segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

OMS INVESTIGA CASO DE TRANSMISSÃO DE ZIKA POR CONTATO SEXUAL e ainda de acordo com Organização, apenas Canadá e Chile ficarão fora da rota do vírus nas Américas

Patógeno foi achado em sêmen, mas comunicado não informa local do caso.
Rota do vírus nas Américas só poupará Canadá e Chile, afirmou entidade.

Com informações e
Imagens do Portal G1 de Notícias

A OMS Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (25) que está investigando um caso de transmissão do zika vírus por contato sexual, sem dar detalhes de onde e quando o caso teria ocorrido.

"O zika já foi isolado em sêmem humano, e já foi descrito um possível caso de transmissão sexual de pessoa-para-pessoa", afirmou um comunicado da OMS, distribuído pela agência de notícias Reuters. "Mais evidência porém, é necessária para confirmar se o contato sexual é um modo de transmissão."

O relato foi divulgado durante o encontro do painel executivo da entidade, em Genebra, que discute epidemias em escala global. A única via de transmissão confirmada para o vírus é o mosquito Aedes aegypti, mas outras estão sendo investigadas. Não há nenhuma evidência ainda de transmissão pelo leite materno.
Sêmen

Um estudo publicado na revista científica “Emerging Infectious Diseases” em maio de 2011 relata o caso de um cientista americano que, ao voltar do Senegal para os EUA em 2008, quando o país africano era acometido por surto do zika vírus, desenvolveu os sintomas da infecção já em casa, no estado do Colorado.

O fato de sua mulher, que não saíra dos EUA, também ter sido infectada pelo zika foi interpretado pelos pesquisadores como um indício de uma possível transmissão sexual, pelo sêmen, do vírus. A OMS não confirmou, porém, se a investigação conduzida agora se refere a esse caso.


Mosquitos 'Aedes aegypti' no Brasil. Foto: Andre Penner AP

AMÉRICAS

O mais recente comunicado da entidade afirma que o zika vírus, associado a casos de microcefalia, deve se espalhar por todos os países das Américas, com exceção do Canadá e do Chile.

Segundo a agência internacional, a doença já está presente em 21 países e territórios da região, tendo se espalhado desde março de 2015. A disseminação rápida se deve à baixa imunidade que a população local possui para o vírus, originário da África.

Em áreas continentais, já relataram casos 15 países: Brasil, Suriname, El Salvador, Guatemala, Paraguai, México, Venezuela, Panamá, Honduras, Guiana Francesa, Colômbia, Guiana, Equador, e Bolívia. No Caribe, foram afetados Guadalupe, Martinica, São Martinho, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Barbados.

VIAGENS

A OMS recomendou às mulheres que viajarem para regiões onde há casos da doença que procurem um profissional da saúde antes e depois da viagem. Segundo a agência, ainda não está claro por que o vírus parece estar causando microcefalia no Brasil.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan (foto acima), afirmou em encontro do painel executivo da entidade que pediu a Carissa Etienne, chefe da OMS nas Américas, que produza um novo relatório sobre a situação na região no fim desta semana.

"Apesar de uma ligação causal entre a infecção por zika na gravidez e a microcefalia não ter sido estabelecida, e enfatizo que não o foi, a evidência circunstancial é sugestiva e extremamente preocupante", afirmou Chan. "Um aumento na ocorrência de sintomas neurológicos, percebida em alguns países em coincidência com a chegada do vírus, se soma à preocupação."

PARA IVAN RODRIGUES, Secretário Adjunto de Saúde informa números absurdos de atendimentos realizados nos Postos de Saúde do município (4 mil). Já o adiamento da implantação da UPA em Garanhuns "deve ser melhor esclarecido"


          Ivan Rodigues ( foto )

   A propósito de uma entrevista do Secretário Adjunto da Saúde de Garanhuns, em resposta a declarações de um médico do Hospital D. Moura, gostaria de comentá-la sem entrar no mérito da questão, não só por não ser especialista no ramo, como por reconhecer que a questão da saúde é um grave problema no Brasil inteiro decorrente de deficiências estruturais muito sérias.

A imprensa nacional nos dá notícia do fechamento de hospitais no Rio de Janeiro e de estarrecedora informação do Município do Rio de Janeiro emprestando dinheiro ao Estado do Rio de Janeiro para acudir a combalida saúde naquele Estado. Ninguém assume nem quer resolver, o terrível problema de saúde pública causado em grande parte pelos acidentes de moto que, pelo menos em nosso Estado, arrebentaram a estrutura de emergência em saúde, ocupando sistematicamente cerca de 60% dos atendimentos dos leitos de emergência, sem contar que a permanência em recuperação dos pacientes acidentados é mais longa do que os pacientes comuns.

