março de 2017

Câmara aprova o “Bolsa Atleta Garanhuns” em primeira votação

Projeto de Lei visa garantir a atletas da cidade, um auxílio mensal de um salário mínimo, durante um ano. 
Audálio Filho, do PSDC, foi autor do Requerimento que o executivo transformou em Projeto de Lei.

Através de uma solicitação do Vereador Audálio Ramos Filho, do PSDC, o Legislativo garanhuense aprovou na última quarta-feira, dia 15 de março, o Projeto de Lei do Executivo Municipal que cria o Programa Bolsa Atleta Garanhuns. Instituído, o programa irá beneficiar jovens atletas e paratletas do município, fazendo com que eles participem de competições em níveis regionais, nacionais e até mesmo internacionais.

O Projeto de Lei prevê em seu texto que o programa ofereça a competidores de esportes individuais, como Judô, Karatê e Natação, por exemplo, o auxílio financeiro mensal de um salário mínimo, por um ano, observado o limite definido na Lei Orçamentária Anual. A prioridade do projeto é para atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas, mas outras categorias poderão ser contempladas, após análise.

Como exigências para que o atleta obtenha o subsídio, estarão: ter no mínimo 15 anos de idade, estar matriculado em instituição de ensino público ou privado, ter concluído o ensino médio e estar devidamente filiado em federação de sua respectiva modalidade. O bom rendimento nas competições em que o atleta participa, é outra circunstância que será levada em consideração. Ainda segundo o texto da Lei, o dinheiro poderá ser utilizado em gastos com alimentação, viagens e aquisição de material esportivo, dentre outras coisas.
.

Aprovado em primeira votação, o projeto segue agora para uma segunda apreciação da Câmara. Sendo novamente aceita, a proposta segue então para a sanção do Prefeito Izaías. A expectativa, é que o prefeito sancione a Lei até o final do mês de março, para que a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, possa iniciar às inscrições.

Durante a votação, na quarta, vários atletas estiveram presentes, dentre eles, os professores de Judô, Michel Santos e Gerôncio Sabino e o de Karatê, Eguinaldo Silvestre; eterno campeão garanhuense. A participação do Secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns, Carlos Eugênio, vem sendo essencial para a consolidação do Projeto de Lei.

TONHO DE BELO DO CAL RECEBE PROMESSA DO JUDÔ
.

Quem esteve visitando o gabinete do Vereador Tonho de Belo do Cal, no dia em que o Programa Bolsa Atleta Garanhuns foi aprovado em primeira votação na Câmara, foi a jovem promessa do judô garanhuense, Lívia Raquel, de apenas 13 anos. Lívia, que estava acompanhada por sua mãe, Carla Janaína, è faixa amarela, foi vice campeã da seletiva do Brasileiro Regional, e participa já no próximo sábado (18), em Vitória de Santo Antão, da 1ª fase do Campeonato Pernambucano de Judô. Além do Estadual, a pequena concentra seus treinos em busca de uma vaga na seleção Nacional de sua modalidade. Em breve, ela participará de outra seletiva, que dará a primeira colocada, a vaga tão desejada na seleção. A Federação Pernambucana de Judô ainda não divulgou data nem local da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário