quinta-feira, 31 de março de 2016

LUTA DA VEREADORA NELMA DESDE 2014: Sancionada lei que amplia a licença maternidade para 180 dias

A normativa irá restabelecer um direito modificado em março de 2014, após notificação 
do Ministério da Previdência Social (Lei de número 3891 do ano de 2013).

O Prefeito Izaías Régis sancionou, na última quinta-feira (31), a lei de número 4247/2016 que amplia a licença maternidade para 180 dias. O princípio legal será publicado na próxima segunda –feira (04) no Diário Oficial dos Municípios/Amupe.  A normativa irá restabelecer um direito modificado em março de 2014, após notificação do Ministério da Previdência Social (Lei de número 3891/2013).

VEREADORA COMEMORANDO -  Quem está comemorando a conquista para as trabalhadoras garanhuenses é a combativa, aguerrida vereadora pelo PSB em Garanhuns, Nelma Carvalho, já que se não fosse sua árdua defesa na Câmara desde 2014, o tema passaria despercebido, relembre aquiAo saber da lei sancionada pelo Prefeito Izaías a  parlamentar fez coro comemorativo e dividiu com exclusividade ao blog do Gidi Santos, seu sentimento de satisfação em contribuir com as servidoras de Garanhuns. “Estamos nessa luta desde 2014 Gidi. Sempre acreditamos que no final as mulheres de nossa cidade, que são em tempo integral mães, servidoras e donas de casas e famílias sairiam ganhando. Nós só temos a comemorar. Que felicidade!”, comemorou Nelma.

CINQUENTINHAS: Prazo para emplacamento de motos de até 50 cilindradas é prorrogado até 16 de junho

Medida só vale para quem deu entrada até 11 de novembro de 2015,
mas não conseguiu a BIN ou a certidão negativa de roubos e furtos. (Folha-PE)

Os condutores das motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, terão mais tempo para emplacar e licenciar os veículos. O prazo, que deveria ser encerrado nesta quinta-feira, foi prorrogado para o dia 16 de junho. É a terceira vez que a data limite é esticada para beneficiar os condutores e proprietários que ainda tem pendências relativas à documentação.

No entanto, a medida só vale para quem ainda não conseguiu inscrever o veículo na Base de Índice Nacional (BIN), documento que corresponde ao registro do ciclomotor, ou para quem não obteve a certidão negativa de roubos e furtos emitida pelo Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Também é preciso ter dado entrada nesses itens até 11 de novembro do ano passado e apresentar protocolo ou comprovante, quando abordado nas blitze, que continuarão sendo realizadas.

Balanço - Até esta quarta-feira um total de 27.946 cinquentinhas haviam sido emplacadas em Pernambuco, o equivalente a apenas 30% da frota estimada no estado pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc). A medida também tranquiliza os usuários que estão tendo dificuldades diante da greve dos servidores do Detran, iniciada no dia quatro. O emplacamento custa R$ 70,67, além de R$ 130 referentes ao Seguro DPVAT e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de 1% do valor venal para motos com potência inferior a 50 cilindradas.

MUDOU DE PARTIDO: Walter da Celpe sai do PRP e vai presidir agora o PDT do Deputado Federal por Caruaru, Wolney Queiroz

Com a ida de Walter da Celpe para o PDT, assume a presidência do PRP em 
Garanhuns o Pré Candidato a Vereador, Carlos Alberto de Oliveira.

O Engenheiro e empresário do ramo energético, ex-gestor da Celpe Garanhuns, Walter Couto (foto de acima de branco), também conhecido como “Walter da Celpe”, mudou de partido. Até bem  pouco, Walter, que também é pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, presidia o PRP, cuja maior liderança no Agreste do estado pernambucano é exercida pelo Deputado e ex-prefeito de Pesqueira por duas vezes, João Eudes. Esta semana em Recife, foi oficializada a migração de Walter para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Deputado Federal por Caruaru, Wolney Queiroz. A solenidade que marcou a passagem de Walter à nova legenda foi rápida, todavia bastante prestigiada.

Com a ida de Walter para o PDT, assume a presidência do PRP em Garanhuns o Pré Candidato a Vereador Carlos Alberto de Oliveira. Com isso se consolida ainda mais a conjuntura onde os dois Partidos andarão juntos com chapas próprias, coligadas nas eleições deste ano. Sobre a mudança, Walter afirma que ela foi trabalhada internamente durante algum tempo e que sua saída do PRP e consequente ida ao PDT/Garanhuns se deu por questões meramente programáticas; comuns ao processo eleitoral.

Ontem (30), PSB, PSD, PSDB, PPS, PP, PTC, PROS, DEM, PRP, REDE, além  do agora, PDT de Walter, que juntos formam a Frente Popular de Garanhuns, estiveram reunidos para traçar planos, metas e estratégias à serem trabalhadas em outubro. No momento ficou definido que novas reuniões/debates acontecerão, já que a ideia comum entre os partidos aliados é promover uma agenda programática composta por todos, onde nela esteja proposta ações/projetos de Governo que servirão ao candidato escolhido pela Frente para a disputa da majoritária deste ano aqui em Garanhuns.