Ninguém ousa contrariar a produção e venda de motos, os consertos, a venda de sobressalentes, a geração de empregos e os sonhos de consumo da classe D emergente que, ao conseguir o primeiro emprego, compromete logo o primeiro salário para comprar uma “cinquentinha” com prestações mensais de cem reais. Para isso, foi tida como positiva a implantação da fábrica Shineray em Pernambuco que vai jogar nas ruas todo mês 20.000 motos novas! Positiva pela economia e fatídica pela saúde!

Da mesma forma, ninguém quer gastar com qualificação, reciclagem e treinamento dos motoqueiros e, o que é mais grave, ninguém quer assumir o desgaste político da repressão às transgressões, indisciplinas e verdadeira delinquência de uma boa parte deles.

Lembro que na campanha política de 2006, Eduardo Campos foi criticado quando prometeu três novos hospitais na Região Metropolitana, considerados pelos opositores como desnecessários; os construiu e estão funcionando com plena capacidade, além de 12 UPA’s, e quase nada aliviou as emergências dos hospitais existentes. Nas cidades de porte médio, as motos viraram sucedâneos do transporte coletivo e dos taxis e até na zona rural substituíram o cavalo para tanger boiada.
Procurem as estatísticas alarmantes do Hospital D. Moura, quanto a acidentados de motos, sem contar os que são transferidos para outros centros hospitalares e os que passam direto para os necrotérios. Conclui-se, na verdade, que o problema de saúde no Brasil é muito mais complexo do que parece, quando se discute apenas aporte de verbas, conduta de servidores da saúde, carência de equipamentos, etc. esquecendo a crescente e assustadora produção de acidentados em escala geométrica (evitáveis, em parte, por providências preventivas).

Unidade de Saúde da Família da Vila do Quartel.
  
      Lembraria ao prezado Secretário Adjunto da Saúde apenas umas pequenas observações de natureza genérica sem discutir questões de natureza técnica que eu não entendo, a saber:

       a) Quando ele diz que “a Secretaria de Saúde de Garanhuns está bem estruturada e atende diariamente, quatro mil pacientes” esquece que esse excepcional atendimento de sua Secretaria representaria um atendimento mensal em torno de 100.000 pessoas que equivaleríam, na prática, a cerca de 80 (oitenta por cento) da população do Município. É apenas uma simples questão aritmética: não acha  um pouco de exagero afirmar que os 36 Postos de Saúde do Município atendem todo mês cerca de 80 (oitenta por cento) da população de Garanhuns? Mesmo admitindo a hipótese absurda de toda população de Garanhuns ser ou estar doente, o que restaria para ser atendido pelos Hospitais Dom Moura, UPAE, Infantil, Perpétuo Socorro e de outros órgãos que também atendem SUS, além de planos de saúde e particulares? Pelos índices estatísticos, significa que cada cidadão de Garanhuns é atendido em rodízio oito vezes por ano nos Postos de Saúde Municipais ?

b) Quando ele “lembrou que aos sábados as Unidades Municipais de Saúde estão fechadas”, pode-se inferir que essas Unidades funcionam apenas durante os dias úteis? Se verdadeira, essa circunstância faz-me lembrar do meu tempo de Presidente da Cilpe, quando me defrontei com um problema criado por uma Usina de Leite concorrente ao recusar o recebimento de leite dos seus fornecedores, nos fins de semana, sob o pretexto de que não vendiam leite aos consumidores nesse período. Lembrando a famosa tirada do simplório e genial Garrincha, simplesmente perguntei: E COMBINARAM ISSO COM AS VACAS ? Por isso ousaria fazer ao caro Secretario de Saúde Adjunto a mesma pergunta: E COMBINARAM COM OS PACIENTES PARA NÃO ADOECEREM DURANTE OS FINS DE SEMANA? E COMBINARAM, TAMBÉM, COM OS MICRÓBIOS, COM OS BACILOS, COM OS VIRUS PARA NÃO ATACAREM E COM OS INFORTÚNIOS PARA NÃO OCORREREM NESSES PERÍODOS?

Entendo que a população necessita, ainda, de uma melhor informação, sobre o adiamento da implantação da UPA prevista para junho de 2016 e que segundo o prezado Secretário Adjunto Harley Davidson somente ocorrerá em 2017, sem esclarecer as razões técnicas, financeiras ou operacionais dessa protelação.

