segunda-feira, 28 de novembro de 2016

NO JOGO: Zé da Luz pode ser candidato a Deputado Federal em 18

Acaso decida pleitear uma assento Federal, o engenheiro deve buscar, uma legenda
partidária que lhe ofereça uma corrida eleitoral menos competitiva internamente.

       Apesar de manter uma conversa informal, e ao seu estilo articulador, com o Blog do Gidi Santos, o engenheiro aposentado e ex-Prefeito do município de Caetés Zé da Luz, admitiu a possibilidade de ser candidato a Deputado Federal pelo Agreste Meridional em 2018. Zé, como costuma ser chamado pelos mais íntimos, acaso decida pleitear a vaga na Câmara Federal, deve buscar, de acordo com o que levantamos, uma legenda partidária que lhe ofereça uma corrida eleitoral menos competitiva, já que decerto ele dispute pelo Partido Socialista Brasileira (PSB) terá de enfrentar campeões de votos em 2014, como por exemplo, o Pastor Eurico (quase 234 mil votos), Felipe Carreras (187 mil votos) e João Fernando Coutinho ( 120 mil ); algo que inviabilizaria, em tese, sua eleição, uma vez seu número de votos pode somar bem abaixo destes.

Acaso o engenheiro pleiteie um dos assentos em Brasília, ele deverá ser opositor ao candidato defendido por Izaías Régis aqui na Suiça Pernambucana. Entrando na briga, Zé irá reviver em parte, a disputa onde ele e Izaías foram protagonistas em 2012, quando Régis saiu vencedor. Contudo, é importante dizer, e até o Prefeito Izaías chegou a comentar em suas caminhadas pelos bairros da cidade nas eleições deste ano, Zé da Luz é um candidato duríssimo, já  que tem uma grande penetração na periferia, que é de onde sai a maior parte dos votos válidos de Garanhuns, seja nas eleições municipais ou nas nacionais.

Num levantamento rápido, é possível constatar a afirmação de Izaías, visto que em 2012, quando tivemos cerca de 64 mil votos válidos na eleição para Prefeito, Zé abocanhou nada menos que 35,7% dessa fatia, o que em números reais, significaram 22.499 votos. Antes, em 2008 quando o engenheiro também disputou a eleição à Prefeito, o resultado foi inferior, ele obteve 18.757 votos, o que significa dizer que o engenheiro conseguiu dar mais musculatura ao seu eleitorado no ano de 2012, mostrando sua evolução.

Se levarmos em consideração a candidatura de Zé a Deputado Estadual em 2010 pelo PHS, quando ele contabilizou 28.515 votos e ficou na condição de suplente, vale dizer, que acaso ele entre na disputa proporcional, ele tem mais chance. Semana que vem, o engenheiro estará em Garanhuns, e já adiantou, falará com exclusividade ao Blog do Gidi Santos sobre o tema que trouxemos em primeira mão ao ar.
.

Mário Faustino cria comissão “Eu sou Mais Garanhuns” e vai ao Governo de PE solicitar construção de Escola Técnica para cidade

No início deste mês de novembro, Faustino formou uma nova comissão que busca destravar 
certas edificações propostas pelo Governador Paulo Câmara aqui para Garanhuns.

        Ele é ex-vereador pelo município de Garanhuns, é um eterno combativo político e não perde nunca seu espaço de liderança, afinal foi Presidente do PSB local e ainda hoje compõe os quadros do partido de Arraes aqui na cidade. Falamos de Mário Faustino (foto a esquerda do Governador), que todos sabemos, articula sempre que possível algo de interesse comum e coletivo para Garanhuns. Sempre inquieto, Mário tem habitualmente seguido à capital pernambucana, Recife, em busca de avanços para a terra da Garoa e sendo assim, semana que vem não será diferente.
         
         É que no iníco deste mês de novembro, Mário formou uma nova comissão que busca destravar certas edificações propostas pelo Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Uma delas se refere a Escola Técnica Estadual (ETE), que já tem até nome inclusive (Ariano Vilar Suassuna), apesar de não ter ainda, um lugar definido para ser erguida, algo que está para mudar no que depender de Faustino.

