terça-feira, 19 de abril de 2016

REPERCUTE AGORA: Polícia Federal apura denúncia de compra de votos no processo de impeachment na Câmara

Vice-presidente Michel Temer teria prometido que se o impeachment fosse aprovado,
ele conseguiria parar os desdobramentos da Operação Lava Jato. (Fonte: www.escom.com.br)

A Polícia Federal já iniciou o processo de apuração de dados relativas as suspeitas de compra de votos de deputados dentro do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), aprovado em sessão deste domingo (17), na Câmara. O início da investigação foi determinado pelo ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

A PF investiga possível crime de corrupção passiva por parte dos deputados, e que levanta suspeita sobre negociações envolvendo a Operação Lava Jato. Uma conversa de Whatsapp do deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), vazada também neste domingo (17), traz uma revelação que, se confirmada, pode dar uma reviravolta no cenário político do País.

Na conversa com um interlocutor não identificado, Cabuçu Borges revela que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) teria prometido que se o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff fosse aprovado no Congresso, ele conseguiria parar os desdobramentos da Operação Lava Jato. Segundo a conversa vazada, diante da dúvida do interlocutor, o deputado Cabuçu Borges disse que Temer o colocou com “chefes do MP e Judiciário”, e confirmaram. Segundo o Diário do Centro do Mundo, Cabuçu Borges não negou a autenticidade da conversa.

A intervenção nas implicações da Operação Lava Jato é uma das acusações de deputados da base governistas aos aliados de Eduardo Cunha e Michel Temer. Além disso, o juiz Sérgio Moro já anunciou que irá encerrar as investigações em dezembro deste ano.

                                                 Confira a conversa:

DE 21 A 23 DE ABRIL: Programação do Festival Viva Dominguinhos

Festival começa nesta quinta-feira, 21 de abril com a banda Forró Pesado abrindo os trabalhos. (Secom – PMG)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS 
2016 NA PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS:

QUINTA-FEIRA – 21/04:
- Forró Pesado/Garanhuns
- Cristina Amaral
- Quinteto Violado
- Jorge de Altinho

SEXTA-FEIRA – 22/04:
- Mourinha do Forró/Garanhuns
- Flavio Leandro
- Waldonys
- Dorgival Dantas

SÁBADO – 23/04:
- Kiara Ribeiro /Garanhuns
- Maciel Melo
- Elba Ramalho
- Flavio José

PROGRAMAÇÃO PALCO COLUNATA:

1)    SEXTA-FEIRA – 22/04
10h – Banda do 71-BIMTz – “Concerto para Dominguinhos”
11h- Mateus Cordeiro e Deivinho
12h30- Banda Forró Total e Bezerra da Gaita
14h- Grupo Cultural Luar do Sertão/Custódia “Dominguinhos, do luar ao sertão
15h30- Daniel Gouveia
17h- Genaro

2)    SÁBADO – 23/04
9h30- Os Coroas do Forró
10h40- Lucas do Acordeon e Banda
11h50- Ananias Junior e Convidados
13h- Projeto RODA DE SANFONA:
Participações: Orquestra de Sanfonas de Garanhuns; Messias da Sanfona; Severino da Sanfona; Canarinho e Beija-Flor; Zé Gago; Genivaldo/Brejão; Cícero Basílio/Correntes; Zezinho Barros; Cloves, do Trio Asa Branca; Zuza/Forró Pé Quente; Walmiro Sobral/Forró Fênix.
15h30- Nando Azevedo
17h- Rogério Rangel

PROJETOS:
1)    Workshop “Desmistificando a Sanfona”
Local: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares
Prof. Eder Santos Batista e alunos da Escola de Sanfonas Mestre Dominguinhos/Garanhuns
Entre os dias 28/03 a 12/04

2)    Intervenção Urbana “Dominguinhos em Quadros”
Local: Casarão de Ferreira Costa – Av. Rui Barbosa.
Artistas plásticos: Espedito Dias e Rubens Costa
De março/2016 a dezembro/2016

3)    Caminhada do Forró Viva Dominguinhos
Concentração: Praça da Fonte Luminosa
Data: sábado, 23/04 – 9h30
Atrações: Trio Forró Pé de Serra; Associação dos Bacamarteiros/São João; Banda de Pífanos Esquenta Mulher/ Lajedo; Grupo Cultural Flor de Mandacarú/ Iati e Grupo Cultural Valentes do Xaxado/Garanhuns.

