sexta-feira, 8 de abril de 2016

OPORTUNIDADE: Agência do Trabalho em Garanhuns oferece vagas com salário de até R$ 1.800 reais

Os interessados em concorrer as vagas ofertadas a partir de segunda-feira (11) devem se 
dirigir a um dos postos de atendimento da Agência do Trabalho aqui em Garanhuns.

A Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco, divulgou as vagas de empregos disponíveis em Garanhuns para próxima segunda-feira (11). De acordo com a publicação da Secretaria, 3 vagas são oferecidas para Agente de Microcrédito, sendo exigências para ocupação do posto: ensino médio completo e quatro (4) meses de experiência comprovada através da Carteira de Trabalho (CTPS). O Salário oferecido é de R$ 1.800 reais.

Já para o posto de Chefe de Manutenção Eletromecânica, há uma vaga; e as exigências são: ensino médio completo e seis (6) meses de experiência comprovada através da Carteira de Trabalho (CTPS). Para este caso, a Secretaria não informou o salário que será oferecido.

Para os interessados em concorrer as vagas ofertadas a partir de segunda-feira (11), eles devem se dirigir a um dos postos de atendimento da Agência do Trabalho aqui em Garanhuns, situados, um na rua Amaury de Medeiros, nº 20, Heliópolis e outro, na Avenida Lions Clube, 305, Aloísio Pinto, no Expresso Cidadão, que funciona das 07 às 18 horas, de segunda à sexta e nos sábados das 8h às 14 horas. Mais informações você consegue no: 3761-8331 e/ou 3761-8332.

QUADRO DE VAGAS PUBLICADO PARA SEGUNDA-FEIRA (11)

SOB SUSPEITA: Outra proposta de Izaías para doação de terreno é questionada. Agora é a vereadora Nelma quem contesta

Depois de Sivaldo Albino levantar suspeitas sobre a doação de um terreno à uma empresa 
de medicamentos, foi a vez da vereadora Nelma Carvalho seguir a mesma linha.

Apesar de o Governo Municipal de Garanhuns afirmar que todas as doações feitas pelo poder executivo estão dentro do que prevê a Lei Municipal nº 4062/2014; Lei esta responsável por reger essas ações, a bancada oposicionista na Câmara e Vereadores não tem dado trégua e continua "disparando" em direção ao Palácio Celso Galvão questionando projetos, cujos objetivos são doações.

Bastou Sivaldo despertar suspeitas sobre a doação de um terreno à empresa de medicamentos Odontomédica, que a vereadora Nelma Carvalho, por sua vez, fez a sua parte, legislando de maneira a fiscalizar essas ações do executivo. A parlamentar também pediu vistas de um projeto de doação de um terreno. Nelma contesta a proposta de Lei nº 19/2016, que tem como objeto doar uma área de 1.844 metros quadrados, localizado no Loteamento São Carlos no bairro Severiano de Moraes Filho para a Empresa GAMEL Garanhuns Metalúrgica LTDA.

       Estranhamente, de acordo com Nelma, a empresa recebeu seu Alvará de licença para exercício de sua atividade no dia 16 de março de 2016, sendo que, logo após, já no dia 23 do mesmo mês e ano, o Prefeito encaminhou o Projeto para doação. A vereadora questiona e através de nota enviada a imprensa ela enumera os pontos que devem ser analisados.

Confira, abaixo, na íntegra, a nota enviada por Nelma aos
meios de comunicação sobre a proposta de doação.

"O Prefeito de Garanhuns Sr. Izaias Régis encaminhou projeto de lei nº 19/2016 que tem como objeto doar uma área de 1.844 m² localizado no Loteamento São Carlos no bairro Severiano de Moraes Filho para a Empresa GAMEL, Garanhuns Metalúrgica LTDA. Diante disso, solicitei vistas ao Projeto para analisarmos e discutirmos com a comunidade a viabilidade dessa doação. Os meus questionamentos são devidos a área que irá ser doada ser destinada para construção de uma Praça de uso da população e não para se tornar um bem privado. Um episódio que chama atenção é que a empresa beneficiaria desta doação recebeu seu Alvará de licença para exercício de sua atividade no dia 16 de março de 2016, e logo após isso no dia 23 do mesmo mês e ano, o Prefeito já encaminhou Projeto para doação.