     É que a comissão “Eu sou Mais Garanhuns”, formada por Mário, pelo reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão (foto acima a direita do Governador), pelo empresário e Presidente da Associação de Avicultores de Pernambuco (AVIPE), Edival Veras (foto ao lado) e pela atual Gestora da Gre/Agreste Meridional, Adelma Elias (foto abaixo), trabalha para que numa Audiência Pública, onde o Secretário de Educação de Pernambuco Fred Amâncio deve recebê-los, parte da área onde hoje está localizado o Parque de Exposição Senador Paulo Guerra (localizado no bairro Aloísio Pinto), seja desobstruída para a construção da nova unidade de ensino estadual.

Como a construção, de acordo com o próprio Governo de Pernambuco segue um modelo padrão, após a sua conclusão, oferecerá capacidade para instrução à cerca de 1,3 mil alunos, ao mesmo tempo que servirá a jovens interessados em ensino técnico profissionalizante de 21 cidades, que juntas, formam o Agreste Meridional. Serão 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios e quadra poliesportiva, sem contar com a área de convivência e refeitórios disponíveis na nova ETE.

  Os cursos, que adianta o Governo de Pernambuco, devem estar a disposição do alunado local e regional, inicialmente, serão nas áreas de Administração, Redes de Computadores, Técnico em Enfermagem e Análises Clínicas, algo que massificará aos jovens carentes, uma formação profissional que os levarão para o mercado de trabalho. 

Com relação ao aporte de recursos destinados a Escola Técnica Estadual (ETE – Ariano Vilar Suassuna), é importante frisar, ela será de cerca de R$ 11 milhões de reais, e ainda de acordo com o Governo do Estado, o impasse para sua construção se de dá, pelo fato de uma indefinição quanto ao local que seria erguida a unidade escolar, visto que o terreno para a edificação seria doado pelo Governo de Garanhuns, algo que não deve mais ocorrer, já que o município não dispõe de uma área nas dimensões necessárias, ao passo que a Comissão “Eu Sou Mais Garanhuns”, garante ter encontrado o lugar ideal; lugar este inclusive, que é de propriedade do Governo de Pernambuco.

“Ao contrário do que disse recentemente o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, o Governador Paulo Câmara gosta sim de Garanhuns. Prova disso é que ele viabilizará uma audiência pública, onde o Secretário de Educação Fred Amâncio receberá nossa recém formada comissão. Izaías é quem não gosta de Paulo Câmara e na primeira oportunidade que tem, sai destilando veneno contra nosso governador. Política se faz somando, não subtraindo. Nós que estamos no PSB temos lado, o lado do povo. Não queremos picuinhas, queremos construir para todos”, defende Mário Faustino.
.

HOMEM DA CAIXA PRETA: Alcindo pode ser vice presidente da Câmara e se tornar o 4º homem mais influente de Garanhuns

Correia, de acordo com informações de interlocutores, já estaria definido em
chapa onde Carla de Zé de Vilaço apareceria como candidata a Presidência da Casa.

Em fevereiro deste ano, logo após o Carnaval, a cidade foi tomada por uma surpresa exposta através da imprensa local que dava conta aquela época, de uma robusta denúncia intitulada pelo próprio denunciante, Alcindo Correia de ”Caixa Preta da Câmara de Vereadores”. Na ocasião sobrou pra todo mundo, Presidente da Câmara, Gersinho Filho, o pai do Presidente, Gerson Carvalho e o também vereador Gil PM.

Passado o ápice das denúncias, pós eleições municipais de 2016 e consagração da reeleição por parte dos três, o clima anda um pouco ameno, ao menos diplomático, quando nos referimos ao institucional na Casa Raimundo de Moraes. As queixas com relação ao suposto superfaturamento da reforma da Câmara, a ameaça de morte, bem como a de improbidade administrativa, esta última dirigida ao vereador Gil PM por parte de Correia seguem seu curso normal de investigação no Ministério Público de Pernambuco local.

