quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SOB JÚDICE: Depois de recomendação do MPPE, prefeitura homologa resultado "final" da votação para o Conselho Tutelar de Garanhuns

Resultado homologado pelo COMDICA promoveu mudanças na ordem de
classificação da eleição realizada em outubro de 2015.

Da redação do Blog
Imagens/Arte Blog do Gidi Santos

       A prefeitura de Garanhuns através do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), homologou hoje, 7 de janeiro, o resultado oficial, ainda sob júdice, da votação ocorrida em 4 de outubro de 2015 para o Conselho Tutelar de Garanhuns. A homologação publicada no Diário Oficial dos Municípios de hoje, segue entre outros, a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, além de uma liminar conseguida através de uma Ação Cautelar que barrou a abertura de duas urnas impugnadas na eleição passada.

   A publicação do Diário Oficial considera ainda que o COMDICA deliberou uma reunião extraordinária de nº 247, realizando na ocasião uma recontagem de votos. Nessa recontagem porém, as duas urnas consideradas violadas, a de nº 11 e a 36, que funcionaram na Escola Municipal Ranser Alexandre Gomes (Magano) e no Distrito de Iratama, respectivamente, não foram contabilizadas, isso por força de liminar promovida pelo Juiz da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns Dr. Márcio Bastos Sá Barretos, em razão da Ação Cautelar proposta pela candidata Eliane Silva, impetrada pelo seu advogado, o Dr. Antônio Coelho (foto ao lado).

Com a homologação, o resultado oficial trouxe algumas alterações no que se refere aos números e as colocações divulgadas extraoficialmente em outubro. Para o caso dos cinco primeiros colocados, que segundo a eleição unificada, são os titulares e “devem” assumir os postos já no dia 10 de janeiro deste ano, não houve mudanças.

Confira, abaixo, como ficou o resultado
final do 1º ao 5º Colocado para eleição do
Conselho Tutelar de Garanhuns


                   1º Colocado – Titular - Genoveva Geno – 1651 votos - (antes 1530)
                   2º Colocado – Titular - Pastor Samuel – 829 votos - (antes 814)
                   3º Colocado – Titular - Pastor Ricardo dos Anjos - 817 votos (antes 766)
                   4º colocado – Titular - Socorro Carvalho com 445 - (antes 434)
                   5º Colocado – Titular - Eliane Silva com 390 votos - (antes 387)

     Para o caso do 6º ao 15º colocado, algumas alterações importantes ocorreram, mudando radicalmente as posições finais. É o caso por exemplo de Stoni Costa (antes 7º colocado, agora 8º). Isabel Chalegra, antes 8ª, agora é a 9ª. “Mário do Conselho” que na divulgação extraoficial aparecia como 9º colocado, passa agora a ser o 10º. Já Luciano da Funase, o que mais subiu posições, 4  no total, saiu da 11º para 7º colocação. Cida da Cohab 2 caiu, indo da 10ª colocação, para a 11ª (perdendo o posto de suplente inclusive). Para os casos do 12º colocado, Júlia Patrícia, 13º, Elvécio Espinhara, 14º, Josicleide Duarte e 15º, Cíntia Daniele, não houve alteração, permanecendo os mesmos em seus respectivos lugares.

Confira, abaixo, como ficou o resultado final
do 6º ao 10º colocado para eleição do
Conselho Tutelar de Garanhuns



                   6º Colocado – Suplente – Moretson 387 votos (antes 378)
                   7º Colocado – Suplente – Luciano da Funase 362 votos ( antes 280)
                   8º Colocado – Suplente – Stoni Costa 348 votos (antes 336)
                   9º Colocado – Suplente – Isabel Chalegra 348 votos (antes 322)
                   10º Colocado – Suplente – Mário do Conselho 342 votos (antes 318)

A homologação do resultado final da eleição para o Conselho Tutelar de Garanhuns ocorreu através do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, José Paulino da Silva, sendo publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), por meio da resolução nº 35/2015 da Secretaria de Assistência Social. O resultado publicado, considera os cinco mais bem votados como titulares, sendo estes no mês de janeiro, os que assumirão os postos de Conselheiros Tutelares. Na mesma resolução, ficou homologado como suplentes aqueles que se estabeleceram entre a 6ª e a 10ª posição.

