sábado, 28 de maio de 2016

MPF recomenda que leitos hospitalares não sejam extintos em PE

Recomendação expedida pelo órgão considera relatório apresentado após reunião realizada 
entre o Cremepe e representantes de 16 hospitais públicos. (MPF em Pernambuco)

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) expediu recomendação à Secretaria de Saúde de Pernambuco e ao Governo de Pernambuco para evitar o fechamento de leitos dos hospitais sob responsabilidade do Estado, ainda que a gestão das unidades esteja ligada a entidade privada ou organização social. Recomenda ainda que sejam convocados, em até três meses, os candidatos aprovados em concursos públicos na área para recompor o quadro de servidores, e que sejam reabertos, em seis meses, os leitos fechados entre os anos de 2014 e 2016.

A recomendação considera relatório apresentado após reunião realizada entre o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e representantes de 16 hospitais públicos, em que foi apontada a carência emergencial de 305 leitos e 732 médicos, bem como a necessidade de insumos em algumas das instituições e a superlotação. No documento, o MPF reforça que, embora tenha realizado cortes no orçamento da saúde pública do Estado, prejudicando o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo de Pernambuco tem gastado valores exorbitantes com despesas supérfluas, a exemplo de bufês, tapetes, gelo e outros itens.

Os procuradores da República, Silvia Regina Pontes Lopes e Cláudio Henrique Dias, requisitam que Secretaria de Saúde e Governo do Estado informem, em até 10 dias a contar do recebimento, se acatarão a recomendação. Caso o documento não seja atendido, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis. O inquérito Civil Público aberto pelo Ministério Público Federal em Pernambuco, está registrado sob o número: 1.26.000.002949/2015-77.

Maria Rhayssa vai acender a Chama Olímpica em Garanhuns

Maria Rhayssa foi escolhida para ser uma das condutoras da Tocha Olímpica em Garanhuns, através 
de um concurso de redação realizado pelo MEC em escolas estaduais aqui na cidade

A Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Garanhuns na próxima segunda-feira (30), levada por 13 condutores pelas principais ruas da cidade. Dentre eles, uma aluna da rede estadual. Maria Rhayssa Silva Bezerra, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, ganhou a missão participando do concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos” e terá a honra de acender a Chama Olímpica no início do revezamento aqui no Município, marcado para começar às 14h47min, saindo da Praça Tavares Correia.

O concurso dissertativo foi realizado nas escolas de maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de cada município. Na manhã de ontem, dia 27, foi realizada a entrega simbólica do uniforme que a Aluna usará no momento histórico. O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; as secretárias de Comunicação Social, Jacqueline Menezes; de Cultura, Cirlene Leite; e de Turismo, Neile Barros, estiveram acompanhadas pelo Controlador Municipal, Glauco Brasileiro, durante o Momento. 

Além de ser a receptora da Tocha Olímpica e acender a chama, Maria Rhayssa também acompanhará o condutor da Tocha durante os primeiros 200 metros do percurso, que tem início na praça Tavares Correia, defronte ao Relógio de Flores. Para Rhayssa, participar do revezamento é motivo de orgulho.
.

CONCRETIZADO: A pedido de Mário Faustino Izaías libera terreno e Escola Técnica Estadual de Garanhuns deve sair do papel

Após quinze dias de análise, a solicitação de Faustino foi aprovada pelo Prefeito Izaías.
Com isso, a construção da ETE/Garanhuns deve sair do papel em breve. (Blog do Ronaldo César)

Essa é destaque no Blog do Ronaldo César

       Um entrave estava impedindo a construção da ETE - Escola Técnica Estadual, em Garanhuns. O Governo Estadual esperava a doação de um terreno, por parte da municipalidade, que tivesse área suficiente para o projeto. Um outro disponibilizado anteriormente não se adequava. Nesta situação de espera, Garanhuns foi vendo o Governo Paulo Câmara construir e inaugurar várias ETE´s em outras cidades do interior do estado. 

Porém, mais recentemente, o empresário e ex-vereador Mário Faustino (PSB) resolveu atuar mais diretamente para resolver o problema. Agendou uma série de encontros com secretários e o prefeito Izaías Régis (PTB), que se propôs a doar uma área maior para o investimento estadual. Deu certo! Na verdade deu muito certo e Garanhuns é quem ganha!

Em quinze dias de nova análise, Izaías Regis liberou o terreno para construção. Nesta sexta-feira (27), Mario Faustino recebeu da secretaria de educação, Janecélia Marins, oficio da liberação do terreno, que agora será encaminhado ao secretário de educação do estado, Frederico Amâncio. Ganham todos com este avanço no ensino técnico no município.
.