quarta-feira, 27 de abril de 2016

Sábado (30) é dia de vacinação contra Influenza A H1N1 no Brasil

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a mobilização acontece também
No Espaço Colunata e na Praça da Fonte Luminosa. (Secom – PMG)

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada pelo Ministério da Saúde, realiza o Dia D no próximo sábado (30), numa mobilização nacional. Em Garanhuns, além da imunização estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o dia de mobilização acontecerá também no Espaço Colunata, no centro da cidade, e na Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Praça da Fonte Luminosa, das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 20 de maio.

O público-alvo da campanha nacional deste ano são crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós parto, profissionais da área da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

O objetivo da vacina é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

APELO: Álvaro Porto quer restauração do Parque de Exposição de Garanhuns e retomada da feira agropecuária na cidade

O apelo de autoria de Porto ressalta que a exposição é "a maior do Agreste Meridional e que o fim da 
feira de animais prejudica a pecuária, o comércio e o turismo da cidade de Garanhuns.

A Assembleia Legislativa aprovou o apelo feito pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSD) ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em favor da recuperação do Parque de Exposição Senador Paulo Guerra e a consequente retomada exposição de animais no município. O evento, segundo o deputado, é vital para a economia de todo Agreste Meridional uma vez que movimenta e incrementa negócios de toda a cadeia produtiva da bacia leiteira. 

Já publicada no Diário Oficial do Estado, a indicação de autoria de Porto ressalta que a exposição é "a maior do Agreste Meridional, envolvendo não só municípios de Pernambuco, mas de estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte", aspecto que atesta a relevância do evento. 

A feira reunia mais de cento e cinquenta expositores, contava mais de dois mil animais expostos e costumava atrair milhares de visitantes. Há cerca de cinco anos deixou de ser realizada, o que vem acarretando danos não só para pecuária, mas também para o turismo e o comércio de toda a região. De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, atualmente a área do parque de exposição está completamente abandonada, servindo apenas para abrigar os cavalos da Polícia Militar e para um restaurante privado. 

"Sem a realização da exposição de animais a população e os criadores da bacia leiteira do Agreste Meridional, uma das mais importantes do Estado de Pernambuco, que impulsiona a economia local, gerando milhares de empregos, ficam sem um evento de fomento às suas atividades". A expectativa agora é que o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns somem esforços para que o parque seja restaurado e exposição volte a ser realizada.
.

CORRIDA ELEITORAL: PTdoB/Garanhuns reúne cinco ex-vereadores para dar musculatura a busca por uma vaga na Câmara

Os ex-vereadores, Geraldo Lucena, Augusto Acioli, Geovane com Amor, Eraldo Caxiado 
e Júnior Negrão estarão na disputa em 2016 por uma vaga na Câmara pelo PTdoB.

Cinco ex-vereadores de Garanhuns estão filiados e devem disputar as eleições de outubro através do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), visando obter novamente assento no Parlamento local. A reunião do partido em torno desses cinco nomes objetiva dar musculatura a busca por uma vaga na Câmara em 2016. O deputado Federal, “Lulista” declarado, defensor ferrenho do Governo Dilma Rousseff e líder dos trabalhistas em Pernambuco, Silvio Costa, já deu seu aval e garantiu em off aos pré-candidatos, que todos farão parte de uma investida ousada que será empreendia pela primeira vez no município.

Os ex-vereadores de Garanhuns, Geraldo Lucena, Augusto Acioli, Geovane com Amor, Eraldo Caxiado e Júnior Negrão, estarão na disputa. Internamente, de acordo com o PTdoB, estes pré-candidatos vem sendo trabalhados para concorrerem em condições de paridade, o que de acordo com o presidente da legenda no município, o Major Lucena, poderá acarretar na eleição de dois pleiteantes. Apesar de investir nos experientes, os petebistas também trabalharão os recém chegados.

“Decidimos acolher novos candidatos e uni-los a nossa experiência tanto de Câmara, quanto de campanha. O cenário político exige adaptação. Contudo o PTdoB sempre trabalha uma via para que todos, sem exceção, tenham condições de disputar as eleições proporcionais de vereador em outubro, de forma paritária. Nossa perspectiva é que possamos fazer ao final da soma dos votos, pelo menos dois vereadores, considerando que estes podem ser eleitos com menos de mil votos”, defendeu Lucena em conversa exclusiva com o Blog do Gidi Santos.