         Confira, abaixo, como ficou o resultado final
do 11º ao 15º colocado para eleição do
Conselho Tutelar de Garanhuns



                         11º Colocado –  Cida da Cohab 291 votos (antes 288)
                         12º Colocado –  Júlia Patrícia 281 votos (antes 273)
                         13º Colocado –  Elvécio Espinhara 264 votos ( antes 251)
                         14º Colocado – Josicleide Duarte 153 votos (antes 133 )
                         15º Colocado – Cíntia Daniele 25 votos (antes 18)

                         Votos Brancos: 26
                         Votos Nulos: 12
                         Total de votos: 6971

ENCONTRO: Bezerra Coelho visita Paulo Câmara e impeachment de Dilma e operações de crédito para PE são pauta de discussão


Com informações do
Blog da Folha

Depois de ter se reunido com o prefeito Geraldo Julio (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez uma visita nesta quarta-feira (6) ao governador Paulo Câmara (PSB). O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, teve como principal pauta a reunião da Comissão Executiva Nacioal do partido que irá discutir, em fevereiro, seu posicionamento sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

“Será um ano de muitas decisões importantes para o Brasil, que exigem de todos nós, atores políticos, muita responsabilidade e capacidade de dialogar”, pontuou Bezerra Coelho.O parlamentar disse que contribuirá com o Governo para atrair novos investimentos para o Estado.

“Pernambuco tem a expectativa de contratar operações de créditos da ordem de 700 milhões de dólares e estou disposto a ajudar na tramitação deste processo e também nos demais convênios relativos a obras projetos de infra estrutura”, disse.

O senador também esteve no Porto Digital, onde conversou com o presidente do “cluster” tecnológico Francisco Saboya. Eles discutiram sobre investimentos que Pernambuco está captando e também sobre os projetos de interiorização. Em outubro foi inaugurado o Armazém da Criatividade, em Caruaru e há um projeto semelhante para Petrolina. “Quero ajudar neste trabalho de interiorizar o conhecimento, gerando novas cadeias produtivas no Estado”, garantiu Fernando Bezerra.

228 MIL OPORTUNIDADES: Portal do SISU já está no ar e candidatos já podem consultar vagas disponíveis


Com informações do
JC Online

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.

Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês.
Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos.

GOVERNO FEDERAL: Programa de Sustentabilidade Veicular deve estimular venda de veículos em 2016


          Com informações
          Do Diário de Pernambuco

O governo Federal deve anunciar ainda em janeiro a assinatura de um decreto que estimule a venda de veículos novos em 2016, afirmou nesta quarta-feira o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotivos (Fenabrave), Alarico Assumpção. "São 19 entidades do setor automotivo que estão discutindo com o governo um novo programa de renovação de frota, que deverá se chamar Programa Sustentabilidade Veicular, e o anúncio deverá ser feito no decorrer deste mês", disse. Segundo ele, há um "compromisso verbal" para a implementação dessa medida.

Assumpção evitou dar mais detalhes sobre o acordo, que ainda está sendo costurado, mas garantiu que não haverá subsídios por parte do governo. "Isso não existirá, porque o governo não tem condição, não tem caixa", declarou. "O acordo deve se dar por meio de alguma taxa ou de algum seguro", acrescentou.

Segundo o presidente da Fenabrave, as discussões tiveram início há alguns meses, a pedido do próprio governo. Entre as instituições envolvidas estão entidades que representam as montadoras, os metalúrgicos e os sindicatos de trabalhadores, além da própria Fenabrave.

As discussões sobre o programa ocorrem em meio à terceira retração anual seguida das vendas de veículos novos. Em 2015, foram 2,569 milhões de unidades vendidas, recuo de 26,5% em relação ao volume de 2014 (3,497 milhões), o maior tombo desde 1987. Em 2014, houve recuo de 7,15% em relação ao ano anterior. Em 2013, a queda havia sido de 0,9%, a primeira baixa em dez anos.

O setor automotivo teve seu auge em 2012, quando vendeu 3,8 milhões de unidades. À época, o mercado ainda contava com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que tornou os veículos mais baratos e estimulou o consumo.

GARANHUNS NA ROTA: Lei Seca intensifica bloqueios no período de férias e prévias carnavalescas


Com informações 
da Folha de Pernambuco

A Operação Lei Seca em Pernambuco intensifica, a partir desta semana, as ações de bloqueio em rodovias federais, estaduais e vias de todo o Estado. Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze durante o período de verão e férias escolares, quando a movimentação para o litoral e Interior do Estado é mais intensa, e quando acontecem as festas e prévias carnavalescas.

Pontos serão reforçados e os bloqueios, das equipes que atuam diariamente em Pernambuco, estarão montados nas principais vias. Para reforçar a fiscalização, as atuações serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas municipais. Entre o roteiro, estão Caruaru, Tamandaré, Garanhuns, Goiana, Ouricuri e São José da Coroa Grande. 

Até o final do mês, haverá ação constante de equipes, durante todos os dias, com pontos simultâneos de fiscalização. As blitze ficarão próximas aos locais onde ocorrem shows e festas, além de estarem localizadas nas entradas de municípios da RMR. A distribuição de equipes é feita para todas as regiões do Estado. As ações da OLS têm o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos motoristas e motociclistas, com uma frota de nove vans informatizadas, nove guinchos, quatro motos e nove viaturas de apoio.

BAILE MUNICIPAL DE ARCOVERDE: Na melhor prévia multicultural da região, Aline Rosa e Maestro Forró garantem a animação


Com informações da
Ascom – PMA

O 10º Baile Municipal de Arcoverde já tem dia certo: 23 de janeiro. Tem atrações: Aline Rosa e o Maestro Forró & Orquestra. Tem homenageado: Maestro Euclides Lopes. E você já tem sua fantasia para a melhor prévia multicultural da região?

Pois é, só faltam quinze dias. As reservas de mesas e senhas estão a todo vapor na Secretaria de Turismo (38213502). O baile tornou-se tradição e abre o Carnaval Folia dos Bois. “É um evento familiar, que resgata os moldes dos antigos bailes. Para agradar a juventude também, esse ano, apostamos numa atração jovem como Aline Rosa e para garantir nosso frevo, o Maestro Forró & Orquestra”, enfatizou o secretário de Turismo, Albérico Pacheco.

O público na grande maioria gosta de se fantasiar, não é obrigatório, mas a criatividade do povo rende até premiação. Há dois anos, a Prefeita Madalena Britto estabeleceu a premiação para eleger as melhores vestimentas como uma forma de estimular os foliões a entrarem no clima do Reinado de Momo. “O nosso baile é o melhor da região. Nossa intenção é oferecer uma festa cada vez melhor”, fala a prefeita.

O Esporte Clube será decorado pelo artista plástico Suedson Neiva com o tema “Tamborim que reluz é ouro”. O mote é inspirado na homenagem ao Maestro Euclides, que originalmente fundou a Escola de samba Tamboris de Ouro, em meados dos anos 80. “Resgataremos, inclusive, a escola de samba durante o baile. Não será possível colocar muitos integrantes no salão, mas traremos o mestre sala e a porta bandeira ao lado de parte da bateria”, explica Pacheco, que completa: “Animação é o que não vai faltar!”, finaliza.

MINISTÉRIO PÚBLICO ajuiza Ação Civil para anular concurso público da prefeitura de Capoeiras


Com informações do
Blog Capoeiras

      Concluído o inquérito civil, o Ministério Público do Estado de Pernambuco, através do Promotor de Justiça Dr. Réus Alexandre Serafim do Amaral apresentou Parecer pedindo a anulação do concurso público realizado pela prefeitura de Capoeiras.

No último dia 22/12/2015, a Promotoria de Justiça de Capoeiras ajuizouAção Civil Pública sob o nº. 0000508-81.2015.8.17.0450, pedindo a anulação do concurso público realizado no dia 29/06/2014, para o provimento de 86 (oitenta e seis) vagas para cargos de nível superior, nível médio completo, médio/técnico completo, nível fundamental e fundamental incompleto no âmbito do Poder Executivo do município de Capoeiras. Caberá a Justiça (juiz) decidir se acata o Parecer do MP e anula o concurso, ou não.

O concurso ocorreu em junho/2014, e foi realizado pela empresa IDEST. Na época, a homologação do resultado foi suspensa por recomendação do Ministério Público, após alguns candidatos que participaram do certame procurarem o órgão e denunciarem possíveis irregularidades; segundo a denuncia, candidatos de uma mesma família seriam suspeitos de terem sido “ajudados” para serem aprovados.

Na Justiça, as partes envolvidas no processo: Idest, prefeitura e todos os candidatos que participaram do concurso poderão contestar o Parecer o MP. Também, as pessoas ouvidas no inquérito civil pelo MP serão ouvidas em juízo. A Justiça não tem prazo para proferir sua decisão, e a conclusão do processo pode demorar; enquanto isso, os interessados podem acompanhar o andamento da Ação Civil Pública através do numero do processo, no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco : www.tjpe.jus.br

UPE ABRE INSCRIÇÕES para cursos de idiomas e informática


Com informações do
Portal G1 Caruaru e Região

Desde a última segunda-feira (4), estão abertas as matrículas para os cursos do Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), da Universidade de Pernambuco (UPE). Até o dia 29 de janeiro, é possível se inscrever nos cursos de inglês, espanhol, português, informática e computação gráfica. As inscrições podem ser feitas no site www.prolinfo.com.br.

Em 2016, o Prolinfo passa a oferecer cursos no campus da UPE em Arcoverde (foto acima), no Sertão do Estado. Para esse e os outros campi, há turmas durante a semana e aos sábados, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para assistir às aulas, ministradas por estudantes de licenciaturas da UPE, o aluno precisa pagar uma taxa de matrícula semestral de R$ 230 para todos os cursos, exceto para computação gráfica, cuja taxa é de R$ 330. Não há mensalidades e o material didático, gratuito, é disponibilizado para download antes do início das aulas.
.

Para os alunos que desejam participar dos cursos de inglês, espanhol e português, oferecidos nas cidades de Recife, Nazaré da Mata, Camaragibe, Garanhuns, Petrolina e Arcoverde, é preciso fazer um teste de nivelamento caso haja interesse acima do nível 1 (básico). Para quem já participou dos cursos do Prolinfo e se afastou, também é necessário refazer o nivelamento.

Para o curso de inglês, o teste é feito durante todos os dias de matrícula. No caso dos cursos de português e espanhol, a avaliação será feita a partir desta segunda (4) até a sexta (8). A avaliação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 16h30, em qualquer um dos campi em que os cursos são oferecidos. É possível ter acesso a informações sobre os testes de nivelamento e os horários dos cursos no site do programa.

UPE DIVULGA LISTÃO com nomes dos aprovados no Sistema Seriado de Avaliação SSA


Com informações da
Universidade de Pernambuco – UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na manhã de hoje (06/01), o listão com os nomes dos candidatos classificados no seu Processo de Ingresso 2016.O primeiro lugar entre os que se inscreveram no SSA 3 foi o aluno Thiago Melo Delgado Azevedo, do curso de Engenharia da Computação, com a nota 85,97. Entre os cotistas, o primeiro lugar do SSA 3 foi Gabriel Mendes Matos, classificado em Engenharia da Computação, com nota 79,70. A listagem com todos os nomes está disponível neste site da UPE e também afixada na sede da Reitoria, na avenida Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife.

Do total de 3.460 vagas, 1.730 foram disponibilizadas para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), distribuídas nos 53 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. As provas aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro e teve 11.553 inscritos.

Já os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no 2 devem ficar atentos. A divulgação do desempenho individual será realizada até o dia 26/02/2016.

MATRÍCULA - Os feras classificados deverão realizar suas matrículas entre os dias 20 e 22/01/2016. A manhã do primeiro dia (20/01), das 8h às 12h, será destinado aos estudantes que foram classificados através do sistema universal (não cotistas), na primeira entrada, do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). No mesmo dia, sendo das 13h às 17hs, ficará para os que concorreram através do sistema universal para a segunda entrada.

Já a manhã do segundo dia (21/01), das 8h às 12h, poderão efetivar suas matrículas os candidatos classificados através do sistema de cotas, na primeira entrada do SSA. Os classificados para segunda entrada poderão realizar suas matrículas no mesmo dia das 13h às 17h.

Será reservado para os feras retardatários do SSA realizarem suas matrículas o dia 22/01/16, para os classificados pelos dois sistemas (universal e de cotas), também das duas entradas. Aqueles que não fizerem suas matrículas, nesses dias, serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 16/02/16, a partir das 17hs.
            
As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas, nos horários indicados, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE (Fensg), que fica na Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

Campus de Caruaru:
Rodovia 104 - Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;
Campus Nazaré da Mata: Rua Amaro Maltez, 201 – Bairro Novo – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;
Campus Garanhuns: Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8210;
Campus Arcoverde: Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n – São Cristovão – Arcoverde – Fone: (87) 3822-6626;
Campus Salgueiro: Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 - Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;
Campus Petrolina: BR 203, Km 2 – Vila Eduardo - Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;
Campus Palmares: BR 101, Km 117 – Campus Universitário - Palmares, Fone: (81) 3661-0625;
Campus Serra Talhada: Av. Afonso Magalhães, s/n – Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3x4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:

Cédula de identidade;
CPF;
Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. 

        Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6º ao 9º (antiga 5ª a 8ª série) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;Certidão de nascimento ou de casamento; Título de eleitor e comprovante de votação;Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos.