quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mário Faustino solicita ao Secretário de Saúde de Pernambuco, mais ambulâncias para o Hospital Regional Dom Moura

No Pedido que será entregue pessoalmente ao Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa 
ainda durante o mês de julho, Mário solicita 4 novos veículos para a unidade de saúde.

O ex-vereador Mário Faustino vem emcapando uma nova contenda e desta vez, acaso ele obtenha sucesso, a iniciativa deve beneficiar, além dos garanhunenses; moradores de outras 25 cidades, que juntas a Garanhuns, compõe a Região Agreste Meridional. Faustino defende que o Hospital Regional do Moura, passe a contar no mínimo, com mais 4 novas ambulâncias, já que atualmente, a unidade de saúde conta apenas com uma. De acordo com informações da direção da unidade, o baixo número dos veículos se deve ao fato de existir um pacto de cooperação; onde o estado disponibiliza os atendimentos, uma vez que os municípios disponibilizam as ambulâncias.

No entanto, de acordo com Mário, a demanda de atendimentos dessas cidades circo-vizinhas, bem como a de Garanhuns vem crescendo, algo que implica, necessariamente, na obtenção de novas ambulâncias por parte do Governo de Pernambuco. Diante da necessidade, Faustino vem trabalhando num pedido que será remetido ainda durante o mês de julho à Secretaria Estadual de Saúde, que visa obter a aquisição dessas novas unidades móveis para o Hospital. Com a chegada dessas novas ambulâncias, a tendência é que o tempo de resposta para o translado de pacientes entre unidades de saúdes de cidades distintas seja diminuído, seja mais célere.

O Pedido de Mário será entregue pessoalmente ao Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, em uma audiência pública, na capital recife. A ideia é que mesmo diante da crise econômica que atravessa o país, a proposição à compra dos novos veículos seja acolhida pelo secretário, executando a compra das ambulâncias num tempo hábil. “Ainda neste mês de julho estarei seguindo à Secretaria Estadual de Saúde para cobrar mais atenção por parte do nosso amigo, o Secretário Iran Costa, à essa demanda. Sabemos que existe um pacto de cooperação entre estado e municípios, entretanto, entendemos que o Governo de Pernambuco pode contribuir mais efetivamente no tocante a essas ambulâncias”, defendeu Mário, ao falar a redação do Blog do Gidi Santos.
.

TCHAU QUERIDO: Cunha renuncia a presidência da Câmara Federal

Antes do pronunciamento, o deputado foi à Secretaria Geral da Mesa da Câmara para
entregar formalmente a carta de renúncia. (Fonte: G1 / Foto: Antônio Augusto).

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou nesta quinta-feira (7) à presidência da Câmara. Ele estava afastado do cargo desde 5 de maio por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que também suspendeu o seu mandato parlamentar por tempo indeterminado. Sob gritos de "fora Cunha" (veja no vídeo abaixo) ao chegar ao Salão Verde da Câmara, ele fez o anúncio da decisão em um pronunciamento, no qual ficou com a voz embargada ao se referir à família, que, segundo disse, foi alvo de perseguição.

Antes do pronunciamento, Cunha foi à Secretaria Geral da Mesa para entregar a carta de renúncia (leia ao final desta reportagem). Para fazer o pronunciamento, fez uma comunicação prévia ao STF que iria à Câmara, já que o ministro Teori Zavascki impôs a ele essa condição. Ao se pronunciar, Eduardo Cunha fez a leitura da carta entregue à Câmara, dirigida ao presidente interino da Casa, o vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA).

"Estou pagando um alto preço por ter dado início ao impeachment. Não tenho dúvida que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo. Tanto é que o pedido de afastamento foi protocolado pelo procurador-geral da República logo após minha decisão de abertura do processo. Só foi apreciado em 5 de maio, numa decisão sem qualquer previsão constitucional", justificou, em referência ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, que se iniciou na Câmara sob a gestão dele.

Cunha afirmou que decidiu atender aos apelos dos apoiadores e renunciar porque a Câmara, segundo disse, está sem direção. "É público e notório que a Casa esta acéfala, fruto de uma interinidade bizarra. Somente a minha renúncia poderá por fim à essa instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente", declarou.

Alceu Valença, Biquini Cavadão e Fulô de Mandacarú no Fig 2016

Recém vencedora do Programa Super Star da Rede Globo, a Banda Fulô de Mandacarú, está
confirmada para se apresentar no Festival. (Fonte: Carlos Eugênico e Secom - PMG).

