segunda-feira, 17 de outubro de 2016

JÁ PODE SE INSCREVER: União Brasileira de Escritores publica edital para novos associados em Garanhuns

Órgão é presidido aqui em Garanhuns, pelo cientista contábil Renato Siqueira.

Garanhuns,13 de Outubro 2016 - EDITAL 001/2016
CONVOCAÇÃO DE ASSOCIADOS

     O Presidente da União Brasileira de Escritores - Secção de Garanhuns-PE (UBE), José Renato da Silva Siqueira (foto ao lado), no uso de suas atribuições, de acordo com os Artigos 4º, 7º e 8º do Estatuto da entidade, torna público aos interessados que desejam ingressar nas categorias:

ASSOCIADOS EFETIVOS e ASPIRANTES.

*As inscrições serão efetuadas na sede
da Academia de Letras de Garanhuns
Endereço: Rua XV de Novembro 287,
Bairro: Santo Antônio - Garanhuns - PE
*Data: 22, 29 de Outubro e 05, 12 de Novembro de 2016
*Horário: 09:00h as 13:00h
* Ficha de inscrição individual
*02 Fotos 3x4
*RG e CPF
*Anuidade

------------------------------------------------
Luiz Gonzaga de Melo Neto
Secretário Geral
Informaçoes:(87) - 99632-7835

FALA GIDI SANTOS: "Só me resta agradecer, por tudo"

Como todos sabem, fui candidato a vereador em Garanhuns neste ano de 2016 e detalhe, pela primeira vez. Após cerca de 4 anos em atividade, assinando o Blog do Gidi Santos, e a dez, labutando na imprensa local, me senti pronto, para uma nova jornada, que não tenham dúvidas, está apenas começando. Andei nas periferias e nas chamadas classes média, média baixa e alta. Vi de perto do que os garanhunenses são formados. Do mais simples ao mais encorpado, no que se refere ao poder econômico. Vi muita mazela, mas também vi muita saúde, alegria, disposição, força, fé e coragem nos olhos de um povo que não desistirá nunca. Só não sabia, que seria assim no final.

Obtive, entre os leões da política de Garanhuns, apenas 130 votos, enquanto que os mais despojados, chegaram a quase 3 mil votos. Arrependimento? Nenhum. Tristeza? Apenas uma: Eu merecia um pouco mais. Sempre disse, por todos os lugares que passei, que tudo que chegasse a mim, seria da vontade do nosso bom e misericordioso Deus, pois assim foi, então me recolho momentaneamente. Volto então, a atividade em meu blog, que faço para os amigos, leitores, os que conheço, os que não conheço e os que oportunamente me param na rua, me parabenizando pela minha prestação de serviço: a de informar, comunicar, elucidar, um ou diversos fatos ocorridos em nossa cidade, com interesse inerente, acredito eu, à toda população. Isso (o reconhecimento) é somente o que vale pra mim.

Certa vez um amigo (a quem prefiro preservar o nome, se vocês me permitem), me assegurou que o atual Governador de Pernambuco Paulo Câmara é leitor assíduo do meu Blog. “Que bom. Isso é sinal do prestígio que tenho”, eu respondi à ele. Nas ruas de Garanhuns, Caetés, Capoeiras, Jupi, Neves, Lajedo, Canhotinho, Angelim e de muitas outras cidades do Agreste Meridional, são comuns essas falas: “Olha eu vejo seu Blog Gidi. Muito bom por sinal”. Minha resposta está sempre pronta: “Você (a pessoa que me indaga na rua) e o Governador de Pernambuco veem meu blog. Sabe qual a diferença entre ele e você? Nenhuma. Faço o trabalho para ambos e me envaidece saber que assim como ele, você me prestigia com seu acesso e confiança em nosso trabalho!