O presidente do PTdoB é dissidente do Partido Verde (PV). Saiu de lá por uma indisposição da executiva estadual, onde os partidários de Garanhuns foram preteridos à outros, que de acordo com Lucena, não contribuíam efetivamente ao desenvolvimento com sustentabilidade em Garanhuns ou Região Agreste Meridional. Apesar de corroborar o apoio a candidatura do Atual Prefeito Izaías Régis Neto (PTB) à reeleição, Lucena e seu bloco atuam de forma independente, razão pela qual não devem coligar com o PTB de Régis em outubro na chamada "eleição proporcional" onde figuram as candidaturas dos vereadores.

Sobre o PTdoB, ele é um partido organizado por dissidentes do PTB em 1989. Seu número eleitoral é o 70 e seu registro definitivo foi obtido no ano de 1994. Desde 1990 os trabalhistas disputam as eleições brasileiras, utilizando como símbolo um coração. Atualmente no país, o partido possui 19 Deputados Estaduais, 26 prefeitos, 36 vice-prefeitos e 536 vereadores. Segundo dados do TSE, o PTdoB conta atualmente com cerca de 170 mil filiados espalhados por todo o Brasil.

AO GOVERNO DO ESTADO: Mário Faustino e grupo de empresários reivindicam construção do Hospital Mestre Dominguinhos

Nessa labuta (a de pagar o terreno e de erguer o hospital), Faustino não está sozinho. Ele
conta com um grupo de empresários garanhuenses solidários a questão.

O empresário e ex-vereador de Garanhuns Mário Faustino (no centro da foto) é mesmo combativo, um verdadeiro aguerrido por sua cidade. Não bastasse suas três legislaturas como parlamentar, exercendo inclusive a presidência da Câmara, ele ainda gera emprego e renda, através de suas empresas instaladas aqui no município. Inquieto com as questões políticas sociais, Faustino é hoje, além de filiado, um dos membros da comissão do PSB/Garanhuns, o que lhe garante maior representatividade junto ao Governo e ao Governador Paulo Câmara.

Promessa de campanha, do á época, candidato, hoje Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o Hospital Regional Mestre Dominguinhos, previsto para ser construído as margens da BR 423, está na mira de reivindicações de Mário. É que de acordo com ele, o terreno que servirá de espaço à construção ainda não foi pago. Em razão disso ele tem empreendido algumas visitas ao articulador para o Agreste da Casa Civil, Sandoval Cadengue, bem como ao titular da pasta, Antônio Figueira.

As visitas, sempre no sentido de encontrar uma resolução para a questão, vem ocorrendo com frequência e segundo Mário tendem a um desfecho favorável, já que o Governo do estado tem colocado a saúde como prioridade nesses primeiros dois anos de gestão Paulo Câmara. A unidade de saúde, que será de abrangência regional, foi uma das primeiras promessas do governador em 2013. Segundo ele, a obra não foi iniciada por conta da crise que grassa o país. 

"Estamos em uma situação de contenção de recursos onde a prioridade é cuidar dos hospitais já existentes, mas tão logo a situação melhore, retomaremos com o projeto de construir o Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns. Como medida paliativa, o Hospital Dom Moura vai receber novos profissionais de saúde que trarão uma melhoria na qualidade do serviço", disse o governador em recente entrevista.
.

Nessa labuta (a de pagar o terreno e erguer o hospital), Faustino não está sozinho. Ele conta com um grupo de empresários garanhuenses solidários a questão. Desde 2013, quando o estado era gerido pelo então Governador e candidato a Presidência da República, Eduardo Campos, Mário já atuava numa frente de negociações, cujo objetivo era a implantação do Hospital aqui na cidade. Segundo o governo do estado, a obra, após conclusão, ocupará uma área construída de 12 mil metros quadrados e atenderá as emergências adulto e pediátrica. 106 leitos estarão disponíveis e ainda de acordo com o Governo de Pernambuco, um bloco cirúrgico, bem como o serviço de atenção de enfermaria serão oferecidos.

