quarta-feira, 13 de abril de 2016

EM GARANHUNS: Caminhão Pipa do Vereador Alcindo Correia é incendiado em São Pedro na noite desta quarta-feira, 13 de abril

De acordo com informações de populares do distrito do São Pedro,
no momento do incêndio o caminhão pipa encontrava-se parado em um lava jato.

Um caminhão pipa de propriedade do vereador Alcindo Correia de Melo, utilizado para entrega de água gratuíta aqui em Garanhuns, foi incendiado na noite desta quarta-feira, 13 de abril, no Distrito de São Pedro. Não se sabe ainda ao certo, se o incêndio foi criminoso, todavia a hipótese não deve ser descartada. Segundo informações do próprio Alcindo, o fogo teria iniciado por volta das 18 e 30 da noite, sendo controlado logo em seguida por alguns populares; motivo pelo qual não foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco aqui em Garanhuns, o CBMPE.

De acordo com informações colhidas através de populares do distrito do São Pedro, no momento do incêndio o caminhão encontrava-se parado em um lava jato. A polícia Militar de Pernambuco foi acionada e esteve no local, realizando os procedimentos preliminares de praxe. Um boletim de ocorrência foi registrado e a partir deste, uma investigação será iniciada. Indagado se o incêndio poderia ter ligação com as denúncias apresentadas no caso que ficou conhecido como “caixa preta da Câmara de vereadores”, Alcindo relatou que esse pressuposto não deve ser afastado. 

        Em um grupo de relacionamento, o vereador claramente abalado desabafou sobre sua perda: “um caminhão que comprei com muito sacrifício e que nem terminei de pagar, vocês acreditam nisso?”. Ainda de acordo com Alcindo o estado do caminhão é de aparente perda total.
.

DE 14 A 29 DE ABRIL: Governo de Pernambuco através da Secult-PE e Fundarpe abre convocatória para o FIG 2016

Para participar, é necessário acessar a Convocatória, preencher o formulário específico e 
apresentá-lo, juntamente com a documentação exigida, entre os dias 14 e 29 de abril.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, convida artistas e produtores culturais a inscreverem propostas de programação para o 26º Festival de Inverno de Garanhuns. Consolidado no calendário cultural pernambucano, o FIG 2016 acontecerá na segunda quinzena de julho, com atividades de fruição e formação em todas as linguagens artísticas e áreas culturais.

A programação vai abranger oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, palestras, debates, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural, entre outras atividades. Para participar, é necessário acessar a Convocatória, preencher o formulário específico e apresentá-lo, juntamente com a documentação exigida, entre os dias 14 e 29 de abril. Serão aceitas propostas via Sedex, desde que enviadas até a data limite para inscrição. Os documentos relacionados à convocatória estão disponível neste link:

          http://www.cultura.pe.gov.br/editais/fig-2016/.

Mário Faustino Trabalha para que água da adutora Garanhuns/Jucati chegue as comunidades rurais da cidade

O projeto de Faustino será encaminhada através de Sandoval Cadengue a Antônio Figueira, 
atual Secretário da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco.

Com o abastecimento d´água prejudicado há dois anos, a cidade de Jucati, no Agreste Meridional de Pernambuco, será contemplada com uma obra de emergência no valor de 11 milhões de reais para resolver o problema de desabastecimento. O projeto consiste em uma interligação da rede de Jucati com o sistema de abastecimento de Garanhuns sustentado pelas Barragens de Inhumas e Cajueiro.  A informação foi dada no mês de março, pelo secretário Nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira, ao presidente da Compesa, Roberto Tavares.  Ao todo serão destinados 33 milhões de reais para Pernambuco. O recurso foi conseguido pelo Governador Paulo Câmara como fruto de um compromisso firmado entre  ele e a presidenta Dilma Rousseff .

