sexta-feira, 11 de março de 2016

A POLÍTICA, A JUSTIÇA E LULA: Numa mesma semana, Ex-Presidente vai de pedido de prisão preventiva a possível Ministro do Governo Dilma

Confira o “resumão” da semana que traz a celeuma de Lula, Dilma e do PT.

Com informações do G1 (SP) e Blog do Kennedy
          Foto: Ernesto Rodrigues, 13 de outubro-2015-Folhapress e Revista Veja

       O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis pessoas na denúncia em que acusa o ex-presidente de esconder que é dono de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A defesa de Lula nega que ele seja proprietário do imóvel.

A juíza Maria Priscila Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidirá se decreta ou não a prisão de Lula e se torna réus outros 16 acusados pelo MP na ação. A juíza não tem prazo para tomar essa decisão. O caso investigado está relacionado com a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop). O inquérito que corre em São Paulo não tem relação com a Operação Lava Jato, em Curitiba.

Em nota, o Instituto Lula afirma que o pedido de prisão é uma "prova da parcialidade" do promotor do caso. Mais cedo, o instituto afirmou que a denúncia não tem base na realidade.

FUNDAMENTOS DA PRISÃO:

Segundo os promotores, Lula precisa ser preso preventivamente porque, solto, é uma ameaça à ordem pública. Eles dizem que o ex-presidente tentou se valer de sua influência para frear as investigações e inflamar a população contra as investigações do MP e as decisões da Justiça. Além disso, que há risco de "evasão extremamente simples", pelo "poder" que o ex-presidente possui.

Afirmam ainda que Lula e seus apoiadores fazem "manobras violentas, com defesa pública e apoio até mesmo da Presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado – erigindo-o a patamar de cidadão 'acima da lei', algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro, pois é inadmissível permitir-se o tumulto do estado normal de trâmite das investigações e do vindouro processo crime".

LULA CONVIDADO A ASSUMIR MINISTÉRIO DE DILMA:

Nos últimos dias, aliados de Lula e integrantes do primeiro escalão voltaram a defender que o ex-presidente assuma uma cadeira na Esplanada dos Ministérios. Com isso, ele poderia ganhar novamente o foro privilegiado, o que faria com que investigações sobre o suposto envolvimento do ex-presidente nas irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato fossem transferidas da Justiça Federal em  Curitiba para o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

A presidente Dilma Rousseff foi advertida de que nomear o ex-presidente Lula ministro depois do pedido de prisão preventiva do Ministério Público de São Paulo poderia levá-la a ser acusada de obstrução da Justiça. Isso pode frear a ida de Lula para um dos ministérios.

À tarde (ontem 10), no Rio de Janeiro, Dilma havia chegado a uma fórmula em que Lula deveria assumir a Casa Civil. E Jaques Wagner substituiria Wellington César na Justiça. Agora, essa decisão pode ser inviabilizada devido ao pedido de prisão preventiva ou ficar em suspenso até que o pleito do Ministério Público paulista seja analisado pela juíza do caso.

         A avaliação do Palácio do Planalto sobre o pedido de prisão preventiva é de fragilidade jurídica e de irresponsabilidade política. A três dias dos protestos, tal pleito colocaria gasolina na fogueira da crise. De volta a Brasília, Dilma tinha reunião marcada no Palácio do Alvorada com ministros para discutir os próximos passos do governo na crise.

CONCURSO DE GARANHUNS: Prefeitura divulga resultado preliminar de exame Psicotécnico para Guarda Municipal

O exame teve como intuito fazer a aplicação de um conjunto de procedimentos científicos,
que permitiu identificar as características psicológicas do candidato

Secom - PMG

O resultado preliminar do Exame Psicotécnico para o cargo de guarda municipal de Garanhuns foi divulgado hoje no portal da prefeitura www.garanhuns.pe.gov.br , e sairá na edição de segunda-feira (14) do Diário Oficial dos Municípios / Amupe.

O exame teve como intuito fazer a aplicação de um conjunto de procedimentos científicos, que permitiu identificar características psicológicas do candidato, para fins de análise de desempenho das atividades a serem desenvolvidas no exercício do cargo, atendendo às disposições técnicas e legais que regulam esse procedimento.

