segunda-feira, 27 de junho de 2016

Izaías entrega nova Escola e novo Posto de Saúde em Miracica

A ocasião contou com a presença do subprefeito Erinaldo Bezerra, além de vereadores do 
município, secretários, servidores públicos e moradores do distrito. (Secom – PMG)

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, realizou, na tarde desta segunda-feira (27), a entrega oficial da Escola Salomão Rodrigues Vilela e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Miracica – ambos os prédios passaram por reforma e ampliação na estrutura. A ocasião contou com a presença do subprefeito Erinaldo Bezerra, da Secretária de Educação a professora, Janecélia Marins, do Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Gersinho Filho, do líder do Governo na Câmara, o vereador Haroldo Vicente, além de secretários, servidores públicos e moradores do distrito.

No uso da fala, o presidente da Federação das Associações do Distrito de Miracica (Fadimi), Osmar Paulino, destacou as melhorias que Miracica vem recebendo ao longo dos últimos anos. “Precisamos reconhecer o quanto melhorou a iluminação daqui. Muitas ruas foram calçadas também e muitos dos pedidos da comunidade vêm sendo atendidos. Esse momento é de gratidão”, disse.

A UBS foi ampliada e hoje conta com salas de vacina, curativos, pesagem e nebulização; consultórios odontológico e médico; farmácia, salas de reunião e de enfermagem, além de banheiros adaptados. Na Escola Salomão Rodrigues, a entrada principal passou a ter acessibilidade, assim como todo o calçamento da parte externa foi feito; foram construídos um depósito de merenda e uma cozinha; a parte hidráulica e elétrica foi restaurada, assim como as salas de aula, quadra e banheiros – todas as instalações da escola passaram por algum serviço de melhoramento na infraestrutura.

O gestor municipal aproveitou a ocasião para evidenciar seu compromisso com as ações efetivadas. “Enquanto servidores, temos a obrigação de servir bem à população em todas as áreas. Quero dizer da minha responsabilidade e respeito com o dinheiro público para concretizar essas obras aqui e em toda a Garanhuns. Vamos seguir em frente, buscando melhorar as condições de vida de todos”, pontuou.
.

Em novo artigo, Ivan Rodrigues aconselha Izaías à ser mais humilde

“Eu lhe conheço desde rapazinho. Essa arrogância não condiz com a sua formação. 
Abandone essa postura imperial e empafiosa”, aconselha Ivan ào Prefeito Izaías Régis.

Ivan Rodrigues é Secretário Executivo de Planejamento e
Gestão da Casa Civil do Governo de Pernambuco

É triste, muito triste, o descaminho pelo qual nosso Prefeito e amigo Izaías está enveredando. Por conta de uma simples observação de Alexandre Marinho, ele sai do sério e, ao invés de dar as explicações necessárias, apela para ataques pessoais sem o menor sentido, o que demonstra, certamente, o seu descontrole.

Esquece a serenidade que o seu cargo exige, como supremo mandatário do município, e ainda apresenta uma lista pífia de realizações de sua administração e como exaltação do seu governo – muito aquém do vulto e do merecimento de nossa terra. A relação é pobre e não o engrandece em nada e merece ser analisada. Afirma que, como grandes realizações do seu mandato:

REALIZOU:

1. ADQUIRIMOS 22 VEÍCULOS 2. INSTALAMOS O CESMUC: Em troca do Hospital Municipal ! Trocou seis por meia dúzia! 3. PAGAMENTO EM DIA DOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS: A mais elementar obrigação de qualquer administração pública! 4. AQUISIÇÃO DE PATRULHA MECANIZADA 5. RESGATE DA BANDA MANOEL RABELO: Está funcionando a centenária Escola de Música? E que tal retomarmos as “retretas domingueiras no coreto das praças”? 6. CRIAÇÃO DO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS: Valeu, foi bom, e satisfez seu ego desmensurado, ao criar um festival de sua exclusiva autoria! 7. RESGATE DO CARNAVAL: Cabe um comentário: será que esse resgate compensou o cancelamento do Festival de Jazz, sobretudo ao considerar a tão falada relação de custo/benefício anunciada pela Secretária Gerlane Melo em nome de um grupo de secretários ligados ao planejamento. A Prefeitura divulgou uma magnífica conquista do Jazz de 2015, com expressivo resultado econômico para o município e uma taxa de ocupação hoteleira de 95%.