Essas mesmas denúncias, deixadas momentaneamente sob o encargo do MP dão espaço agora, as intensas movimentações no tocante a definição por parte dos 13 vereadores com relação a eleição da mesa diretora da Casa Raimundo de Moraes e atentem, pois depois de delator, Alcindo pode passar ao posto de 4º homem politicamente mais influente de Garanhuns, atrás apenas do Prefeito Izaías, do vice-Prefeito eleito, Haroldo Vicente e da própria Carla, Presidente da Câmara (a ser eleita). Isso tudo porque de acordo com informações de seus interlocutores ele já trabalha para se tornar o próximo vice presidente do Poder Legislativo de Garanhuns no Biênio 2017/2018.

É bem verdade que a fonte responsável pela informação trazida ao blog não deu nenhuma garantia oficial sobre a possibilidade de Correia ser candidato ao posto, ao mesmo tempo em que não conseguimos falar com Alcindo ou mesmo Carla para que eles pontuassem sobre a eleição da casa, prevista para ocorrer já no dia primeiro de janeiro. Contudo como esses arranjos costumeiramente acontecem sempre informalmente, seria oportuno dizer que Carla já abre caminho, vez que já teria seu vice definido.
.

GARANHUNS: Distrito de Iratama recebe programação do Natal Luz

Moradores acompanharam quatro atrações culturais no último domingo, dia 27
de novembro. (Com informações e imagens da Secom – PMG).

Olhares atentos e aplausos calorosos. Todo o público presente na praça central do distrito de Iratama, neste domingo (27), começou a noite acompanhando as apresentações da ação itinerante ‘Natal Luz nos Bairros’. Os moradores da localidade, distante a pouco mais de 30 quilômetros de Garanhuns, curtiram quatro atrações.

Valdir Marino (foto acima) foi o responsável pela abertura, trazendo “Um encanto de estórias” para a criançada. A contação de história reúne uma série de personagens, entre eles Papai Noel e o Homem do Campo. O espetáculo utilizou técnicas de outros países com os próprios bonecos e deixou a criançada empolgada a cada fala.

O Reisado Juvenil da Escola de Referência Virgem do Socorro, comandado pelo mestre Gonzaga de Garanhuns, se apresentou em seguida. Com três anos de existência, o grupo, de oito integrantes, é resultado do projeto Mais Cultura nas Escolas. Três membros do Reisado Garanhuns Cultural também participaram do momento. 

A Escola Elisa Coelho levou o auto de Natal “Messias Nordestino” – a interpretação é resultado de um grupo de teatro formado na própria instituição; os alunos já tiveram oportunidade de se apresentar, com outra obra, no Festival de Inverno. A Orquestra Manoel Rabelo (Omara) encerrou a noite de shows com um variado repertório.
.

Natal Luz de Garanhuns 2016 recebe Voto de Aplauso da Alepe

Outro atrativo do município, de acordo com o Deputado, é o clima frio, ruas limpas e bem 
arborizadas, canteiros centrais e praças impecáveis. (Assessoria José Humberto).

Foi aprovado por unanimidade na última quarta-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Voto de Aplauso de autoria do deputado José Humberto (PTB - foto) em homenagem a Programação do Natal Luz de Garanhuns, evento promovido pela prefeitura cujo gestor é o petebista Izaías Régis.

Conhecido como Suíça Brasileira e também por Cidade das Flores, o município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, iniciou no último dia 11 de novembro a programação do seu Natal Luz. O evento, que neste ano tem como tema “A Magia do Natal”, se estenderá até o dia 31 de dezembro e contará com a apresentação de artistas regionais e nacionais, além da belíssima decoração confeccionada por artesãos locais que aliada à iluminação traduzem o espírito natalino e encantam a todos aqueles que visitam a cidade neste período. 

Outro atrativo do município é o clima frio, ruas limpas e bem arborizadas, canteiros centrais e praças impecáveis, o que sem sombra de dúvida a coloca como uma das cidades mais bonitas do interior do Estado.