Além de Jucati, a verba vai contemplar também os municípios de Jupi, Itaíba e Surubim.  O município de Jupi receberá água a partir da barragem de Pau Ferro, localizada em Quipapá. Também será feita uma obra para atendimento de uma parte da zona rural de Itaíba, que hoje não é abastecida  pela Compesa e se encontra sem alternativas. A Compesa ainda não deu detalhes de como a obra emergencial que vai levar água de Garanhuns para Jucati será operacionalizada.

Nesse contexto aparece o ex-vereador de Garanhuns e membro da comissão atual do PSB local, Mário Faustino (foto acima de branco), que através de um projeto de sua autoria, trabalha junto a Casa Civil do Governo Paulo Câmara, para que algumas comunidades rurais de Garanhuns possam ser alcançadas com parte desta água, já que de acordo com ele, a estrutura da adutora Garanhuns/Jucati, passará necessariamente por comunidades locais, caso por exemplo de São Vicente, Papa Terra, Povoado Cachoeirinha do Francisco e do distrito de São Pedro.
.

O projeto de Faustino será encaminhada através de Sandoval Cadengue a Antônio Figueira, Secretário da Casa Civil do Governo do Estado. A ideia, de acordo com Mário é que a vinda dessa água possa gere um incremento para que o homem do campo possa atuar de forma a produzir para comercializar, ao invés de apenas para consumo próprio. Ao falar com exclusividade ao Blog do Gidi Santos, Mário defendeu uma política pública de valorização aos trabalhadores do Campo. Criticou a atual gestão e disse que o Governo Izaías esqueceu das famílias da zona rural.

Na quinta-feira (7), uma comitiva composta pelo ex-vereador Mário Faustino e pelo pré-candidato a vereador Ricardo Marques de Noronha (PSB) esteve na sede da Compesa em Garanhuns (foto acima). Os dois estiveram em uma reunião com o Gerente Regional, Igor Galindo e com o Coordenador do órgão em Garanhuns, Ednaldo Peixoto, para levar uma solicitação que trará benefícios no abastecimento de água para algumas localidades de Garanhuns e região.

Já na segunda-feira (11) a comitiva, desta vez formada por Mário Faustino, Júlio César Sampaio e Ricardo Marques de Noronha, esteve com o Gerente da Casa Civil de Pernambuco Sandoval Cadengue, para viabilizar o fornecimento de água da Compesa para as comunidades rurais de Garanhuns. Zé de Bié, Eraldo Caxiado e Artur Moura não estiveram presentes, todavia também fazem parte do projeto.

Livro "ISSO QUE ESCORRE" do escritor Wagner Marques será lançado no próximo dia 14 de abril em Garanhuns

Na opinião do jornalista Jodeval Duarte, que assina a orelha do livro, a construção
das personagens, entre outros aspectos, merece um olhar cuidadoso.

Será realizado no próximo dia 14 de abril, às 20h, em Garanhuns (PE), na Unidade Executiva do Sesc, o lançamento do livro Isso que escorre, do escritor Wagner Marques (foto). Livro que recebeu “Menção honrosa” no III Prêmio Pernambuco de Literatura (2015), realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, Isso que escorre é o primeiro livro do autor. Essa obra literária reúne 15 contos, nos quais a sombra das várias formas da tragédia humana emerge com seu teor próprio e busca levar o leitor a trilhar por enredos com desfechos abruptos. 

Na opinião do jornalista Jodeval Duarte, que assina a orelha do livro, a construção das personagens, entre outros aspectos, merece um olhar cuidadoso. “Há frases curtas e cortantes, imagens originais na construção de uma visão de mundo diferenciada em um personagem diferenciado, com uma sensibilidade que o autor contamina com o realismo que – como promete o título da obra – “escorre” na pior das fórmulas, a violência, compensada pela luz e pelas cores humanas que ele cria em torno do personagem central e suas angústias”, pontua Jodeval.

Wagner Marques nasceu em Garanhuns e é formado em Letras. Tem Especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa e já atuou no jornalismo. Realizou alguns eventos literários. É escritor e, nas horas vagas, servidor público federal. Por fim, lê para viver. 

Contato:
Fone: (87) 99911-8284 / 98113-6563