O amigo e Prefeito Izaias nunca se pronunciou a respeito e está feito um desafio: DÚVIDO QUE TENHA CORAGEM DE DIVULGAR O BALANÇO ECONÔMICO E A OCUPAÇÃO HOTELEIRA EM GARANHUNS DURANTE O PERÍODO DOS QUATRO DIAS DO CARNAVAL DE 2016! 

8. REFORMA DE VÁRIAS ESCOLAS: Não as especifica e não refere-se às duas escolas que foram fechadas e abandonadas!

ESTÁ REALIZANDO!: Haja gerúndio...que, pela forma verbal, não garante prazo algum para a sua concretização. Todo tempo, será tempo!

1. MANTENDO O SAMU
          2. CONSTRUINDO DUAS NOVAS ESCOLAS (Cohab 2 e Av. Caruaru)
          3. CONSTRUINDO A NOVA CEAGA
          ANÚNCIO COM INTENÇÃO DE REALIZAR:
         CONCLUIR CINCO CRECHES/ESCOLAS: Sabia que o Município de Petrolina                       tem 22 (vinte e duas) Creches-Escolas implantadas e funcionando?

2. UMA GRANDE ESCOLA NO VALE DO MUNDAÚ:

Que Escola, aonde e de que categoria? Grande, em que sentido?
QUESTÕES DA SAÚDE: São muitas suas afirmações quanto à assistência municipal à saúde básica da população, mas as reclamações também são muitas. Quanto a UPINHA, já avisou que vai ser concluída pelo Governo federal, mas não vai colocá-la em funcionamento por falta de recursos. Basta uma informação e outro desafio. Nem o amigo e Prefeito Izaías, nem o seu Secretário Adjunto, Harley Davidson, que afirmou em entrevista, comprovaram ou exibiram, até hoje, como solicitei através das redes sociais e tenho o direito de insistir mais uma vez: DUVIDO QUE APRESENTEM PUBLICAMENTE OS REGISTROS MÉDICOS, POR DOCUMENTO HÁBIL, DO ATENDIMENTO DOS DECLARADOS 4.000 (QUATRO MIL) PACIENTES), COMO MÉDIA DIÁRIA NOS 38 POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. Para não dar muito trabalho, bastam os registros dos cinco primeiros meses de 2016, uma vez que seriam, no mínimo, cerca de  400.000 (quatrocentos mil) registros de atendimentos a 400.000 pessoas, correspondentes a três vezes a população do Município!

PROMESSA CONDICIONAL:

1. CONTRATAR TRÊS ATRAÇÕES PARA O FESTIVAL DE INVERNO: Possibilidade de contratar três novos artistas, mas adianta logo que continua “aguardando a posição do Ministério Público quanto à denúncia irresponsável dos Vereadores da Oposição”, ou seja, continua fazendo jogo de cena enquanto insiste em coagir o Ministério Público e, de forma grosseira, responsabilizar a Oposição.

Como se vê, é muito pouco para um mandato praticamente no fim, sobretudo diante do Programa de Governo que anunciou e comprometeu-se de público na campanha eleitoral, com o objetivo de conquistar a eleição.

Ousaria, ainda, dar-lhe um conselho: Eu lhe conheço desde rapazinho iniciando sua vida profissional dura e muito difícil, lhe estimo e essa arrogância não condiz com a sua formação. Abandone essa postura imperial e empafiosa. Humildade e temperança nunca fizeram mal a ninguém e são virtudes a serem cultivados por qualquer cidadão, quanto mais pelo legítimo mandatário da Cidade das Flores. Questões pessoais não têm qualquer importância, são grãos de areia diante das Sete Colinas! Vamos todos dar as mãos, gregos e troianos, esquecer as picuinhas e unir esforços pela grandeza de Garanhuns que merece muito mais do que tem recebido até hoje dos seus governantes.

TCE inicia novo levantamento dos Índices de Transparência em PE

Para 2016, a elaboração do índice pelo TCE obedecerá aos mesmos critérios adotados no
ano passado. Dessa forma, nas análises, serão empregados 51 parâmetros. (TCE-PE)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) inicia na próxima sexta-feira (01) a consulta de dados nos sites das prefeituras para avaliar a situação dos Portais de Transparência dos 184 municípios pernambucanos.

