quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Programa Prolinfo da UPE oferece cursos de línguas em Garanhuns

Edital de matrículas, disponível no site do Prolinfo, esclarece sobre horários, valores, 
níveis, locais de oferta e teste de nivelamento. (Fonte: Programa Prolinfo).

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) da Universidade de Pernambuco (UPE) está com matrículas abertas. Toda população pernambucana pode se inscrever nos cursos de inglês, espanhol, português, informática essencial e computação gráfica, acessando o site www.prolinfo.com.br. Não são cobradas mensalidades, apenas uma taxa de matrícula válida para o semestre letivo, que varia de R$ 210 a R$ 320, de acordo com o curso escolhido. O material didático, que inclusive, é gratuito, é disponibilizado para download antes mesmo do início das aulas, de acordo com o programa.

Criado em 2012, o Prolinfo hoje está presente nas cidades do Recife, Nazaré da Mata, Camaragibe, Garanhuns e Petrolina. Os cursos de inglês, espanhol e português são oferecidos em todos os municípios, sendo que informática essencial e computação gráfica são ministrados na capital. O edital de matrículas, também disponível no site do Prolinfo, esclarece sobre horários, valores, níveis, locais de oferta e teste de nivelamento.

Programa de extensão da UPE, o Prolinfo surgiu do compromisso da Universidade com a capacitação da população pernambucana. Munido de um corpo docente em processo de formação pedagógica — todos estudantes de licenciaturas —, supervisionado por uma equipe multidisciplinar de coordenadores, o Programa atua em duas frentes. De um lado, oportuniza o conhecimento à sociedade e, de outro, serve como campo de estágio único aos novos professores pernambucanos.

Programa de Línguas e Informática – Prolinfo
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1599 – Graças, Recife-PE.
Telefones: (81) 3033.7384 / 3033.7385 (Campus Recife)
(81) 9219.8803 (Campus Mata Norte)
(87) 3761.8228 (Campus Garanhuns)
.

Izaías anuncia novo secretariado, mas 4 pastas seguem indefinidas

AMSTT, Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde ainda não tem titulares 
confirmados pelo Prefeito Izaías; algo que deve acontecer no decorrer dos próximos dias.

Fim da espera. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), reeleito para o mandato 2017-2020, anunciou nesta quarta-feira (28) a equipe de secretários que irá compor a administração do Executivo a partir do mês de janeiro do próximo ano. Na nova formatação, a gestão sairá de 20 secretarias para 17 – além das três autarquias, que permanecem na estrutura organizacional do Governo Municipal de Garanhuns.

      As "novidades", conforme já haviam sido especuladas por parte da imprensa local, além de já anunciadas pelo Prefeito Izaías, ficaram em torno dos nomes de Evilson Rêgo, antes titular da pasta da Fazenda, agora lotado na recém criada Secretaria de Planejamento e Gestão e de Flávio Eloia Sales, que passará a comandar a partir de 2017, "Finanças".

José Gundes, na "Infraestrutura", o jornalista Carlos Eugênio na "Esporte, Juventude e Lazer", João Paulo Sobral na "Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente" e Mewitton Araújo, então interino; hoje anunciado oficialmente para comandar a "Governo, Articulação Política e Ouvidoria", são os quatro, que na dança das cadeiras promovida por Régis, surgem como nomes responsáveis pela repaginação e repactuação das políticas públicas estimuladas pelo Prefeito Izaías para próxima gestão.

Com relação aos nomes que irão comandar a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns, a AMSTT, bem como as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Educação e a de Saúde, eles ainda não foram confirmados; algo que deve acontecer no decorrer dos próximos dias.