É isso que eu faço, que aprendi a fazer a 10 anos atrás e coloco em prática simples e humildemente todos os dias. Não me dobrarei a caprichos de um sistema eleitoral difuso, desconexo e que precisa ser revisto. Não entrei para brigar, apenas para somar, construir. Não faço chacotas, tão pouco menosprezo ninguém. Somos, todos, sem exceção, importantes. Entre muitas coisas que acredito, em três delas me apego diariamente, na Fé, na coragem e humanidade. Só assim, teremos um plano terreno melhor.

Foram incessantes 45 dias de campanha. Onde colocamos nosso nome a disposição e julgamento de toda sociedade garanhuenses: pouco mais de 140 mil habitantes, 99 mil eleitores, 85 mil aptos a votar e pouco mais de 65 mil que registraram sua obrigação democrática de votar. Obtive apenas, 130 votos. Serve para reflexão, e será feita por longos 4 anos. Não entrei nessa contenda vencido, pelo contrário, entrei fortalecido. Pude contar com meu esteio de vida, minha família, que sempre me abrigou, que sempre me orientou junto a palavra e a orientação de Deus. Contudo, o tombo, foi muito menor do que o voo alçado, disso não duvido.

Não tenho o direito de desistir, sendo assim, estou aqui de volta, pois nessa vida, não se trata do quanto você pode bater, se trata do quanto você pode apanhar e ficar de pé. Viva a democracia, viva a liberdade, viva as eleições e viva sobretudo, a capacidade humana de construir...

Meu muito obrigado, aos amigos,
que agora tenho certeza, eu tenho: 130.
Gidi Santos – 17 de outubro de 2016.

Izaías viaja à Brasília em busca de novos recursos para Garanhuns

Régis viajou nesta segunda-feira (17) para Brasília (DF), onde deve permanecer,
segundo sua assessoria, até a próxima quinta-feira, dia 20 de outubro.

O prefeito de Garanhuns Izaías Régis Neto, do PTB, ainda em rítimo de comemoração pela larga vitória eleitoral e política obtida nas urnas no último dia 2 de outubro, parece não querer descansar nem por um minuto, no que se refere a busca por mais recursos e melhorias para o município. É que Régis viajou nesta segunda-feira (17) para Brasília (DF), onde deve permanecer, segundo sua assessoria, até a próxima quinta-feira (20).

O objetivo do deslocamento é pleitear emendas parlamentares para obras de Garanhuns, além de acompanhar a tramitação de projetos do município. Na Câmara, Izaías deve contar com o apoio do Deputado Federal Jorge Corte Real, que em 2014 obtive junto a Régis quase 10 mil votos em Garanhuns. Outro que deve chancelar os pedidos do chefe do executivo garanhuense é seu padrinho político mais chegado, o atual senador da República, também pelo PTB, Armando Monteiro.

PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB: Antônio Moraes quer reabertura de agências bancárias no Interior

Segundo Moraes, o comércio das pequenas cidades tem sentido os efeitos
negativos da situação. (Com informações da ALEPE).

O fechamento de agências bancárias, provocado pelos constantes assaltos em pequenas cidades, motivou, mais uma vez, protestos do deputado Antônio Moraes (PSDB) durante a Reunião Plenária desta segunda (17). De acordo com o parlamentar, atualmente, 35 municípios pernambucanos já não contam com serviços bancários por falta de segurança, o que tem prejudicado aposentados e comerciantes locais. Moraes já havia pedido solução para o problema em junho.

“Oito bancos foram roubados no Interior, nos últimos oito dias, o que nos leva a crer que mais municípios ficarão sem agências”, projetou. O tucano considera que o problema atinge sobretudo os idosos, “forçados a se deslocar mensalmente para sacar suas aposentadorias”. “Uma pessoa de 70 anos de Condado (Mata Norte) que queira ir ao banco tem de viajar até Igarassu (Grande Recife). Não sei o que é pior, se isso ou os assaltos”, comentou.

Segundo Moraes, o comércio das pequenas cidades também tem sentido os efeitos negativos da situação. “As pessoas acabam gastando o dinheiro no município onde fazem os saques”, observou, comunicando que solicitará audiência com a Secretaria de Defesa Social para pedir soluções. “A ação das quadrilhas tem intimidado a população dessas cidades e precisa ser combatida”, defendeu. “Deixo meu apelo pela reabertura dos bancos, porque o consumidor é que fica prejudicado.”

4 DE NOVEMBRO: Presidente do TCE estará em Garanhuns

Na ocasião, Carlos Porto concederá entrevista às rádios locais. (Com informações do TCE-PE).

O presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, cumprirá, a partir desta semana, nova agenda de visitas às Inspetorias Regionais no interior do estado. O roteiro começa pela cidade de Bezerros, no agreste, na próxima sexta-feira (21).  Depois, o presidente segue para Surubim (27) e Petrolina (31). A visita à Inspetoria Regional de Arcoverde será no dia 3 de novembro.

No dia seguinte (04) ele estará em Garanhuns e no dia 7, visita as Inspetorias Metropolitanas Norte e Sul. A viagem à Inspetoria de Palmares, prevista para acontecer na próxima quinta-feira (20), foi adiada para data ainda não definida, em razão da morte do servidor André Barata, ocorrida no último sábado (15).

Durante as visitas, o presidente vai falar sobre qualidade das auditorias, transição de mandato, bem como apresentar os resultados da Pesquisa de imagem realizada pelo TCE, que mostrou que 81% dos pernambucanos conhecem ou já ouviram falar na instituição “Tribunal de Contas”. Na ocasião, Carlos Porto concederá entrevista às rádios locais.

DETRAN-PE oferece curso gratuito para aperfeiçoamento de motociclistas. Tem vagas para Garanhuns

Os interessados devem ter CNH, na categoria ‘A’ e não estar com o documento
vencido há mais de trinta dias, cassado ou suspenso. (Detran-PE).

Os motociclistas já habilitados que desejam aprimorar, gratuitamente, técnicas de pilotagem defensiva, minimizando o risco de acidentes, podem participar do curso de Pilotagem Defensiva, oferecido pela Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) do DETRAN-PE. No dia 22, haverá turma em Garanhuns e, no dia 25, em Recife. As inscrições podem ser feitas no site www.detran.pe.gov.br

Charles Ribeiro, Diretor Presidente do DETRAN-PE, explica que, nas aulas práticas, os alunos aprendem a enfrentar situações adversas e de risco, a exemplo de ultrapassagens, derrapagens, ondulações, buracos, cruzamentos e curvas. Além disso, o aluno aprende noções básicas de legislação de trânsito.

“Os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito no País e isso causa também graves prejuízos econômicos e sociais ao Estado e suas famílias. Estamos trabalhando para mudar essa realidade através da educação.”, arremata Ribeiro.

Os interessados devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria ‘A’ e não estar com o documento vencido há mais de trinta dias, cassado ou suspenso.


Confira o calendário e o local dos cursos, clicando AQUI.

SERÁ NA CAPITAL, RECIFE: Julgamento do homicídio do Promotor Thiago Farais ocorre na próxima segunda (24)

O promotor de Justiça foi morto no dia 14 de outubro de 2013, na PE300, na
Altura do KM 19, sentido município de Itaíba (Agreste). (MPPE).

O julgamento do homicídio do promotor de Justiça Thiago Faria Soares será realizado na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 9h, no auditório do 10° andar da sede da Justiça Federal, Fórum Ministro Artur Marinho, na avenida Recife, n°6250, Jiquiá. O Júri será presidido pela juíza federal Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, titular da 4ª Vara, apesar de o caso tramitar na 36ª Vara.

Quatro pessoas vão a julgamento: José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva. O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu, em agosto de 2014, o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para federalizar a investigação. Em 15 de janeiro de 2015, o Juízo da 36ª Vara Federal, em Pernambuco, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF).