Com esse resultado preliminar, os candidatos que se sentirem prejudicados, poderão entrar com um recurso contra o resultado, a partir da próxima quinta-feira (17), encerrando no domingo (20). O recurso deverá ser enviado para o e-mail da Comissão do Concurso (comissaoconcurso@garanhuns.pe.gov.br). O resultado final está previsto para o dia 24 de março. Onde se dará a convocação para o curso de formação da guarda municipal.

30 VAGAS DISPONÍVEIS: IFPE abre inscrições para pós-graduação em Informática

As inscrições devem ser realizadas na Diretoria de Pesquisa, Inovação Tecnológica
e Extensão (DIPEX) do Instituto Federal Campus Garanhuns

Do Instituto Federal de Pernambuco

Estão abertas a partir desta terça-feira (8), e seguem até dia 6 de abril, as inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Inovação e Desenvolvimento de Software. Serão ofertadas 30 vagas para diplomados nos cursos superiores em Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins associadas à Tecnologia da Informação, reconhecido pelo MEC.

As inscrições devem ser realizadas na Diretoria de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão (DIPEX) do IFPE Campus Garanhuns, situado à Rua Pe. Agobar Valença, s/n, Severiano de Moraes Filho, Garanhuns, nos horários 9h às 11h30 e das 14h às 16h. A efetivação da inscrição ocorrerá mediante a entrega, pessoalmente ou através de procurador com procuração reconhecida em cartório, de envelope com a documentação relacionada no edital. Serão aceitas ainda inscrições por via postal, devendo ser SEDEX com aviso de recebimento (AR), que serão recebidas até as 16h do dia 06 de abril ou via e-mail com o envio da documentação autenticada e escaneada para o e-mail ccpin@garanhuns.ifpe.edu.br, que serão até o mesmo prazo das inscrições via postal.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: análise documental, prova escrita, análise de currículo e análise do histórico do curso de graduação. Candidatos com necessidades especiais que precisem de condições específicas opara se submeter a qualquer das etapas de avaliação, deverá realizar solicitação por meio de requerimento a ser entregue no setor de protocolo do IFPE Campus Garanhuns, explicitando, de forma clara, quais condições específicas necessita, co m atestado médico contendo diagnóstico e Código Internacional de Doenças (CID).

Serão ofertadas 30 vagas para a pós-graduação que tem duração prevista de 24 meses e uma carga horária de 482 horas-aula que incluem o cumprimento dos créditos e elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

A prova escrita será realizada dia 16 de abril, das 9h às 12h, nas dependências do Campus Garanhuns, estando o resultado preliminar previsto para dia 20 de abril, recursos para o dia subsequente e resultado final desta etapa para o dia 27 de abril. As demais etapas podem ser conferidas no portal do IFPE.

     Outras informações podem ser obtidas no edital Nº 03 de 7 de março de 2016, disponível no endereço eletrônico http://portal.ifpe.edu.br, no menu Garanhuns ou pelo e-mail ccpin@garanhuns.ifpe.edu.br.

          Clique AQUI e faça o download do Edital.
.

PACTO PELA VIDA: Estado de Pernambuco registra redução no número de homicídios

Balanço final de fevereiro mostra retomada dos resultados do Pacto pela Vida.

O mês de fevereiro marcou a retomada da redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLIs em Pernambuco, após sete meses consecutivos de alta. O resultado começou a ser notado no Carnaval, a segunda melhor performance da série histórica, com uma redução de 25% em relação ao período momesco de 2015, e se confirmou com o resultado final de queda de 5%, de 325 homicídios do ano passado para 308 de agora, mesmo se tratando de um ano bissexto, com um dia a mais.

O grande destaque ficou para a Diretoria do Interior 1 - Dinter 1, que engloba toda a Zona da Mata e Agreste, que bateu meta no mês, feito que não conseguia desde julho de 2013. Em fevereiro de 2015 foram registrados 154 CVLIs, contra 124 deste ano, uma queda de 19%. Na Diretoria Integrada Metropolitana - DIM, a redução foi de 4%, de 140 homicídios para 135. Também relevante é o fato de dos 184 municípios de Pernambuco, 75 estão abaixo da Taxa Brasil, sendo que 20 deles estão também abaixo da Taxa da ONU.