domingo, 19 de junho de 2016

Ranking Nacional da Transparência revela que Garanhuns tem a gestão mais transparente do Agreste Meridional e a 8ª de PE

 No levantamento divulgado no início do mês pelo Ministério Público Federal, Garanhuns aparece 
ocupando a 8ª colocação no Estado. Ano passado, na primeira avaliação, a cidade era a 94ª colocada.

Ao contrário do que dissemos semana passada aqui no Blog, Garanhuns não é a 149ª colocada entre os 184 municípios pernambucanos em índice de transparência em gestão de executivo (relembre AQUI). De acordo com o MPF, a cidade comanda pelo Prefeito Izaías e que tem como controlador Glauco Brasileiro, tem na verdade, a Gestão de Executivo mais transparente dentre as 26 cidades, que juntas, compõe a Região Agreste Meridional e a 8ª no estado (algo a ser comemorado, inclusive). A informação é oficial e foi divulgada quarta-feira, 8 de junho, através do Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, em sua 2ª fase de avaliação dos Portais da Transparência dos Governos Estaduais, Municipais, além das capitais brasileiras.

O levantamento, que ocorreu em sua primeira etapa em dezembro do ano passado, mede o índice de Transparência se baseando em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla). Neste segundo momento, portais da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal foram analisados. Os resultados, mensuram o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala definida pelo MPF, que vai de zero a dez.

         No levantamento divulgado no início do mês pelo MPF, quando consideramos as notas emitidas aos 184 municípios pernambucanos, Garanhuns aparece ocupando a 8ª posição. Ano passado, em dezembro, a cidade era a 94ª colocada, ou seja, saltou nesta segunda avaliação, 85 posições. No Agreste Meridional, a cidade aparece ainda melhor. É que de acordo com o MPF, a nota emitida à suíça pernambucana neste mês de junho, revela que ela evolui 120,5% em percentual; saindo dos 3,9 pontos, ano passado, para robustos 8,6, agora em junho, o que a coloca como a cidade mais transparente em gestão de executivo no Agreste Meridional de Pernambuco. Na Micro Região Agreste, Garanhuns é a segunda colocada, ficando atrás apenas de São Bento do Una, da Prefeita Débora Almeida.

          Para acessar a 2ª  avaliação do
          Ranking Nacional da Transparência clique AQUI.
.

Izaías garante nova escola municipal para o bairro da Cohab 2

     De acordo com o prefeito, a educação é uma das prioridades do Governo Municipal. (Secom-PMG)

O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto do PTB, e a Secretária de Educação e Esportes do município (SEDUCE), a professora Janecélia Marins, assinaram no início deste mês, no Palácio Celso Galvão, a Ordem de Serviço para construção da Escola Municipal no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). A unidade escolar será erguida com recursos próprios e irá atender aos alunos de educação infantil e  ensino fundamental.  A escola, de acordo com o Governo Municipal, terá amplas salas de aula, laboratórios, área administrativa e de lazer.

“Construir uma escola como esta é de grande importância. Primeiro porque diminuímos a distância geográfica, uma vez que às crianças e jovens daquela comunidade não precisarão se deslocar para outros bairros pois contarão com uma unidade no próprio bairro, além de que iremos oferecer aos alunos ambientes que proporcionarão ainda mais, conforto e qualidade de ensino/aprendizagem”, destaca a gestora. A dona de casa Janaina Ribeiro tem dois filhos e afirmou que ter uma escola no bairro será muito importante.  “Fiquei muito feliz quando soube que o nosso bairro será contemplado com uma escola. Nunca se viu tantas melhorias na nossa comunidade, estamos muito felizes”, afirmou a dona de casa.

De acordo com o prefeito Izaías Régis, a educação é uma das prioridades do governo municipal. “Entendemos a importância de oferecer, além de qualidade de ensino, um ambiente que promova um melhor aprendizado. Por isso estamos investindo tanto na infraestrutura da nossa educação. Estamos construindo a Escola Municipal Padre Agobar Valença e a escola da Cohab 2 com recursos próprios”, comentou o chefe do executivo.
.

Em Garanhuns, mobilização defendeu o Bolsa Família e o Suas

Com carros de som, faixas e palavras de ordem, os manifestantes defenderam os avanços conquistados 
pelo SUAS, que agora, de acordo com eles, estão sendo desfeitos pelo Presidente Michel Temer.