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo 
          Municipal de Garanhuns e do Blog do Jornalista Carlos Eugênio

      Alceu Valença, a Banda Biquini Cavadão e o Trio de Forró, recém consagrado campeão do programa Super Star, da Rede Globo, Fulô de Mandacarú, são as três primeiras atrações confirmadas do 26º FIG, cuja logomarca já foi divulgada pelo Governo Estadual. “Um dos maiores artistas brasileiros, o cantor Alceu Valença completa hoje, 1º de julho, 70 anos de vida. A comemoração vai ser em praça pública, aberta a todos os admiradores do pernambucano. Será na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, durante o 26º Festival de Inverno”, publicou o site oficial da Secretaria Estadual de Cultura, confirmando a atração. A data do show de Alceu no 26º FIG, ainda será confirmada, todavia já se sabe que Ele fará um show especial, com repertório dedicado às raízes da nossa cultura: forró, frevo, ciranda e maracatu. A última participação de Alceu em Garanhuns no Festival de Inverno aconteceu em 2014.

     Já a banda Biquini Cavadão confirmou em seus perfis no twitter, instagran e facebook que irá se apresentar no 26º FIG. A atração, cujo contrato será fechado pela Prefeitura de Garanhuns, deverá fechar a programação do Festival, mantendo a tradição de uma Banda de Pop Rock fechando o Evento. A banda Roupa Nova ou a cantora Marisa Monte também devem figurar na programação, como reforços viabilizados pelo Governo de Garanhuns. Uma das duas atrações deve se apresentar na sexta-feira, dia 22, primeira noite de shows no Palco Mestre Dominguinhos.

Com relação a Fulô de Mandacarú, ela também está confirmada, sendo que a data do show, que será repleto de releituras contemporâneas da música tradicional nordestina – especialmente o forró – ainda será informada em breve pela Secult/Fundarpe, que realiza o festival em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Ontem, 6 de julho, o grupo, que é liderado por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Bruno Mattos foi recebido pelo Governador de Pernambuco Paulo Câmara em mais um momento de comemoração da Banda pela conquista do primeiro lugar no Programa Super Star no mês passado.

A programação oficial do 26º Festival de Inverno de Garanhuns deverá ser divulgada até o próximo dia 10 de julho. A informação foi repassada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB). O 26º FIG acontece de 21 a 30 de julho, em homenagem a Naná Vasconcelos.
.
.

254 VAGAS EM DISPUTA: Ministério Público de Pernambuco abre inscrições para Programa de Estágio Universitário de Direito

De acordo com o edital, podem participar do programa de estágio, estudantes 
cursando do 3º ao 5º ano ou do 5º ao 9º período da graduação em Direito. (MPPE)

Terão início em 1º de agosto as inscrições para a seleção do Programa de Estágio Universitário de Direito do Ministério Público de Pernambuco (Peud/MPPE) 2017. O programa conta com 254 vagas para estudantes do curso de Direito, sendo 121 para atuar nos órgãos ministeriais da Capital, 65 em Promotorias de Justiça da Região Metropolitana do Recife e outras 68 para as Promotorias de Justiça do interior do Estado.

Conforme estabelece o Edital de Inscrição nº01/2016, publicado no Diário Oficial dessa quarta-feira (6), as inscrições poderão ser feitas até 16h59 do dia 31 de agosto, exclusivamente no site do Instituto de Gestão e Desenvolvimento Social (www.igdrh.org.br), responsável pela realização do certame. Na página, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa, no valor de R$ 32,00. O boleto deverá ser pago até as 17h do dia 1º de setembro.

Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem atentar para o prazo desse requerimento, que pode ser feito até 5 de agosto. Podem pleitear a isenção os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se enquadrem nos critérios de baixa renda estabelecidos pelos Decretos Federais nº6.135/2007 e nº6.593/2008.

De acordo com o edital do Peud/MPPE, podem participar do programa de estágio em Direito estudantes cursando do 3º ao 5º ano ou do 5º ao 9º período da graduação em Direito de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Cultura e Educação (MEC) e conveniadas com o MPPE. Além disso, os estudantes não podem ter participado por mais de um quadrimestre do Peud/MPPE.

No ato da inscrição o candidato deverá optar por apenas uma das localidades de estágio elencadas no item II do edital e assinalar uma das quatro opções de locais de provas (Recife, Caruaru, Serra Talhada ou Petrolina). As pessoas com deficiência também deverão informar se desejam concorrer às 40 vagas reservadas, que correspondem a no mínimo 10% das vagas de cada uma das localidades de estágio.