Abaixo, você confere a relação de parte do novo secretariado, 
divulgado hoje pelo Prefeito Izaías, através da Secretaria de Comunicação:

Secretaria de Administração – Bruno Gomes
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – Maria Célia Sobral
Controladoria Geral do Município – Glauco Brasileiro
Secretaria de Comunicação Social – Jacqueline Menezes
Secretaria de Finanças – Flávio Eloia
Secretaria de Governo, Articulação Política e Ouvidoria – Mewitton Araújo
Secretaria de Infraestrutura – José Gundes
Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Carlos Eugênio
Secretaria da Mulher – Eliane Simões Vilar
Secretaria de Obras, Fiscalização e Licenciamento – Pedro Maia
Secretaria de Planejamento e Gestão – Evilson Rêgo
Secretaria de Turismo e Cultura – Neile Barros
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – João Paulo Sobral
Procuradoria Geral do Município – João Pontes
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – Giane Lira
Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns – Marcelo Marçal
.

Após 16 anos, Sivaldo Albino se despede da Câmara de Vereadores

Antes de comparecer a sua última reunião na Câmara, Albino publicou uma nota de agradecimento aos 
seus amigos e eleitores. “Combati o Bom Combate”, escreveu Sivaldo, em determinado trecho.

Após longos 16 anos, (quatro mandatos consecutivos como parlamentar), o agora ex-líder da oposição na Câmara, Sivaldo Albino, do PPS (foto acima), está se despedindo da Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns. Durante os anos em que esteve na Casa Raimundo de Moraes, Sivaldo ocupou diversos postos. Foi líder do Governo, líder da Oposição, primeiro Secretário da casa e Presidente do Legislativo em duas ocasiões. Afrente da Presidência, Sivaldo viabilizou recursos para construção do atual prédio daquele Poder - um dos mais modernos do Nordeste, no que se refere a arquitetura.

Em 2016, após inúmeras costuras por parte da oposição em Garanhuns, Albino acabou se viabilizando como candidato a Prefeito defendido pelo PSB, aqui no município. Com o apoio do partido de Paulo Câmara, do Secretário da Casa Civil do Estado, Antônio Figueira, do vice-Governador, Raul Henry (PMDB), bem como de sete legendas partidárias, Sivaldo disputou a cadeira de chefe do executivo municipal contra seu "arquirrival" Izaías.

Aquela época, Albino contou com as legendas PPS, PSB, PSD, PR, PMDB e REDE, que juntas, formaram a coligação “Para Cuidar da Nossa Gente”. Após intensos 45 dias de campanha política eleitoral, o socialista conseguiu emplacar 15.311 votos, algo que lhe garantiu o percentual de 23,71% dos votos válidos. Com o resultado das urnas, o socialista obteve a segunda colocação na disputa; que por fim, foi vencida por Izaías, somando 44.275 votos, o que em percentual, significa 68,57% dos votos válidos, de acordo com o TRE.

Na quarta-feira passada, 21 de dezembro, Sivaldo participou de sua última reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Garanhuns, ainda como parlamentar. Antes porém, em sua conta pessoal de uma rede social (Facebook), ele divulgou uma nota, onde de forma serena, agradeceu a todos que direta e indiretamente, contribuíram para consolidação do exercício da atividade parlamentar em Garanhuns, por parte dele. 

 Abaixo, você confere, na íntegra, a nota de agradecimento de Sivaldo.

“COMBATI O BOM COMBATE”

.

Boa noite, amigos e amigas. Amanhã (Quarta-feira 21/12/16), a partir das 10h30min, estarei participando da minha última reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Garanhuns, encerrando assim um ciclo de 16 anos consecutivos como vereador deste município. Ao longo desses anos, tive a oportunidade de transformar diversos requerimentos em obras e ações que melhoraram a qualidade de vida de nossa gente, assim como diversos projetos de leis, que em outro momento oportuno estarei divulgando. Saio com a consciência do dever cumprido.

Na Câmara, tive a oportunidade de ser líder de governo, líder da oposição, primeiro secretário e presidente da Câmara por duas oportunidades, na qual viabilizei recursos para construção do atual prédio daquela casa. Encerro minha passagem por esse poder legislativo, na qual aprendi muito, especialmente a arte da boa política, sem me corromper e com a certeza que de forma livre e independente, cumpri o real papel do vereador, que é legislar e fiscalizar o executivo municipal e suas ações.