O trabalho, desenvolvido em conjunto pela Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação com o Núcleo de Auditorias Especializadas, Inspetorias Regionais e o Departamento de Controle Municipal, se encerrará no dia 30 de setembro e vai resultar no novo diagnóstico sobre os Índices de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), com divulgação prevista para o final do ano. A finalidade é promover a melhoria da transparência pública e o controle social, tornando o exercício da cidadania mais efetivo.

Todos os órgãos públicos devem viabilizar o acesso do cidadão a informações sobre receitas e despesas, pagamentos, licitações, entre outras. O acesso público é uma obrigação cujos critérios mínimos de conteúdo disponibilizado em meio eletrônico e de formas de divulgação são estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para 2016, a elaboração do índice pelo TCE obedecerá aos mesmos critérios adotados no ano passado. Dessa forma, nas análises, serão empregados 51 parâmetros, subdivididos em 149 subcritérios de avaliação, contemplando desde o conteúdo apresentado nos sites, até a utilização dos recursos tecnológicos exigidos pela LRF, bem como pela chamada "Lei de Acesso à Informação". 


      Esse diagnóstico demonstrará tanto o cumprimento da lei em relação ao conteúdo dos sites e portais, quanto o nível desejado de transparência das informações divulgadas à população. O estudo desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) contribuirá para o aperfeiçoamento da qualidade das informações, pois permitirá acesso à composição detalhada dos índices de transparência, permitindo constatar e suprimir possíveis falhas existentes nos portais municipais. 

Para acessar os dados de ITMPE, levantados em 2015, clique aqui.

Curso de medicina da UPE em Garanhuns terá novos laboratórios

Serão investidos R$ 2.013.619,57 no empreendimento, oriundos do FNDE - Ministério da 
Educação (MEC) e UPE. O prazo de execução da obra é de 18 meses. (Ascom/UPE)

No último dia 22 de junho, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, esteve no campus da Universidade em Garanhuns para assinar a ordem de serviço do início da construção do prédio que será destinado à instalação de laboratórios do curso de medicina da unidade. Em sua fala, o reitor da UPE registrou a importância da obra para a consolidação do curso de medicina da unidade de Garanhuns, e destacou a participação do ex-deputado federal Fernando Ferro na obtenção de recursos para a construção do novo prédio, com contrapartida do Governo do Estado.

Estiveram, ainda na ocasião, o diretor e o vice-diretor dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, Prof. Clóvis Gomes e Prof. Henrique Carneiro, respectivamente, o sócio-gerente da Construtora Paulista LTDA, Jairo de Souza Gonçalves, o Secretário de Governo da Prefeitura de Garanhuns, Méwiton Araújo e o gerente da CDL Garanhuns, Anselmo Batista.

INVESTIMENTO - O prédio contará com um bloco padrão da UPE, tipo “B”, com pilotis, com três pavimentos, que abrigará seis laboratórios para o curso de medicina (Morfofuncional, Bioquímica, BTCA, Habilidades Clinicas, Morfologia Integrada e Microparasito). Além de uma sala de vídeoconferência, dois anfiteatros e 16 salas de tutoria em pequenos grupos, numa área total de 1.624,80 m2.

Serão investidos R$ 2.013.619,57 no empreendimento, oriundos de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) e UPE. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

Governador e Primeira Dama recebem comunidade Católica

"A Igreja tem um papel fundamental na sociedade e tem nos ajudado na construção de um Estado 
mais harmonioso para os pernambucanos", ressaltou o Gvernador no encontro”. (SEI)

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara ofereceram um jantar, neste domingo (27.06), a integrantes da comunidade Católica do Estado. No encontro, que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o gestor se inteirou das ações promovidas pela Igreja e aproveitou para reiterar o seu apoio às obras tocadas pela congregação. Paulo também destacou a contribuição da instituição para a cultura de paz em Pernambuco.

"A Igreja tem um papel fundamental na sociedade. Está à frente de obras importantes, sendo um agente de destaque na promoção de diversas ações que semeiam a solidariedade e o amor ao próximo. Essa atuação tem nos ajudado na construção de um Estado mais harmonioso para os pernambucanos", ressaltou. 

Durante o jantar, Paulo Câmara e Ana Luiza receberam das mãos do bispo de Caruaru, Dom Dino, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também estiveram presentes o arcebispo das cidades de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o bispo-emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival; Dom Antônio Tourinho; Dom Severino, Dom Giovanni D´aniello, Dom Edivaldo Amaral, Padre Erandir Torres e Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria.