terça-feira, 14 de junho de 2016

REDE confirma Joaci Laurindo como pré-candidato a Prefeito

Joaci Laurindo já foi vereador de Garanhuns por três ocasiões, sendo em uma das oportunidades, 
Presidente da Câmara Municipal. Em 2012 ele concorreu novamente ao legislativo, porém sem obter êxito.

COMUNICADO - O Coletivo Municipal da REDE Sustentabilidade em Garanhuns vem a público comunicar que na última quinta-feira (09), em reunião desta instância partidária, com participação de seus filiados e aberta à todos os simpatizantes do partido, após amplo debate e participação dos presentes, utilizando-se o consenso progressivo, em conformidade com os princípios e fundamentos estatutários, foi indicado o filiado Joaci Laurindo como pré-candidato da REDE na disputa majoritária que se dará nas eleições de outubro deste ano.

Acreditamos que em razão de sua experiência na vida pública, uma vez que foi vereador por três mandatos, chegando a presidir a Câmara Municipal, e pelo conhecimento da dinâmica e desafios que o município de Garanhuns apresenta, Joaci Laurindo reúne as melhores condições para a disputa pela Prefeitura, motivo pelo qual foi escolhido para representar a participação do partido nos debates que ora iniciamos sobre os problemas da cidade e as melhores alternativas e formas para dar resposta às demandas sociais. 

Outrossim,  informamos ainda que a REDE Sustentabilidade está aberta ao diálogo com os demais conjuntos de forças políticas do município, com os quais deseja e pretende promover as discussões sobre as melhores soluções para se promover um ensino público municipal de qualidade, um sistema de assistência à saúde que alcance a todos, o enfrentamento da violência com políticas públicas de inclusão social e uma gestão dos recursos de forma transparente e colaborativa, dando aos munícipes a oportunidade de participar das decisões governamentais. Todas estas políticas fundamentais precisam ser concebidas em parâmetros de sustentabilidade, permitindo, assim, um agir governamental permanente, voltado às necessidades da população e não meramente de forma eleitoreira, para garantir a permanência de um ou outro grupo político. 

Esta visão de que o agir político deve ser voltado à solução de problemas e não apenas para promoção política pessoal é o cerne da missão que a REDE Sustentabilidade em Garanhuns encampa e pretende desenvolver com todos os homens e mulheres de luta e de paz que fazem desta cidade uma referência no agreste pernambucano.

O Coletivo Municipal promoverá reuniões constantes em busca da melhor forma de participação no pleito, apresentando posteriormente nomes para a disputa ao mandato de vereador, construindo coletivamente candidaturas fundamentadas na ética, na transparência, no diálogo e sobretudo no respeito pela coisa pública, que melhor representem os anseios da sociedade garanhuense. 

Garanhuns, 14 de junho de 2016.
Comissão Executiva do Coletivo Municipal da REDE
Sustentabilidade em Garanhuns.

GARANHUNS: Promotor Alexendre Bezerra requer na justiça que Hospital Regional Dom Moura tenha intérpretes para atender surdos

Segundo o promotor de Justiça Alexandre Bezerra, apesar de a Lei Federal nº 10.436/2002, garantir 
atendimento aos deficientes auditivos, esse serviço nunca foi implementado no Hospital. (MPPE)

A barreira da comunicação pode representar grandes dificuldades para o atendimento dos deficientes auditivos nas unidades públicas de saúde. Com o objetivo de buscar um atendimento adequado aos pacientes surdos do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do titular da primeira Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania em Garanhuns, Alexandre Bezerra, ingressou com uma ação civil pública de obrigação de fazer com pedido de tutela provisória de urgência para que a Justiça determine ao Estado providenciar, no prazo de 30 dias, serviço especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar esses pacientes no diálogo com os médicos.

Segundo o promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra, apesar de a Lei Federal nº10.436/2002, que dispõe sobre a Libras, estabelecer em seu artigo 3º que as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos deficientes auditivos, esse serviço nunca foi implementado no Hospital Dom Moura.

“Um cidadão reclamou sobre a falta desse serviço em uma audiência pública e abrimos um inquérito civil. Por meio desse inquérito, ficou demonstrado que o hospital não possui profissionais habilitados em Libras, implicando na impossibilidade de compreender adequadamente os pacientes. A consequência dessa omissão estatal é tornar impossível a realização, no Hospital Dom Moura, de um diagnóstico confiável aos pacientes deficientes auditivos”, destacou Alexandre Bezerra.