Quero aproveitar a oportunidade, para agradecer ao meu Bom Deus, agradecer a minha família que esteve sempre ao meu lado em cada momento, nos bons e nos difíceis; aos meus amigos, seguidores, milhares de eleitores e simpatizantes que conquistamos ao longo de cada ano, através da sinceridade, compromisso e respeito. O futuro é incerto e a Deus pertence, mas não tenho dúvidas que novos desafios virão e eu estarei pronto para debater e lutar por nossa querida e amada Terra. Tenho certeza, combati o bom combate! 

        Meu Muito obrigado a todos os Garanhuenses, pelo apoio e confiança.
        Com Fé e Esperança vamos em frente... Que Deus nos Abençoe sempre!

Um forte abraço.
 Sivaldo Albino. 
.

Izaías, Haroldo e Vereadores, serão empossados no domingo, dia 1

Cerimônia que investirá prerrogativas aos políticos eleitos no último dia 2, ocorrerá
nas instalações da sede do Poder Legislativo local, a partir das 15 horas.

Ao mesmo tempo em que chegamos ao fim de 2016; 2017 se aproxima trazendo com ele o ato oficial que dará posse ao Prefeito reeleito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, do PTB, de seu vice, diplomado, Haroldo Vicente, do PSC e da nova formação do Legislativo Municipal. Marcada para ocorrer no próximo domingo, 1º de janeiro, as 15 horas, a cerimônia que investirá as prerrogativas políticas aos eleitos no último pleito de outubro, ocorrerá nas instalações da sede do Poder Legislativo local. A solenidade, que será aberta ao público de forma geral, empossará, além de Izaías e Haroldo, os 13 vereadores eleitos.

Logo após, as 18 horas, o prefeito Izaías, ao lado do vice, assinará o termo de assunção, em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio (centro). Também a tarde, logo em seguida a posse de Izaías, as 17 horas, ocorre a eleição para Mesa Diretora da Câmara. A votação, que definirá o novo Presidente do Parlamento Garanhuense, bem como do 1º e do 2º secretário, além do vice Presidente, para o biênio 2017/2018, deve ser marcada por uma intensa disputa, já que de acordo com informações obtidas pelo Blog do Gidi Santos, esta última semana de dezembro tem sido de intensa articulação por parte daqueles vereadores mais envolvidos no pleito (Carla de Zé de Vilaço e Gersinho Filho).

Com a posse dos novos vereadores, se despedem da Casa, os parlamentares, Haroldo Vicente (eleito Vice-prefeito); Nelma Carvalho e Paulo Leal (primeiro mandato); Cláudio Taveira (dois mandatos); Sílvio Sabino (três mandatos) e Sivaldo Albino (quatro mandatos). Para o caso de Nelma, Paulo Leal e Cláudio Taveira, o retorno aquela casa legislativa não ocorre em 2017, por razão de suas respectivas coligações não terem alcançado o coeficiente eleitoral nas eleições deste ano. Silvio alegou questões pessoais para sua saída do pleito, sem falar que apoiou Luzia nesta eleição e Sivaldo, abriu mão da disputa pelo retorno ao Plenário Álvaro Brasileiro, em função de ter concorrido a principal cadeira situada no Palácio Celso Galvão (a de Prefeito).
.

Em 2017, Gravatá e Triunfo realizarão evento similar ao do Natal Luz

Cidades pretendem rivalizar com Garanhuns, para quem sabe, sitiar uma parcela
do público atraído pela bela decoração e atrativos da Cidade das Flores.

Não bastasse todo o sucesso obtido pelo consolidado Natal Luz de Garanhuns, que neste ano está em sua 4ª edição, o evento agora rompe fronteiras, já que os prefeitos eleitos de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), e de Triunfo, João Batista (PR), devem realizar, já em 2017, evento natalino semelhante ao da terra da garoa, em seus respectivos municípios. A ideia dos executivos dessas duas cidades, de acordo com o que publicou o jornalista Carlos Eugênio, em seu blog, é rivalizar com Garanhuns, para quem sabe, sitiar uma parcela do público atraído pela bela decoração e atrativos da Cidade das Flores.