5 DE FEVEREIRO: Tradicional "Desfile das Virgens de Garanhuns" trará show do Trio da Huanna


CARNAVAL DE GARANHUNS TERÁ TROÇA "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé"


Do BLOGATIVO
Arte e Texto: Amanda Maciel

A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que no ano passado comemorou uma década de fundação irá pelo terceiro ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde quarta-feira (03 de fevereiro) que antecede o carnaval através da articulação entre: A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência; e. Apoiados por: Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; SBPC e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano.

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. Pelo terceiro ano consecutivo, irá desfilar nas ruas de Garanhuns na quarta-feira que antecede o carnaval. Tendo a particularidade do desfile da troça deste ano ser exclusivo apenas na cidade de Garanhuns. Tradicionalmente durante o desfile da troça acontece o lançamento estadual da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.

A prévia carnavalesca terá a concentração marcada a partir das 15h no Parque Euclides Dourado (mais conhecido como Parque dos Eucaliptos) para o desfile pelas ruas, culminando no Espaço Colunata com muito frevo, animação, bonecos gigantes cientistas, segurança e Orquestra Manoel Rabelo.

Você é convidado a fazer parte desta festa cultural!!  Traga seus familiares, vista sua fantasia e venha fazer parte desta diversão!!!

NOVO CONCURSO DO IBGE oferece 1.409 vagas e salários chegam a R$ 7 mil reais


PCI Concursos
Jornalista: Karina Felício

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União o edital de um novo Processo Seletivo Simplificado, sob organização da Fundação Cesgranrio.

Ao todo serão preenchidas 1.409 vagas, distribuídas nas capitais dos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal, bem como em 459 municípios distribuídos em vinte e quatro Estados.

Os cargos contemplados são Analista Censitário nas áreas de: Análise de Sistemas/ Desenvolvimento de Aplicações (17 vagas); Análise de Sistemas/ Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile (9 vagas): Análise de Sistemas/ Suporte à Comunicação à Rede (4 vagas); Análise de Sistemas/ Suporte à Produção (4 vagas); Análise de Sistemas/ Suporte Operacional (4 vagas); Análise Socioeconômica (12 vagas); Auditoria (3 vagas); Biblioteconomia e Documentação (4 vagas); Ciências Contábeis (3 vagas); Design Instrucional (2 vagas); Engenharia Agronômica (25 vagas); Engenharia Cartográfica (12 vagas); Gestão e Infraestrutura (78 vagas); Jornalismo (12 vagas); Logística (2 vagas); Métodos Quantitativos (6 vagas); Produção Gráfica/ Editorial (2 vagas); Programação Visual (2 vagas); Recursos Humanos (6 vagas); Relações Internacionais (2 vagas); Relações Públicas (2 vagas); Webdesign (7 vagas).

Há também 700 vagas distribuídas no cargo de Agente Censitário Administrativo - ACA e 486 para Agente Censitário Regional - ACR.

Podem se inscrever profissionais de nível médio e superior que disponham de 40h semanais para cumprir a jornada de trabalho. A remuneração varia de R$ 1.560,00 a R$ 7.166,00, e em todos os casos há também o auxílio alimentação e transporte.

As inscrições deste Processo Seletivo devem ser realizadas entre os dias 26 de janeiro de 2016 a 22 de fevereiro de 2016, mediante preenchimento da ficha disponível no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar sua opção de função ou função/área de conhecimento, e município/UF que deseja atuar.

Nesta etapa é necessário também realizar o pagamento da taxa de participação por meio de Guia de Recolhimento da União Simples - (GRU Simples). Os valores variam de acordo com o cargo pretendido, podendo ser de R$ 35,00, R$ 50,00 ou R$ 120,00.

Serão realizadas Provas Objetivas compostas de 60 questões sobre temas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Raciocínio Lógico e Noções de Administração e Situações Gerenciais. A previsão é que esta avaliação seja aplicada no dia 22 de maio de 2016, e tenha duração de 4 horas.

Este Processo Seletivo tem validade de três anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO de Pernambuco abre processo seletivo e 81 vagas estão em disputa


PCI Concursos
Jornalista: Aline Martins

Até 2 de fevereiro de 2016, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE - PE), recebe inscrições para o Processo Seletivo destinado ao preenchimento de 81 vagas de níveis médio e superior.

O objetivo é contratar Assistentes de Nível Médio (19), Pedagógico (1), Jurídico (1), Administrativo (1) e de Tecnologia da Informação/ Análise de Sistemas (1), Coordenador de Polo (10), e Professor de Educação Profissional (48), para atuação na Educação Profissional/ PRONATEC, em Escolas Técnicas Estaduais.

A remuneração varia de R$ 728,00 a R$ 2.932,96, conforme a função exercida e jornada desempenhada, que pode ser de 10h ou 40 horas semanais e os pedidos de participação são recebidos pelo site www.educacao.pe.gov.br, de forma gratuita.