O risco potencial à saúde desses pacientes foi o que motivou, segundo informou o promotor de Justiça, o pedido de tutela provisória de urgência. No entendimento de Alexandre Bezerra, a falta de intérpretes de Libras acaba submetendo os pacientes a diagnósticos frágeis, que podem representar riscos à saúde e à vida deles. Ainda no âmbito da ação civil, o promotor de Justiça ressaltou que o Hospital Dom Moura informou o MPPE, mediante ofício, que disponibilizaria curso de Libras para seus funcionários. No entanto, a medida não foi adotada.
.

2º MAIOR DE PE: Cerca de 700 mil pessoas devem passar pelo São de Arcoverde em 2016. Confira a programação completa

Programação oficial do segundo maior São João do Estado foi anunciada pela Prefeita Madalena Brito 
na tarde desta terça-feira (4) em uma coletiva e imprensa. (Ascom – Prefeitura de Arcoverde)

Destino mais que consolidado para quem quer curtir o período junino no interior do Estado, Arcoverde já está preparada para receber as mais de 700 mil pessoas que devem passar os festejos de São João na cidade. Para a edição 2016 de sua tradicional festa, o município fará justa homenagem para os emblemáticos grupos de coco da região, trazendo como tema desta edição “Samba de Coco com Arte e Tradição comemora 100 anos na Capital do São João”.

O segundo maior polo junino de Pernambuco inicia sua programação no dia 18 junho, seguindo até a terça-feira 28. “Tudo está sendo organizado para proporcionar muita diversão e alegria ao povo de Arcoverde e aos turistas que todos os anos vêm a nossa cidade”, disse a prefeita Madalena Britto. O evento conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo Esporte e Lazer e da Empetur.

Ao todo, são dez polos culturais e uma grade de atrações diversificada com artistas da cultura local e regional, além de nomes nacionais, como Zezé di Camargo e Luciano, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Dorgival Dantas e Cavaleiros do Forró. “Todos serão prestigiados neste ano em que se comemora o centenário do Samba de Coco de Arcoverde, especialmente os grupos de Coco das irmãs Lopes, o Coco Trupé de Arcoverde e o Coco Raízes de Arcoverde”, declara o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, ressaltando ainda que 70% das atrações são de artistas locais.

Outro ponto de destaque do São João é uma estrutura que permite a descentralização da festa. Em 2016, bem como em anos anteriores, serão oferecidos ao público 10 polos de animação, sendo oito com atrações artísticas e culturais, proporcionando a apreciação de shows, espetáculos teatrais e recitais. Os espaços serão divididos em: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Gospel, Vila do Olho D’Água, Gastronomia, Diversão (todos situados no centro da cidade, próximo a Praça da Bandeira), Raízes do Coco (no Alto do Cruzeiro), e o Polo da Poesia, em frente à Bodega da Poesia, no bairro do São Cristóvão.

Todos os esforços estão sendo feitos, uma vez que o São João é o segundo mês mais rentável para Arcoverde, perdendo apenas para as festas de fim de ano. Este ano, o investimento será de R$ 2 milhões em uma estrutura que vai gerar entre 3 e 4 mil empregos temporários, diretos e indiretos, e um incremento na economia do município de mais de R$ 30 milhões, promovendo o turismo e proporcionando maior visibilidade à cidade.
.

Programação do São João de Arcoverde 2016:

Sábado - Dia 18 de junho 
Junina Portal do Sertão, Coco das Irmãs Lopes,
Cavaleiros do Forró e Santanna
Domingo - Dia 19 de junho
Junina Rainha Sertaneja, Elba Ramalho e Capital do Sol
Segunda-feira - Dia 20 de junho
Jonas Esticado
Terça-feira - Dia 21 de junho
Dorgival Dantas, Flávio Leandro e Mazinho
Quarta-feira - Dia 22 de junho
Musa do Calypso, Valdinho Paes e Petrucio Amorim
Quinta-feira - Dia 23 de junho
Junina Portal do Sertão, Alceu Valença, Santa Dose
e Lira (participação Coco Raízes)
Sexta-feira - Dia 24 de junho
Zezé di Camargo e Luciano e George Silva e Os Pariceiros
Sábado - Dia 25 de junho
      Junina Rainha Sertaneja, Paulinho Leite (participação Coco Trupé), 

Geraldinho Lins e Harry Estigado
Domingo - Dia 26 de junho
Carlos e Fábio, Magníficos, Wagner Carvalho
(participação Coco Irmãs Lopes)
Segunda-feira - Dia 27 de junho
    Os Nonatos e Noda de Caju

      Terça-feira - Dia 28 de junho
Aviões do forró e Ycaro & Vitório Jr.