A seleção dos candidatos será feita mediante aplicação de uma prova objetiva de Direito, com 50 questões de múltipla escolha, e uma prova subjetiva, com a elaboração de redação sobre tema atual com foco nas áreas de atuação do Ministério Público. Serão conferidas notas de zero a dez para as provas objetivas e subjetivas, sendo considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota superior a cinco em ambas.

O resultado final do certame será obtido a partir da soma das notas das provas objetiva e subjetiva. A lista de classificação dos aprovados será divulgada no Diário Oficial do Estado e no site do IGD-RH

Calendário – de acordo com o Anexo I do edital, a data prevista para a realização das provas é 25, de setembro, das 13 às 17 horas. A publicação do resultado final e a lista de classificação devem ser publicadas no dia 28 de outubro. Os aprovados deverão comparecer ao MPPE entre os dias 8 e 11 de novembro para entregar a documentação exigida. A data para o início do estágio no MPPE é o dia 9 de janeiro de 2017. Mais orientações podem ser conferidas no edital, publicado no Diário Oficial de 6 de julho.

Aberta seleção para cursos de idioma do Programa Ganhe o Mundo

Serão ofertadas 20 mil vagas, sendo 15 mil para o curso de língua inglesa e 5 mil para língua 
espanhola. O curso terá duração vigente de 12 (doze) meses e será dividido em dois módulos. (SEE)

Quem deseja garantir a oportunidade de participar dos cursos de língua inglesa e espanhola do Programa Ganhe o Mundo (PGM) deve ficar atento. Desde ontem (05), estão abertas as inscrições para os cursos de idioma do programa de intercâmbio para os estudantes da rede pública estadual. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pelo site da SEE –www.educacao.pe.gov.br – e seguem até o dia 25 de julho.

Serão ofertadas 20 mil vagas distribuídas entre os cursos, sendo 15 mil para o curso de língua inglesa e 5 mil para língua espanhola. Podem participar do processo seletivo estudantes que estejam regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio e enturmados no Sistema de Educação do Estado de Pernambuco – SIEPE.

O candidato só poderá se inscrever em um único curso e deve informar, no ato da inscrição, uma das escolas disponíveis para assistir às aulas. Já os estudantes das Escolas Indígenas que realizarão as inscrições por meio do formulário manual, devem entregar o mesmo na coordenação do PGM, localizada na Rua Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife, apenas no dia 26 de julho.

O curso terá duração vigente de 12 (doze) meses e será dividido em dois módulos, totalizando 324 horas/aula. Os estudantes classificados no processo seletivo receberão gratuitamente os seguintes materiais didáticos por módulo: livro-texto colorido com fotos e ilustrações; livro de atividades, que será utilizado como material de apoio, e CD de áudio. Todos os detalhes da seleção para os cursos de idiomas do Programa Ganhe o Mundo você confere no edital.

UPE abre inscrições para interessados em mobilidade acadêmica

O resultado final da mobilidade será divulgado a partir do dia 05/08/2016. (UPE).

A partir de segunda-feira (11) e té o dia 22 de julho, a Universidade de Pernambuco (UPE) recebe requerimentos de candidatos à Mobilidade Acadêmica Estudantil (transferência) para o preenchimento de 448 vagas existentes em alguns cursos de graduação em diversos campi da instituição, para o segundo semestre. A prioridade de preenchimento das vagas se dará na seguinte ordem: 1 – estudantes da UPE (mobilidade interna); 2 – estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior (mobilidade externa); 3 – portadores de diplomas. As vagas são oferecidas nos campi Benfica, Santo Amaro, Camaragibe, Mata Norte, Garanhuns, Petrolina, todos da UPE.

Os interessados em participar do processo devem efetuar suas inscrições na coordenação de graduação do campus onde pleiteia a vaga, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 na Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas. Estudantes da UPE ou com NIS são isentos. 

O resultado final da mobilidade será divulgado a partir do dia 05/08/2016. As matrículas dos aprovados no processo serão realizadas na semana seguinte a divulgação do resultado final no campus em que pleiteou a vaga. O candidato deverá, sob pena de perda da vaga, efetuar sua matrícula nas datas estabelecidas, bem como nos locais determinados.

O edital disponibiliza todos os detalhes para o processo. Confira.