O promotor de Justiça foi morto no dia 14 de outubro de 2013, na PE300, na altura do KM 19, sentido município de Itaíba (Agreste).

NA TRIBUNA DA ALEPE: Álvaro Porto denuncia atraso no pagamento de pipeiros no Agreste Meridional

De acordo com Porto, estão sem receber pipeiros de Angelim, Canhotinho, Lajedo,
Caetés, Cachoeirinha, entre outros municípios. (Assessoria Álvaro Porto).

Protestos ocorridos nesta segunda-feira (17.10) em cidades do Sertão contra o atraso no pagamento de pipeiros por parte do Governo do Estado encontraram eco na Assembleia Legislativa. Em discurso, o deputado Álvaro Porto (PSD) destacou que trabalhadores que garantem o transporte de água a distritos e sedes de municípios do Agreste também estão sem receber. “Não bastasse o pavor provocado pela insegurança e pela incapacidade do Governo de reagir ao descontrole da violência, o povo de Pernambuco vem sofrendo com outra calamidade, igualmente cruel”, disse. “Há casos em que a falta de pagamento aos proprietários dos carros-pipas já supera um ano”, destacou.

Estão sem receber pipeiros de Angelim, Canhotinho, Lajedo, Caetés, Cachoeirinha, entre outros municípios. Porto cobrou respostas da Secretaria de Agricultura do Estado. “Como a secretaria espera que esses trabalhadores sobrevivam? O que o Governo tem a dizer sobre a situação de pessoas do Agreste e do Sertão que não contam com água para nem mesmo para cozinhar ou fazer a higiene pessoal?”.
.

O deputado salientou ainda que, sem acesso à água potável, a população está sendo privada do exercício de um direito universal assegurado pela Organização das Nações Unidades (ONU). Os atrasos que levaram pipeiros a protestar em Petrolina, Salgueiro, Serrita, Cedro, Moreilândia, Granito e outras cidades do Sertão também têm causado indignação no Agreste, de acordo com Porto. “A Secretaria de Agricultura precisa buscar saídas para devolver um mínimo de condições de vida a quem mora em regiões atingidas pela estiagem”, disse.

Para ele não só atividades econômicas, como agricultura e pecuária, estão debilitadas por causa da seca. “A dignidade de quem vive nestas regiões está comprometida. E isso acontece em decorrência de dificuldades criadas justamente por quem deveria apresentar soluções”, frisou.
.

Paulo Câmara recebe Occhi para tratar de parcerias com a Caixa

Presidente do banco federal fez visita de cortesia ao governador pernambucano. (Imprensa PE).

O governador Paulo Câmara recebeu nesta segunda-feira (17) pela amanhã, em audiência no Palácio do Campo das Princesas, o novo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi. Os dois conversaram sobre obras e projetos que existem em parceria da instituição financeira com o Governo de Pernambuco. “Foi uma conversa importante, pois já conhecemos o trabalho de Occhi durante o período em que ele foi ministro da Integração Nacional. O presidente tem toda a disposição de apoiar os projetos do Estado”, avaliou Paulo.

A audiência contou com a participação do deputado federal Fernando Monteiro; do superintendente regional da Caixa, Paulo Nery; do gerente regional de Governo, Marcos Borges; do superintendente nacional, Paulo Pithon; e do gerente-geral, Ricardo Jorge.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

NO CAMPO DAS PRINCESAS: Governo de Pernambuco e bancada federal priorizam obras de segurança hídrica e ressocialização

Reunião no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, 
definiu ações a serem beneficiadas no OGU 2017. (Imprensa PE).

