quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

GARANHUNS NO CLIMA: Comunidade da Várzea vivencia Natal Luz

A ação itinerante aconteceu na Rua Elis Regina e contou não somente com a presença, 
mas com a calorosa participação dos moradores da comunidade. (Secom – PMG).

Levando o clima natalino para mais próximo dos garanhuneses, o Natal Luz nos Bairros teve continuidade na última quarta-feira (30). Desta vez, a Várzea foi a comunidade contemplada com as atrações de Natal. A ação itinerante aconteceu na Rua Elis Regina e contou não somente com a presença, mas com a calorosa participação dos moradores. 

Abrindo a programação da noite, o cantor David Menezes trouxe o show “Canções para o Natal”, que contemplou em seu repertório grandes sucessos natalinos, como “Natal Todo Dia”, de Roupa Nova, e “Luz Divina”, de Roberto Carlos. O artista, que já tem mais de 20 anos de carreira, faz parte da Orquestra Manoel Rabelo. “Foi muito bom estar aqui. É sempre uma honra se apresentar no Natal de Garanhuns”, agradeceu o cantor.

Em seguida, o Coral da Várzea, formado por crianças assistidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da comunidade se apresentaram. O grupo é formado por 15 crianças, que fazem parte da oficina de música do referido Cras. “Eles estavam muito ansiosos e até nervosos, porque aqui os familiares deles estarão todos presentes. Eu estou muito feliz, porque a gente vê o resultado tão lindo do trabalho que estamos fazendo. Aqui eles se divertem e também trazem diversão para quem está acompanhando a apresentação”, comentou a coordenadora do centro, Margareth Leite. O coral foi acompanhado pelo professor do Grupo de Violões do Cras Heliópolis. 

Para finalizar a programação da noite, foi a vez do Reisado do Erem Virgem do Socorro se apresentar. O grupo, formado por adolescentes, conta com a participação de integrantes do Reisado Reis do Oriente. “É um enriquecimento muito grande poder mesclar essas duas gerações e promover esse respeito e carinho mútuo. Além disso, é importante porque apresenta o trabalho cultural da escola e faz com que nossos alunos interajam com a comunidade, mantendo essa cultura do reisado sempre viva e fazendo isso com prazer”, reforçou a coordenadora do grupo, Kátia Pontes.
.

OPORTUNIDADE: Bolsas que facilitam acesso ao ensino básico e superior são oferecidas em Garanhuns

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar www.maisbolsas.com.br, escolher a cidade, 
modalidade, a série ou curso e a instituição pretendida. (Com informações de Samara Galdino).

Uma bolsa de estudo é a chave para muitas pessoas ingressarem em instituições particulares sem precisar pagar o valor integral da mensalidade. Para facilitar o acesso a uma educação de qualidade, o programa Mais Bolsas está disponibilizando, para o semestre 2017.1, vagas com descontos de até 50% para a Educação Básica e Superior, que irão beneficiar mais de 500 Garanhuenses.

Por meio de parcerias com mais de 10 mil instituições, como o Educandário Sagrada Família, Universidade Cruzeiro do Sul e Estácio, o programa concede bolsas de estudo nas modalidades presencial e à distância para todo o país. Entre os cursos superiores oferecidos em Garanhuns/PE estão Direito do Trabalho, Gestão Pública e Enfermagem do Trabalho .

Para o gerente do Mais Bolsas, José Araújo, a educação é um dos principais pilares da sociedade e o programa pode ser a solução para quem não tem condições de pagar uma mensalidade integral. “As pessoas têm consciência da competitividade do mercado de trabalho em meio à crise econômica e vêm buscando uma qualificação profissional. O Mais Bolsas existe justamente para possibilitar esse acesso”, afirma Araújo.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar www.maisbolsas.com.br, escolher a cidade, modalidade, a série ou curso e a instituição pretendida. O candidato pode ser aprovado de imediato, caso haja vaga disponível. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC, chat, redes sociais ou central de atendimento, nos telefones 4007-2209, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 002 5854, para as demais localidades.
.

DIZ IBGE: Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,5 anos

Informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo 
das aposentadorias.(Com informações e imagens do Folha de Pernambuco).

A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 é de 75,5 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dado foi publicado na edição desta quinta-feira (1) do Diário Oficial da União. A expectativa de vida para brasileiros nascidos em 2014, divulgada no ano passado, era de 75,2 anos, o que significa dizer que houve um aumento, apesar de pequeno.

