quinta-feira, 26 de maio de 2016

ENERGIA LIMPA: Fernando Filho afirma a Álvaro Porto, que estuda instalação de usinas solar e eólica para o Agreste Meridional

Além de ser recebido pelo Ministro Bezerra Coelho, Porto ainda teve audiência com o, 
também ministro, Bruno Araújo, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). (Foto: Divulgação)

Em audiência na manhã da última quarta-feira (25), em Brasília, o deputado estadual pelo PSD, Álvaro Porto, ouviu do ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, que a pasta fará estudos para implantação de usinas fotovoltaicas e eólicas no Agreste Meridional. A ideia é aproveitar a alta incidência de sol e ocorrência de ventos na região para a geração de energias renováveis.

O ministro adiantou ainda que está nos planos da pasta, projeto para incentivar o uso de placas fotovoltaicas em prédios públicos do Agreste. Além de valorizar o aproveitamento de energia limpa, a iniciativa pode representar economia. No final da tarde de ontem, Porto participou de outra audiência na capital federal. Desta vez com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Usina fotovoltaica: É uma estrutura capaz de produzir energia elétrica a partir da energia solar. Sua configuração é de painéis recobertos com células fotoelétricas. A usina fotovoltaica (solar) é uma forma de obtenção de energia ecológica, pois capta a luz do Sol e a transforma em energia, sem causar danos ao meio ambiente, apesar de exigir que o local de sua instalação seja aplainado e liberado de obstáculos. 

NO PALÁCIO: Governador empossa três novos Secretários

Secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda e de Micro e Pequena Empresa,Trabalho 
Qualificação, ganharam novos titulares nesta quinta-feira (26). (Fonte: SEI/PE / Fotos: Aluísio Moreira).

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara oficializou três alterações na sua equipe, nesta quinta-feira (26), em uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Acompanhado da primeira-dama Ana Luiza Câmara, de auxiliares e de correligionários políticos, o gestor empossou os novos secretários de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; e da Fazenda, Marcelo Barros; (foto abaixo). 

Ao se referir a Danilo Cabral, que ocupava a pasta e Planejamento e Gestão e a Evandro Avelar, agora ex-secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Câmara foi enfático: "Eles cumpriram o seu papel no Executivo e agora vão ajudar Pernambuco em outras frentes". Após 10 anos de contribuição no Executivo pernambucano, Danilo Cabral retorna a Câmara dos Deputados para defender os interesses da população e propor uma agenda positiva para o Brasil.

Empossado na Secretaria de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, afirmou que a nova função trouxe também novos desafios.  Já Marcelo Barros, agora, Secretário da Fazenda do Estado, afirmou que Pernambuco tem vocação para crescer e que o atual cenário econômico limitou algumas realizações. A cerimônia que deu posse aos três novos secretários, contou com as presenças entre outros, do vice-governador Raul Henry e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa.
.

Tocha Olímpica desembarca em Garanhuns na próxima segunda (30). Saiba quais ruas serão fechadas e quais serão os condutores

Comboio trazendo a chama olímpica chegará à cidade às 13h29min, mas o revezamento só tem 
início às 14h47min. Final do percurso será na Praça Mestre Dominguinhos. (Secom – PMG)

Na próxima segunda-feira (30), Garanhuns recebe o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O evento, que vai passar por mais de 300 municípios do Brasil, alcança 90% da população do país em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. Na “Cidade das Flores”, 13 pessoas devem conduzir a Chama Olímpica – maior símbolo das olimpíadas. Até o momento, o Comitê Olímpico relacionou onze condutores.

Semana passada, a Prefeitura de Garanhuns publicou no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, ementa que regulamenta o acesso a vias públicas durante o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O fechamento das vias – avenida Rui Barbosa, rua Marina Branco, avenida Júlio Brasileiro, rua 15 de Novembro, rua Dantas Barreto, rua Barão do Rio Branco, avenida Santo Antônio, Nilo Peçanha e avenida Afonso Pena – inicia às 22 horas do domingo, dia 29 de maio.

No período de fechamento, a circulação de veículos fica proibida. Os veículos que pertencerem a moradores das referidas ruas terão horário limite de utilização de 8h do dia 30. Após esse horário, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) está autorizada a retirar os veículos que estiverem obstruindo as vias. Os veículos recolhidos serão encaminhados ao depósito da autarquia.
.

O comboio trazendo a chama olímpica chegará à cidade às 13h29min, mas o revezamento só tem início às 14h47min, saindo da Praça Tavares Correia – área do Relógio de Flores – e seguindo, posteriormente, pelo seguinte roteiro: Avenida Rui Barbosa, Rua Marina Branco, Avenida Júlio Brasileiro, Rua 15 de Novembro, Rua Dantas Barreto, Rua Barão do Rio Branco, Avenida Santo Antônio, Rua Nilo Peçanha e por fim, a Chegada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no centro da cidade.

Ao decorrer da passagem do símbolo olímpico, as vias serão liberadas. De acordo com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), os ônibus coletivos, táxis e mototáxis poderão circular pelas principais vias da cidade, normalmente, até às 13 horas. Abaixo, você confere os nomes dos condutores em Garanhuns, da Tocha dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016:

Carlos do Amaral Tevano Simplício
Felipe Lima Pires Ferreira Dantas
Denivaldo de Paulo Ramos
Luiz Lima Gonzaga
Ítalo Cavalcanti Carvalho
Allysson Correia Brasil
Gilberto Pantoja Falcão
Narclébio do Amaral Rezende
Ademir Santos José
José Araújo Nilton
Hand da Silva Neris


          HUMOR: Enquanto isso na 87 FM, a Rádio jovem de Garanhuns, o Veio
          Jerimias já conduziu o “candieiro olímpico”, entre a cozinha e o banheiro.

   

TRÊS EDITAIS: Exército Brasileiro abre concurso e oferece mais de 1.000 vagas para formação de Sargentos de Carreira

São 1.070 vagas na área de Combatente Logística-Técnica e Aviação, sendo 1.000 para candidatos 
do sexo masculino e 70 vagas para candidatas do sexo feminino. (Apostilas Concursos BR).

O Exército Brasileiro divulgou a abertura de um novo concurso público da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), três editais foram divulgados para admissão nos cursos de  Cursos de Formação de Sargentos na área Combatente/Logística-Técnica/Aviação, área da Saúde e também na área de Música, para ingresso no ano de 2016, adquira sua Apostila Concurso EsSA 2016 para lhe auxiliar nos estudos.

Vagas: São 1.070 vagas na área de Combatente de Logística-Técnica e Aviação, sendo 1.000 para candidatos do sexo masculino e 70 vagas para candidatas do sexo feminino nos cursos de Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico (Armamento, Mecânico Operador), Manutenção de Comunicações e Aviação – Manutenção.

Das 135 vagas restantes: 70 são para Sargentos Músicos nos instrumentos de Clarineta (17), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (2), Flauta em dó/Flautim em dó (2), Oboé em dó/Corne-inglês (2), Saxhorne (10), Saxofone (7), Tuba (3), Trombone Tenor/Trombone Baixo (10), Trompa (2) e Trompete/Cornetim/Flueghorne (15); e 65 são para área da Saúde para curso de Técnico em Enfermagem, que exige ensino médio completo e curso técnico na área.

Concurso EsPCEx: A Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) abriu novo concurso público com 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino, destinadas à matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, as inscrições serão feitas até 28 de junho pelo www.especex.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 90 reais.

EDITAIS CONCURSO ESSA 2016:
          Edital 02/2016  Edital 03/2016  Edital 04/2016