Outro fato que me chamo atenção é que a Metalúrgica funciona num Prédio Residencial na Avenida Rui Barbosa. Moradores da Loteamento São Carlos mantiveram contato comigo, e diante disso estive presente a uma reunião realizada na última quinta feira (07/04/2016-foto abaixo) para consultar a população sobre esta doação. A reação dos moradores foi totalmente contrária a essa doação, uma vez que essa área é destinada para construção de uma praça, PSF ou mesmo Academias de Saúde que venham a proporcionar melhor qualidade de vida daqueles moradores.

Os moradores também questionaram que no momento que foram adquirir seus lotes na imobiliária, foram informados que o referido Loteamento teria áreas para equipamentos e áreas verdes para se manter o equilíbrio ambiental. Quero informar aos moradores que só irei votar a favor em matérias que forem de interesses da comunidade e também solicitar da Prefeitura que antes de enviar esses projetos para a Câmara Municipal consultem primeiro a população, para que as mesma não seja penalizada.

vereadora Nelma Carvalho (PSB)
.
.
.

RESPOSTA DO GOVERNO DE GARANHUNS - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que as condições para a Doação obedecem a Lei de Doação 4062/ 2014. Ainda segundo a Pasta, “esta mesma Lei não prevê a consulta popular, visto que a Comissão de Justiça na Câmara já faz esse papel”.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o Alvará está com data de 16 de março já que essa foi a data de renovação do mesmo. Todavia, segundo o Gestor, “nada impede que seja aberta uma nova Empresa para doação, desde que cumpra os requisitos legais”. Geandré ressalta ainda que a área em questão não é destinada à Praça e não se trata de uma área verde, estando em conformidade com a Lei 4062/2014.

Decreto Agrário da Presidência da República traz esperança para terras de Manari, no Estado de Pernambuco

Decreto que autoriza a negociação por parte do INCRA foi baixado no 
último dia 1 de abril pela Presidente Dilma Rousseff.

No último dia 1 de abril de 2016 foi baixado o decreto lei pela Presidente Dilma Rousseff que autoriza a negociação por parte do INCRA das terras da fazenda Lagoa da Vaca, a cerca de 7 km da sede do município da cidade de Manari, Pernambuco.

       A terra pertencente atualmente ao Sr. José “de Pedrinho”, tem sido alvo de disputa nos últimos anos pelo MST, (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Na manhã desta quinta feira, dia 07 de abril, 63 famílias voltaram a ocupar a sede da fazenda, local onde será implantado o assentamento Terra Prometida.

Segundo o coordenador estadual Fábio Júnior, o popular “Santo”, os trabalhadores deverão a partir de agora somente aguardar a negociação e a emissão de posse da referida área. ( Fonte: Isaías Ramalho )

PROCESSO SELETIVO: Marinha do Brasil bre inscrições para 36 vagas na Graduação da Escola Naval

As vagas exigem que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 22 anos,
e são destinadas à formação de Oficiais. (Fonte: Site Aprova Concursos)

A Marinha do Brasil abre as inscrições na segunda-feira (11) do processo seletivo para Aspirante da Escola Naval nos Cursos de Graduação da Escola Naval. São 36 vagas, sendo 24 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, para o Corpo de Intendentes.

O ciclo escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de 4 anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. O curso é gratuito e o aluno recebe alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

As vagas exigem que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 22 anos, e são destinadas à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM). Faça sua inscrição a partir de segunda (11), acessando o site: www.marinha.mil.br.

NA CÂMARA DE VEREADORES: Sivaldo questiona doação proposta por Izaías e pede vistas a Projeto de Lei

Albino denuncia, entre outros, que espaço pretenso a doação, está classificado como área verde, 
e que portanto, não poderia ser doado, uma vez que irá afetar o meio ambiente.

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Garanhuns, Sivaldo Albino (PPS), pediu vistas a um projeto de Lei encaminhado pelo executivo local. A proposta promovida pelo Governo de Município, através do Prefeito Izaías desafeta bem imóvel da municipalidade para doação. De acordo com o parlamentar, há inúmeras disparidades entre o projeto produzido pela gestão municipal à Câmara, e as reais necessidades da proposta apresentada pela empresa beneficiária. 

       A ofensiva de Sivaldo no Parlamento faz frente ao o Projeto de Lei nº 15/2016. Nele Izaías pretende doar uma área no loteamento Arco Íris de 4.227,99m² à Odontomédica Comércio e Representação de Medicamentos Ltda EPP. A concessão é para que a empresa implante uma unidade aqui na cidade. De acordo com o projeto desenvolvido pela Odontomédica, 30 empregos, entre diretos e indiretos, durante as fases de construção e operação, serão gerados no município.