Os detalhes da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, inclusive a diferença de expectativa de vida entre os sexos, foram divulgados nesta manhã pelo IBGE. As informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

NA CALADA DA NOITE: Saiba quais parlamentares de PE votaram a favor da lei para intimidar a Justiça Brasileira

Na calada da noite, deputados desfiguraram as 10 medidas contra a corrupção.
(Fonte: Diário de Pernambuco / Foto/Arte CB/Repprodução).

Na terça-feira, a presidente do STF, Cármen Lúcia, advertiu para o risco de o Congresso imitar a ditadura ao aprovar lei para garrotear o Judiciário. Horas depois, o temor da ministra se consumaria. Na calada da noite, deputados desfiguraram as 10 medidas contra a corrupção. 15 parlamentares pernambucanos votaram a favor das mudanças.

O principal ponto do golpe legislativo institui punição, por abuso de autoridade, a magistrados e integrantes do Ministério Público. Foi arquitetado para intimidar quem ousar investigar político corrupto. Ontem, às pressas, Renan tentou aprovar as medidas também no Senado. Foi derrotado e teve de adiar a votação. Procuradores da Lava-Jato ameaçam renunciar à operação se o pacote a favor da corrupção for aprovado e sancionado pelo Presidente da República Michel Temer, do PMDB.

Votaram os pernambucanos:

Carlos Eduardo Cadoca PDT-PE
Jarbas Vasconcelos PMDB-PE
Kaio Maniçoba PMDB-PE
Eduardo da Fonte PP-PE
Fernando Monteiro PP-PE
Creuza Pereira PSB-PE
Danilo Cabral PSB-PE
João Fernando Coutinho PSB-PE
Marinaldo Rosendo PSB-PE
Adalberto Cavalcanti PTB-PE
Jorge Côrte Real PTB-PE
Zeca Cavalcanti PTB-PE
Silvio Costa PT do B-PE
Ricardo Teobaldo PTN-PE
Augusto Coutinho SD-PE

Alepe iluminada em solidariedade aos jogadores da Chapecoense

Edifício histórico permanecerá iluminado no período de luto oficial. (Alepe/Foto: Henrique Genecy).

O Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede do Poder Legislativo, está iluminado de verde em solidariedade às vítimas do acidente aéreo com jogadores do time da Chapecoense, de Santa Catarina, ocorrido na noite da última segunda (28), na Colômbia. O edifício histórico permanecerá iluminado no período de luto oficial. De acordo com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Diogo Moraes (PSB), a iniciativa é uma homenagem às vidas que partiram precocemente.

“A notícia do acidente aéreo comoveu nosso País e o mundo. A tristeza de perder 71 vidas é enorme, mas Deus, em sua infinita bondade, permitiu que seis pessoas sobrevivessem. Não podemos deixar de declarar, em especial, a nossa solidariedade às famílias dos dois pernambucanos mortos na tragédia: o capitão do time, Cleber Santana, nascido em Abreu e Lima, e o atacante Everton Kempes, natural de Carpina, na Zona da Mata do Estado. Neste momento, só podemos pedir a Deus que conforte o coração de familiares e amigos dos jogadores, da delegação, dos jornalistas e da tripulação.”
.

Inscrições para a CNH Popular terminam no dia 4 de dezembro

Este ano, o programa irá beneficiar 4.504 cidadãos do Estado. Tendo eles, oportunidade para 
obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação gratuita. (Com informações do Detran - PE).

Está acabando o prazo de inscrições para a temporada de 2016 da CNH Popular. O programa promovido pela Secretaria Das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, foi aberto no dia 16 de novembro e irá até o próximo dia 4 (domingo).  Mais de 100 mil pessoas, da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado, estão inscritas. O cidadão pode se inscrever no site www.detran.pe.gov.br.

Este ano, o programa irá beneficiar 4.504 cidadãos do Estado. Tendo eles, oportunidade para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH de forma gratuita. O Programa CNH Popular atende, também, renovação, adição e mudança de categoria. Esta rodada beneficia, exclusivamente, candidatos à CNH para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B). O resultado da classificação estará disponível no site www.detran.pe.gov.br, a partir do dia 14 de dezembro.

Como Funciona o CNH Popular: - Ao fazer sua inscrição, o candidato preenche um cadastro onde informa dados que permitirão sua alocação num dos grupos contemplados pelo Programa. Além dos dados pessoais, devem ser informados o número de dependentes do candidato, a situação empregatícia, valor da renda, dentre outros. Finalizadas as inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação dos 4.504 selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento.

Por fim, começa a fase de convocação, onde os candidatos devem comparecer ao DETRAN/PE munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Estando tudo certo, o selecionado começa a usufruir o benefício.