.

BRASÍLIA: Por 11 a 9, Conselho de Ética da Câmara decide pela cassação do mandato do Deputado Eduardo Cunha

O Conselho de Ética admitiu o processo que será levado ao plenário, porém, Cunha só perderá o 
mandato, caso, 257 dos 512 Deputados que compõe a casa, votem favoráveis a cassação. (Folha-PE)

No processo mais longo de sua história -oito meses após a apresentação da denúncia-, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, aprovou nesta terça-feira (14), por 11 votos a 9, parecer favorável à cassação do mandato do Deputado, Presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. Após muito bate-boca, o colegiado corroborou o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), alegando não faltar provas de que Cunha quebrou o decoro parlamentar ao omitir a existência de contas no exterior que, segundo a Procuradoria-Geral da República, foram abastecidas em parte, com dinheiro do "petrolão".

O Conselho de Ética admitiu o processo que será levado ao plenário, porém, Cunha só perderá o mandato, caso o plenário da Câmara confirme o parecer do Conselho com o voto de pelo menos 257 dos seus 512 colegas. A votação é aberta e ainda não tem data para ser realizada. O voto decisivo foi dado pela deputada Tia Eron (PRB-BA-foto abaixo), que sofreu intensa pressão nos últimos dias, faltou à sessão de votação na semana passada e era considerada pelos aliados de Cunha como apoio certo para salvar seu mandato.

Em uma fala inflamada nesta terça, ela atacou colegas que criticaram seu sumiço e seu silêncio, afirmando não ter sido "abduzida" e que estava se resguardando. E disse que estava ali para resolver "o problema que os homens não conseguiram resolver". "Não mandam nessa nêga aqui!". As indicações da deputada de que poderia votar contra Cunha levaram o Conselho a desistir de adiar a votação mais uma vez. Em seu voto, ela disse que não poderia absolver Cunha. Wladimir Costa (SD-PA), um dos mais ardorosos defensores de Cunha, mudou o voto e apoiou a cassação após a decisão de Tia Eron.
.

Pernambuco e Estados Unidos se unem no combate ao Zika Vírus

Parceria com empresas estadunidenses, nas áreas de tecnologia, saúde e educação, vão ajudar o 
Estado na luta contra o mosquito transmissor do vírus. (Com informações da SEI/Pernambuco)

Mais uma ação do Governo de Pernambuco no combate ao mosquito Aedes  Aegypti e ao Zika Vírus foi discutida nesta segunda-feira (13.06). Em reunião com o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, o governador Paulo Câmara recebeu a proposta de um projeto multidisciplinar, que será desenvolvido em Pernambuco por empresas americanas, em parceria com as secretarias de Saúde, de Educação e de Ciência e Tecnologia. Com a participação das instituições envolvidas e do Consulado dos EUA, uma nova reunião será realizada, no final do semestre, para definir a participação e atuação de cada setor e suas responsabilidades.

“Uma das nossas maiores preocupações neste momento é combater o mosquito e, consequentemente, o vírus Zika e outras doenças que são transmitidas por ele. O Estado vem trabalhando forte nessa luta, e parcerias como essa chegam para fortalecer ainda mais o que já esta sendo feito”, declarou Câmara, lembrando que um encontro já foi realizado, em março deste ano, entre a Secretaria de Saúde e o Consulado Americano para levantamento das principais dificuldades e necessidades da nova empreitada.

Para Reiter, a iniciativa é um ponto de partida para a disseminação do projeto em outras regiões do Brasil. “As empresas nos apresentaram algumas ideias e nós escolhemos Pernambuco para iniciar essas atividades. Chamamos de força tarefa. Acreditamos que juntos podemos enfrentar o mosquito e minimizar os efeitos trágicos que ele vem causando na sociedade”, afirmou.

SOLIDARIEDADE –  Durante o encontro, o governador se solidarizou pelo massacre que matou 50 pessoas e feriu outras 53, na madrugada do último domingo (12), na boate Pulse, na cidade Orlando, na Flórida. “Um momento triste, não só para os EUA, mas para o mundo todo. Precisamos cada vez mais discutir o assunto para evitar que o preconceito gere mais ações como esta”, pontuou.

          Fotos: Wagner Ramos SEI/Pernambuco
.