DOMINGUINHOS EM QUADROS: Cantor que dá nome a Festival ganha vida através de pinturas de artistas locais

De acordo com a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, o projeto "Dominguinhos em Quadros"
é uma forma de valorizar o trabalho do cantor e resgatar o interesse local pela cultura. (Secom-PMG)

Transferindo para a pintura a essência do trabalho de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, dois artistas plásticos de Garanhuns, Agreste pernambucano, contribuíram, neste ano, com a execução do projeto de intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros”. O resultado está à mostra nos muros do Casarão de Ferreira Costa, na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. A ação faz parte da proposta da terceira edição do Viva Dominguinhos – evento que acontecerá de 21 a 23 de abril na cidade.

Com o intuito de aproximar os garanhuenses da história desse grande artista, Rubens Costa e Espedito Dias ilustram com tinta algumas imagens e letras de músicas, que retratam a história de vida e da obra de Dominguinhos. O projeto, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, teve início no ano passado e ganhou repercussão positiva entre moradores e turistas. Os trabalhos são dos artistas plásticos Expedito Dias (foto abaixo) e Rubens Costa.

De acordo com a sempre eficiente secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, o projeto é uma forma de não somente valorizar o trabalho de Dominguinhos, mas também de resgatar na população o interesse pela cultura local. “Mais uma vez estamos realizando o projeto Dominguinhos em Quadros. O melhor dessa iniciativa é somar manifestações culturais, nesse caso com a pintura, indo além do lado musical do evento. É fazer com que a herança que ele nos deixou seja valorizada, levando reflexão e discussão sobre a história dele”, pontua a titular de pasta.

A terceira edição do Viva Dominguinhos começa na próxima quinta-feira (21). Os shows musicais acontecem no Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, sempre pela manhã e à tarde; e na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo do evento.
.

EM DEFESA DOS IDOSOS: Requerimento de Nelma deve se tornar Lei beneficiando pessoas de terceira idade

Depois do apelo da vereadora Nelma Carvalho ainda em 2015, o Governo Municipal parece 
finalmente ter se dado conta da urgente necessidade dessa política pública.

A vereadora pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Nelma Carvalho apresentou em 2015, requerimento junto a Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns pleiteando ao Governo Municipal o que concerne a regularização do Fundo Municipal do Idoso, em conformidade com o Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta do Ministério Público de Pernambuco, TAC de n° 04/2014.

A justificativa, à época apresentada no requerimento de Nelma, considerava que com a medida de regulamentação do Fundo Municipal, recursos poderiam ser captados através do Fundo Nacional do idoso, sendo possível assim a atuação junto a políticas públicas no que se refere ao financiamento de projetos nas áreas de assistência social, cultura, educação, esportes, justiça, saúde e transportes para pessoas de terceira idade.

Depois do apelo da vereadora em 2015, o Governo Municipal parece finalmente ter se dado conta da urgente necessidade dessa política pública, já que de acordo com um recente Projeto de Lei Municipal, a prefeitura autoriza a dotação orçamentária anual de 5% para assistência ao idoso. Trata-se do Projeto de Lei nº 021/2016, que inclusive, já passou nas comissões da Casa Raimundo de Moraes, vindo ao plenário da Câmara na última quarta-feira (13), onde foi aprovado em primeira votação, seguindo agora para uma segunda, em reunião ordinária que ocorrerá na próxima quarta-feira (20), onde tende a ser aprovado.

Em seu perfil de uma rede social, a vereadora comemorou a chegada do projeto a Câmara e sua consequente aprovação: “com muita alegria recebemos na Câmara o Projeto de Lei de n° 021/2016 que autoriza a dotação de 5% anual do orçamento do Município para assistência ao idoso. Esse repasse tem o intuito de promover melhores condições em busca da proteção aos idosos do nosso Município. Mais uma conquista para a nossa população fruto do nosso trabalho.”