O governador Paulo Câmara reuniu, na manhã da última sexta-feira (14), a bancada federal pernambucana para discutir o conjunto de ações prioritárias para o Estado a serem contempladas nas emendas que o grupo tem a prerrogativa de apresentar junto ao Orçamento Geral da União (OGU) - exercício de 2017.  Entre as áreas definidas no encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual destacou a segurança pública e a segurança hídrica. Dos R$ 224 milhões da reserva parlamentar, R$ 164 milhões serão direcionados às obras da Adutora do Agreste e os outros R$ 60 milhões à conclusão do Complexo Prisional de Itaquitinga, localizado na Mata Norte.

“Entendemos que o momento é de priorizar a questão da água. É preciso ter um esforço das emendas de bancada para a Adutora do Agreste, para que possamos dar funcionalidade à obra. Quando totalmente pronta, ela beneficiará mais de 60 municípios pernambucanos, minimizando a situação hídrica da região”, afirmou Paulo Câmara. Além do valor das emendas já direcionado, Paulo também irá pleitear mais R$ 150 milhões, junto ao Ministério da Integração, para acelerar a obra federal. “O Governo Federal precisa assumir o compromisso de aportar um volume”, complementou.
.

Além do compromisso da bancada federal com o aporte de recursos para a Adutora do Agreste, o governador Paulo Câmara também assegurou a destinação de parte das emendas individuais as quais os deputados e senadores têm direito para a implantação de dessalinizadores em municípios atingidos pela estiagem, que já se estende por cinco anos. "É um importante mecanismo que contribui muito para enfrentarmos esse período de escassez de água em muitas regiões", frisou Paulo. Cada parlamentar se comprometeu a destacar R$ 500 mil com esse fim.  

Com relação à área de segurança pública, o governador frisou a importância de utilizar os recursos provenientes das emendas parlamentares para a conclusão do Complexo Prisional de Itaquitinga, pontuando que o investimento possibilitará uma importante mudança no sistema de ressocialização estadual.  “Sabemos que Pernambuco tem um índice elevado de superlotamento nas unidades, e a questão prisional é fundamental para a segurança pública do Estado. Por isso, vamos viabilizar novas vagas”, garantiu. Ao todo, o complexo demandará R$ 80 milhões. Os R$ 60 milhões da reserva parlamentar serão utilizados para a conclusão dos três pavilhões maiores, enquanto R$ 20 milhões serão de recursos do Tesouro Estadual para a finalização de obras de outros dois pavilhões que já estão em andamento.
.

O secretário de Planejamento e Gestão e coordenador do programa Pacto pela Vida, Márcio Stefanni, lembrou que a preocupação do Governo de Pernambuco com a questão hídrica se deve as dificuldades que, sobretudo, a Região Agreste vem apresentando. "É o pior balanço hídrico do Brasil, onde existe mais gente e menos água. Então, procura-se direcionar recursos para atender a população", frisou. O gestor revelou ainda que o Governo de Pernambuco também está negociando com a bancada federal a destinação de algumas emendas individuais para reforçar a Polícia Científica, importante braço da segurança pública. “A melhoria dessa área seria uma forma de facilitar e melhorar as investigações em Pernambuco”, afirmou. 

Representando a bancada federal, o deputado João Fernando Coutinho destacou que o apoio à Polícia Científica de Pernambuco implicará em uma maior efetividade nas ações desenvolvidas na área. “Dessa forma, teremos mais inteligência dentro da Polícia e mais capacidade para apuração. É um reforço que terá um papel muito importante para a garantia de um Estado mais seguro”, pontuou. Além do parlamentar, participaram da reunião o senador Humberto Costa, os deputados Danilo Cabral, Tadeu Alencar, André de Paula, Cadoca Pereira, Eduardo da Fonte, Marinaldo Rosendo, Severino Ninho, Kaio Maniçoba, Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Gonzaga Patriota. Os secretários Sebastião Oliveira (Transportes), Felipe Carreras (Turismo, Esporte e Lazer), Iran Costa (Saúde) e Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o secretário executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, também estiveram presentes na reunião.

Fotos: Wagner Ramos/SEI