Aqueles que tiverem as inscrições deferidas serão submetidos à Análise da Experiência Profissional e de Títulos. Mais informações podem ser obtidas no documento de abertura disponível em nosso site.

MARINHA DO BRASIL abre inscrições para formação de 1860 FUZILEIROS NAVAIS


PCI Concursos
Jornalista: Aline Martins

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, recebe no mês de fevereiro, inscrições para o Concurso de Admissão às turmas I e II/2017, do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais.

O objetivo é preencher 1.860 vagas, distribuídas entre os Centros de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves - CIAMPA e Adestramento de Brasília - CIAB. Após o curso, com duração de aproximadamente 17 semanas, os candidatos irão servir, inicialmente, nas seguintes organizações militares: Unidades da MB no Rio de Janeiro (1.218) e em Brasília - DF (128), Grupamentos de Fuzileiros Navais de Rio Grande - RS (76), Belém - PA (61), Ladário - MS (83), Natal - RN (99) e Salvador - BA (65), Batalhão de Operações Ribeirinhas - Manaus - AM (100), e BtlDefNBQR - Aramar (30).

O prazo de inscrição ocorre de 1º a 29 de fevereiro de 2016, pela internet no site www.ensino.mar.mil.br, ou nos locais listados no anexo que pode ser conferido no edital de abertura, disponível em nosso site. A taxa a ser recolhida é de R$ 12,00, na rede bancária definida no documento.

Dentre os requisitos necessários para solicitar a participação, constam altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, ensino médio completo ou equivalente, e boa conduta social, além de idoneidade moral.

As etapas que compõem este Concurso Público são compostas por Exame de Escolaridade, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física e Exame Psicológico. O primeiro teste está previsto de ser aplicado em 26 de abril de 2016.

Após a conclusão do C-FSD-FN, o Recruta Fuzileiro Naval prestará juramento à Bandeira e será nomeado Soldado Fuzileiro Naval, assumindo o compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM), contados a partir da data de sua nomeação.

ARCOVERDE LANÇA CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2016 e São João deste ano contará apenas com 7 dias de festa


Da Ascom – PMA
Foto: Robson Lima

“É para mostrar o que nossa cidade tem de melhor e com a força de uma agenda positiva para 2016, que temos a honra de lançar mais um Calendário de Eventos”, assim a prefeita Madalena Britto abriu a solenidade, que apresentou os acontecimentos de Arcoverde para 2016, nesta quinta-feira (21), no gabinete.

Sob a coordenação do Secretário de Turismo, Albérico Pacheco, foram divulgados os mais importantes eventos do município realizados pela Prefeitura ou apoiados pela mesma.

“A prefeita tem enfrentado a crise com coragem, altivez e criatividade. O resultado está aí um calendário de eventos possível de ser realizado”, avalia Pacheco, que começou falando do 10º Baile Municipal, passou pela Folia dos Bois, que aguarda a sinalização do Governo do Estado quanto a parceria com a cidade, entre outros acontecimentos como: a Semana da Paixão, Festa da Divina Misericórdia, 4º Portal do Sertão Motofest, Dia do Desafio e Jornada Literária Portal do Sertão.

Quanto as Festas Juninas, o secretário anunciou que deve acontecer entre os dias 22 e 28 de junho com o tema: “Samba de Coco: história e tradição... completa 100 anos na Capital do São João”. Uma homenagem ao ritmo típico da terra, mas também aos mestres vivos: Severina Lopes, Assis Calixto e Cicero Gomes. Ainda foram citados eventos já tradicionais como: Festa do Agricultor, Festa do Livramento, Desfile Cívico, Semana do Bebe, entre outros.

Na ocasião, ainda foram entregues os Certificados dos equipamentos de gastronomia de Arcoverde, que foram destaque do Guia Destino Rota 232 de responsabilidade da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Empetur e Folha de Pernambuco. Os escolhidos foram os restaurantes Posto Cruzeiro, Guaiamum Matuto, Churrascaria 2000, Verdes Arcos e Estação dos Crustáceos.

A solenidade reuniu autoridades locais, as vereadores Luiza Margarida, Djanira Brito, Cleriane Medeiros, Celia Cardoso, Paulinho Wanderley e Sargento Siqueira, imprensa e outros órgãos públicos municipais e estaduais.

“Com o Calendário ressaltamos a importância das parcerias e mostramos que sabemos fazer eventos com segurança ao lado da Policia Militar e valorizando a cultura ao lado do Sesc.  Essa também é uma forma de fortalecer a economia da nossa cidade”, declarou o vice prefeito, Wellington Araújo.