     Segundo a gestão Paulo Câmara, serão colocadas em prática, após a construção do hospital, ações que visam humanizar e aproximar o serviço de saúde para a população mais carente, especialmente a do interior, a exemplo dos programas: Doutor Chegou, com mutirões de cirurgias, consultas e exames; Medicamento em Casa, que levará o remédio aos domicílios de pacientes com mobilidade comprometida; e a ampliação do Pernambuco Conduz. Com a construção do "Mestre Dominguinhos", a cidade e a região Agreste ganham em potencial no atendimento médico de saúde, já que na unidade serão contempladas as demandas de alta complexidade, desafogando assim, o Hospital Regional Dom Moura, que ficará dedicado aos casos de baixa complexidade.

Cirlene Leite vai acumular pasta da Juventude em Garanhuns

A partir de agora e até fim das eleições de 2016, Cirlene Leite estará cumulando a pasta de 
Juventude com a de Cultura comandada por ela no Governo Municipal de Garanhuns.

A portaria de n° 704/2016, publicada no Diário Oficial dos Municípios/Amupe, designa a atual secretária de Cultura Cirlene Leite da Silva, como ocupante interina da pasta de Juventude. O ex-secretário da Juventude, Pedro Passos, pediu recentemente exoneração do cargo para concorrer a uma vaga no Poder Legislativo nas eleições deste ano.

Cirlene, que é formada em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Metodista – IMES – São Bernardo do Campo – SP, passou pelas redações da TV Pernambuco, TV Jornal e Rede Globo Nordeste, também tendo atuação na área de Assessoria de Comunicação com passagem pelo Clube Náutico Capibaribe, Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

A partir de agora e até fim das eleições Cirlene estará cumulando a pasta de Juventude do Governo Municipal de Garanhuns. Afrente da Secretaria de Cultura, Cirlene vem executando desde 2014 as edições do Festival Viva Dominguinhos, o Projeto Roda de Sanfona, bem como ações de incentivo a cultura local.

NO MÊS DE ABRIL: Deputado João Eudes vem a Garanhuns e fortalece a pré-candidatura a Prefeito de “Walter da Celpe”

Pré-candidato a Prefeito de Garanhuns pelo PDT, “Walter da Celpe”, correligionário do 
deputado estadual João Eudes, foi o anfitrião da visita, ocorrida no mês de abril

O Deputado estadual pelo Partido Republicano Progressista (PRP),  João Eudes, que por duas ocasiões foi Prefeito da cidade de Pesqueira, esteve em Garanhuns neste mês de abril. A visita proposta desde março, protagonizou o fortalecimento da pré-candidatura a Prefeito do engenheiro e empresário do ramo elétrico Walter Couto, o popular “Walter da Celpe”, além de avolumar musculatura a “chapinha”, que vem sendo formada através da coligação defendida por Walter, onde o PRP e PDT serão os protagonistas.

Recentemente, numa ofensiva cujo objetivo era defender a coligação, Couto acabou migrando da presidência do PRP para a do Partido Democrático Trabalhista (PDT), cuja liderança e presidência no estado é exercida pelo deputado federal Wolney Queiroz. Com a ida de Walter para o PDT, assumiu a presidência do PRP em Garanhuns o Pré Candidato a Vereador Carlos Alberto de Oliveira.

No segundo sábado de abril, o PDT/Garanhuns realizou o “Agenda 12”. A cohab II, um dos maiores redutos eleitorais da cidade foi o primeiro bairro escolhido pelo partido, que promoveu na ocasião uma palestra para filiados e lideranças sobre legislação e marketing eleitoral. Outro tema debatido no Agenda 12 foi o Programa de Governo do Partido, neste caso, do pré-candidato Walter Couto, que contempla ações de educação, cultura, saúde, segurança, ações sociais, geração de emprego e renda, turismo e agricultura.

Também no Agenda 12 o Deputado João Eudes falou sobre seus projetos para o Agreste Meridional, de sua participação na presidência da Comissão da Água da Assembleia Legislativa e ainda reservou tempo para mencionar a parceria que objetiva viabilizar mais de 250 cirurgias de cataratas para pessoas carentes. Com isso João Eudes e Walter vem montando aos poucos seus redutos e lideranças em Garanhuns, a exemplo da Cohab II, que nesta primeira reunião fez contar a presença de cerca de cem pessoas.
.