      Todavia, diante da proposta, Albino chama atenção para uma fato que causa estranheza. É que em sua Carta de Intenção, a empresa informa que pretende executar um Projeto em que irá construir uma área coberta de 450 metros quadrados, e outra descoberta de 150m², totalizando assim 600m². Apesar disso, o Projeto do Governo Izaías pretende doar a referida, 4.227,99m², ou seja 3.627,99m² há mais do que fora solicitado.

      Albino denuncia ainda que o espaço pretenso a doação, está classificado como área verde, e que portanto, não poderia ser doado, uma vez que irá afetar o meio ambiente. Outra questão, segundo o líder da oposição na Câmara em Garanhuns é que nenhum morador da localidade foi consultado sobre a doação, vez que isso irá interferir radicalmente no cotidiano dos mesmos. 

       No Facebook Sivaldo postou: “Irei consultar a Secretaria de Meio Ambiente e a Promotoria Pública sobre essa ação do executivo através do senhor Prefeito Izaías Régis. Sou contra a essa prática de doação do Patrimônio Público da sociedade, sem uma consulta direta e critérios que devem ser usados do interesse da coletividade”. 

GEANRÉ NOGUEIRA RESPONDE SIVALDO:

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, registra em resposta aos questionamentos do vereador Sivaldo Albino (PPS) que todas as doações propostas pelo executivo local seguem o previsto na Lei Municipal nº 4062/2014.

    Sobre o termo “área verde”, essa foi uma denominação dada pelo Projetista do Loteamento e que a localidade citada não se configura como Área de Preservação Ambiental. O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico também ressalta que a área doada é calculada de acordo com questões técnicas, bem como que a Lei nº 4062/2014, não sendo necessária assim, consulta direta aos moradores. O Projeto, de acordo com Geandré, será retirado de pauta na Câmara para uma análise mais detalhada da área a ser doada.
.

SELEÇÃO SIMPLIFICADA: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco oferece 374 vagas para professores

Resultado preliminar será divulgado no dia 03 de maio e os candidatos podem entrar
com recursos entre os dias 04, 05 e 06 do mesmo mês. O resultado final sai dia 12. (SEE)

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) abriu processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores de nível superior. A seleção  preencherá 374 vagas distribuídas em disciplinas da base comum. Para a GRE do Agreste Meridional, as vagas são para os municípios de Bom Conselho, Garanhuns, Lajedo e São Bento do Una. As inscrições seguem até o dia 17 de abril e estão sendo feitas, exclusivamente, pelo site da Secretaria de Educação (SEE).

O processo seletivo simplificado será realizado em uma única etapa usando como critério, de caráter classificatório e eliminatório, a análise da experiência profissional e de títulos dos candidatos. Os contratos terão vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e as vagas serão distribuídas em todo o Estado, atendendo a necessidade de cada Gerência Regional de Educação (GRE).

O resultado preliminar será divulgado no dia 03 de maio e os candidatos podem entrar com recursos entre os dias 04, 05 e 06 do mesmo mês. O resultado final será disponibilizado no dia 12 de maio. Todas as etapas do processo seletivo poderão ser acompanhadas no site da Secretaria de Educação do Estado (SEE).

Confira aqui o edital.

DE PASSAGEM PELA REGIÃO: Ministro Armando Monteiro visita o Agreste Meridional nesta sexta-feira (8)

Visita do Ministro Armando Monteiro ao Agreste conta com 8 cidades no roteiro.

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), estará visitando os municípios de Garanhuns, Brejão, Saloá e Paranatama nessa sexta-feira, dia 8.

Acompanhado pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), além de Prefeitos, Vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a microrregião, Monteiro inicia a sua agenda em Arcoverde, a partir das 10h45min. De lá, o Ministro segue para Brejão, onde a partir das 14h, almoça com o Prefeito Ronaldo Ferreira (PTB) e com o pré-candidato a Prefeito Janduy Bezerra (PTB), além de diversas lideranças da região na Fazenda Bananeira. A agenda de Armando Monteiro no Agreste ainda conta com visitas a Saloá, a partir das 17h, e a Paranatama, com chegada àquele Município prevista para as 19h.

De acordo com informações do Prefeito Izaías Régis, o Ministro pernoita em Garanhuns, onde jantará com Régis e membros do grupo político do Petebista, seguindo na manhã desse sábado, dia 9, para os municípios de Caruaru, Sairé, Bonito e Agrestina, onde cumpre agenda de visitas a correligionários e autoridades locais.