“Ao longo dos últimos anos, sobre a administração do Prefeito Izaías Régis, Garanhuns tem avançado no que se refere ao desenvolvimento do turismo e o Natal Luz vem a acrescentar de maneira significativa esta importante vocação do município. Com uma programação e decoração que valoriza artistas e artesãos locais, o Natal Luz cumpre um papel importante para o reconhecimento do talento regional. Portanto, diante do exposto, é digno de registro e, de manifestação de aplauso nesta Casa Legislativa, a realização de mais uma edição do Natal Luz no município de Garanhuns”, justificou o deputado.
.

Secretário de Agricultura encerra atividades e volta à UFRPE

Documento que oficializa ato foi disponibilizado no Diário Oficial dos Municípios 
de Pernambuco do último dia 25 de novembro. (Fonte: Secom – PMG).

A Prefeitura de Garanhuns informa que o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho (foto), foi destituído do cargo, oficialmente, nesta sexta-feira (25). A cessão dele, concedida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi encerrada. Epaminondas já havia comunicado, previamente, ao prefeito Izaías Régis, que deixaria o cargo – ocupando a função até o fim do mês de dezembro.

Com o pedido antecipado da UFRPE, ele deixa o cargo hoje. Em breve, a Prefeitura vai informar o novo nome que acumulará a pasta. O documento que oficializa o ato foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje.

Thiago Norões deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A transição na Secretaria de Desenvolvimento será feita ao longo das próximas semanas.
O substituto de Norões ainda não foi definido pelo governador. (Imprensa – PE).

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, se reuniu, na última sexta-feira (25) pela manhã, com o governador Paulo Câmara para acertar a sua saída da pasta. “Encerro este ano um ciclo de dez anos de participação no Governo do Estado, período que me trouxe desafios, muitas alegrias e o sentimento do dever cumprido. A partir de janeiro de 2017, volto a me dedicar às atividades jurídicas, onde não deixarei de trabalhar em busca do desenvolvimento de nosso Estado, com o mesmo empenho e dedicação que busquei dar como Secretário de Estado”, disse Norões

“Thiago é um colaborador importante do Governo de Pernambuco. Ao longo desses últimos anos, ele ocupou posições de destaque e esteve à frente de projetos fundamentais para o nosso desenvolvimento. Thiago sai por razões pessoais, mas vai continuar nos ajudando”, comentou Paulo Câmara. A transição na Secretaria de Desenvolvimento será feita ao longo das próximas semanas. O substituto de Norões ainda não foi definido.

Protesto em São Paulo pede impeachment de Temer e 'Diretas Já'

"Não dá para o senhor Michel Temer continuar no comando do Brasil, sentado naquela cadeira 
lá no Planalto", cobrou o Guilherme Boulos do MTST. (Fonte: Diário de Pernambuco).

A Frente Povo Sem Medo levou milhares de pessoas à Avenida Paulista na tarde deste domingo para se manifestar contra a PEC do Teto, pedir o impeachment do presidente Michel Temer e eleições diretas. "Não dá para o senhor Michel Temer continuar no comando do Brasil, sentado naquela cadeira lá no Planalto. Temer não tem mais condições. Vai embora Temer. Renuncie", cobrou o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. Organizadores e a Polícia Militar não divulgaram estimativas de público. O ato começou com uma homenagem ao líder da revolução cubana Fidel Castro, morto neste sábado aos 90 anos. 

Em todos discursos, os oradores lembraram as declarações do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero que, à Polícia Federal, disse ter sido pressionado por Temer para intervir junto ao Iphan para liberar a construção do edifício La Vue, em Salvador, embargado por estar em área de patrimônio histórico, onde o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima tem um apartamento. 

Além de Boulos, participaram do ato o senador Linbergh Farias (PT-RJ), o presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT) Vagner Freitas, o vereador eleito Eduardo Suplicy (PT), os deputados Ivan Valente e Luiza Erundina (PSOL) e a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral. "Está na hora de fazer greve para tirar este governo. A nossa bandeira é 'Diretas Já'. Este Congresso não tem legitimidade (para eleger um presidente)", disse Freitas.