Sem mencionar valores, e ainda em estado de comemoração, o Prefeito Izaías defende que esta edição do Natal Luz de Garanhuns, já rendeu aos bolsos dos garanhuenses (em especial aos dos segmentos hoteleiro, gastronômico e comércio), muito mais do que o Festival e Inverno de Garanhuns deste ano. Para o ano que vem, ainda de acordo com Izaías, a expectativa é de que o evento supere o realizado em 2016. Mudanças estão previstas para 2017 e ainda conforme defende o chefe do executivo municipal, na 5ª edição do evento, os Parques (Pau-Pombo e Euclides Dourado) serão contemplados, durante o dia, com apresentações de artistas e peças teatrais; algo que deve aquecer ainda mais a economia da cidade.

Durante o domingo, quando ocorria as apresentações artísticas do penúltimo final de semana do Natal Luz de Garanhuns e ao discursar para um grupo de empresários locais durante a solenidade de posse da nova diretoria da CDL/Garanhuns, o Prefeito Izaías falou sobre o sucesso do evento. “Nós descobrimos o grande filão de Garanhuns! Esse Natal rendeu mais que o Festival de Inverno que tem 26 anos. Esse é o 4º Natal na nossa Gestão. Devido ao sucesso, já vamos iniciar os trabalhos do Natal Luz 2017 nesse mês de janeiro. A ideia é criarmos atividades para movimentar nossos Parques (Pau-Pombo e Euclides Dourado) para que os turistas venham a Garanhuns também durante o dia, para que possamos incrementar ainda mais a nossa economia”, defendeu Régis.
.

Álvaro Porto denuncia que Governo de Pernambuco enterra FEM e que Secretário da Casa Civil é quem comanda o Estado

Em tom de ironia, Álvaro diz esperar que governador aproveite a reforma que pretende 
fazer no secretariado, para deixar apenas Figueira investido em suas prerrogativas. (Ascom Álvaro).

“A suspensão de repasses de recursos a prefeituras de Pernambuco está matando de inanição o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e obrigando prefeitos a encerrar o ano com cobradores na porta”. A denúncia é do deputado estadual Álvaro Porto (PSD). Ele tem sido procurado por gestores que vêm sendo pressionados por prestadores de serviços que querem receber pelo trabalho realizado. 

“Há municípios onde obras estão paradas por conta da suspensão de repasses. E existem situações em que as obras estão terminadas, as prestações de conta estão em dia, as vistorias também e, ainda assim, o dinheiro aprovado pelo programa não chega aos municípios", disse. "Este Governo está desmontando todas as iniciativas positivas criadas pelos Governos de Eduardo Campos. Já acabou com o Pacto Pela Vida e agora vai enterrando o FEM", completa.

Porto cita Angelim e Canhotinho, no Agreste Meridional, como exemplo de municípios onde os prefeitos cumpriram todos os critérios exigidos pelo FEM, mas não receberam os recursos acertados nos convênios com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para os anos de 2014 e 2015. "Um programa que surgiu para ajudar prefeituras a entregar obras como calçamentos, estradas praças e outros equipamentos públicos transformou os municípios em devedores", definiu. 

O deputado conta que ligou por duas vezes para a Seplag em busca de solução para o problema, mas foi informado que dos R$14 milhões previstos para o programa apenas R$ 2 milhões chegaram à pasta. Também foi orientado a procurar o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira. "Fui informado que o FEM passou a depender da caneta de Figueira.  A nossa preocupação é que os critérios para a liberação do dinheiro sejam político-partidários. Não é possível que, além de ter de enfrentar cobradores, os prefeitos passem a correr o risco de serem perseguidos politicamente”, alerta.

      Ao se observar como o secretário da Casa Civil tem ganho poder de decisão, especialmente sobre a liberação de recursos, o deputado diz esperar que o governador Paulo Câmara (PSB) aproveite a reforma que pretende fazer no primeiro-escalão de seu governo, para demitir os demais secretários, deixando apenas Antônio Figueira investido de suas prerrogativas na Secretaria da Casa Civil. "Além de fazer economia necessária aos cofres estaduais ia deixar claro quem manda no Estado", arrematou.
.