Garanhuns se uniu a representantes de outras 26 cidades, que juntas formam o Agreste Meridional de Pernambuco, e foi palco na tarde da última quarta-feira (15), para uma mobilização regional, que vem ocorrendo em nível nacional intitulada de “Avante Suas”. A mobilização, que partiu da praça Cultural Mestre Dominguinhos com destino final ao largo do colunata, centro da cidade, percorreu ao todo, cerca de 10 ruas e foi organizada pelos Colegiados Estadual e Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; Coegemas e Congemas, respectivamente, em parceria com o FNUSUAS com a jornalista Selma Mello, o FEUSUAS, além do Conselho Municipal de Assistência Social.

Com carros de som, bandeiras, faixas, apitos e palavras de ordem, que bradavam por exemplo “Em defesa do Suas e do Bolsa Família”, “Nenhum direito a Menos! Avante Suas” e ainda “Retrocesso não! Mobilização em defesa do suas”, os profissionais da área de assistência social defenderam os avanços conquistados pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS); a exemplo do Bolsa Família, que agora, de acordo com eles, estão sendo desfeitos pelo Presidente interino Michel Temer.

Sobretudo, a mobilização se posicionou contrária as mudanças sofridas na política de assistência social do país. Dois casos mais específicos são o da transferência do Programa Bolsa Família para administração do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, e o da fusão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) com o do Desenvolvimento Agrário (Agricultura). Sobre o Bolsa Família, os manifestantes defenderam que a gestão do Programa deve ocorrer através das Centrais do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚNICO), e não por intermédio do INSS, como quer o atual Governo peemedebista de Michel Temer.
.

         Com as medidas colocadas em prática pelo Governo Federal, de acordo com os manifestantes ouvidos por nossa redação na quarta-feira, a tendência é de que passe a ser competência, por exemplo, da Política Pública de Assistência Social, a manutenção de comunidades terapêuticas. Na prática, isso significa dizer, as Secretarias de Assistência Social dos municípios terão de oferecer atendimentos de saúde, disponibilizando neste caso, médicos, enfermeiros e Psicólogos; algo que não compete a essa política, já que os profissionais mencionados não são trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas sim do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Ainda segundo os trabalhadores do Suas, do Agreste Meridional, as posições adotadas pelo Governo Temer, que eles ironizaram à nossa redação, chamando de “Governo Tremer”, devem implicar ainda na perda significativa de postos de trabalho, uma vez que recursos destinados pela União ao sistema, passarão à ser dirigidos à outra esfera administrativa. A polícia militar acompanhou a mobilização, mas não informou o número de participantes. Já de acordo com os organizadores da mobilização, o público presente foi de pouco mais de duas mil pessoas.
.

Clique em player e confira o vídeo que registra parte do protesto ocorrido em Garanhuns
na quarta-feira (15). A mobilização, teve como uma das organizadoras, a jornalista Selma Melo.

Abertura do São João de Arcoverde atrai público de 50 mil pessoas

No sábado, 18 de junho, primeira noite dos festejos juninos na cidade de Arcoverde, atrações
como Santana e Cavaleiros do Forró, deram o pontapé inicial ao 2ª maior São João de Pernambuco.

Como em anos passados, a abertura oficial dos festejos juninos na cidade de Arcoverde, sertão do estado, atraiu uma multidão de forrozeiros (cerca de 50 mil pessoas, de acordo com informações da Prefeitura daquela cidade). Se  de um lado, a Prefeita Madalena Brito segue fielmente  homenageando  personalidades ilustres da terra do cardeal, de outro, a cultura se mistura com a magia  dentro de todos os polos culturais espalhados pela cidade; começando pelo polo do coco, no alto do cruzeiro, seguindo até a bodega da poesia no tradicional bairro do São Cristóvão.

No sábado (18), primeira noite dos festejos na “Capital do São João”, atrações como Santana e Cavaleiros do Forró, deram o pontapé inicial. Já no domingo foi a vez da sempre radiante Elba Ramalho e da banda Capital do Sol abrilhantarem o evento, que deve contar, durante seus onze dias de duração, com a visita de cerca de 700 mil pessoas. No sábado, ao inaugurar as comemorações juninas, a Prefeita Madalena Brito, ao lado do Ministro Fernando Filho e do Senador Bezerra Coelho, homenageou os 100 anos do Samba de Coco entregando uma placa a matriarca do grupo de Coco da Irmãs Lopes, Dona Severina.
.