sábado, 4 de março de 2017

9º BPM lança núcleo para o combate a violência entre os jovens

Iniciativa, parte do Comandante do 9º BPM, o Coronel Paulo César. Lançamento do programa 
foi feito em fevereiro, na sede do Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns.

No mês passado, mais especificamente no dia 23, o Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sediado aqui em Garanhuns, apresentou a formação do Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitárias, o NIPAC. O interesse final do NIPAC, é a promoção de palestras diversificadas, onde serão abordados temas relacionados as drogas e a violência. Além disso, o núcleo também visa desenvolver o senso crítico, o sentimento cívico e responsabilidade, para o melhor convívio em sociedade de crianças e adolescentes, incluindo o curso de pais, para fortalecer o vínculo familiar, educação e inserção social dos seus filhos para o enfrentamento a violência escolar.

A iniciativa, parte do Comandante do 9º BPM, o Coronel Paulo César. O lançamento do programa foi feito na sede do Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns e contou com a participação e apoio de uma parcela da sociedade civil garanhuense, assim como de alguns vereadores, dentre eles, Betânia da Ação Social, Audálio Filho, Zaqueu Naum Lins, Luzia da Saúde e Tonho de Belo do Cal; todos, demonstrando interesse em contribuir com a iniciativa da PM de Garanhuns.

Dois militares envolvidos no projeto, que já somam experiência em atividades semelhantes são: o cabo PM, Adelson Nanes e o Sargento William Duarte. William, esteve à frente aqui no município, durante anos, de um programa semelhante ao que foi apresentado em fevereiro pela PM de Garanhuns. O Sargento, foi instrutor do extinto PROERD; Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que inibia no seio escolar, o uso de drogas, assim como ações ilícitas por parte de jovens e adolescentes. No novo Programa, de acordo com informações da PM, William será um dos coordenadores. Segundo ele, o Programa deve se tornar referência no estado. “Essas palestras são primordiais para o futuro da nossa geração, que precisa estar inserida, tanto para a vida pessoal quanto profissional", detalha o sargento.

VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA – Quem esteve, a convite da PM no lançamento do NIPAC e deve atuar como voluntária, foi a Assistente Social e Jornalista, Selma Melo, editora de um dos Blogs mais vistos da região, o Blog Jornal Sináculo. Selma, atua no sistema penitenciário pernambucano já há 9 anos. Por toda sua experiência junto a ressocialização de encarcerados, Selma estará, sob o prestígio que tem com a PM de Garanhuns, levando sua parcela de contribuição. Outra a participar da investida da PM na cidade, é a ex-conselheira Tutelar Eliane Silva, que muitos asseguram, conhece como poucos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como sua execução. O radialista Luciano André, é outro que somará esforços como voluntário.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário