segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PERDEU DOCUMENTO DE IDENTIDADE no centro de Garanhuns


O leitor assíduo do nosso Blog, Alfredo Regivaldo dos Santos perdeu seu documento de Registro Geral, aquele responsável por identificar o cidadão em diversas ocasiões. Desta feita o leitor pediu nossa ajuda no que se refere a busca do mesmo. Assim realizamos através do blog comunicado de sua perda à população em geral.
         
      O Senhor Regivaldo nos informou através de e-mail que o extravio do referido documento ocorreu no último sábado nas imediações do centro da cidade de Garanhuns. Ele pede a quem encontrar, por gentileza manter contato com o mesmo, sendo a pessoa responsável pela entrega, bem gratificada.

      Para falar com o senhor Regivaldo basta ligar no telefone:
  (87) - 9.9970-4530 (tim). Desde já ele agradece.

DE 4 A 15 DE JANEIRO: Escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns iniciam matrículas

A matrícula será realizada até o dia 15 deste mês, desde que haja vaga na instituição escolhida.

Com informações da Secom - PMG
Texto e foto: Ruthe Santana

O processo de matrículas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns iniciou hoje (04). Os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos devem procurar a instituição desejada até o dia 15 deste mês, sempre das 8h às 14h. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro.

Para realizar a matrícula, é necessário estar munido dos seguintes documentos: xerox da certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; xerox do cartão de vacina; xerox do comprovante de residência; número do cartão do NIS (Bolsa Família); uma foto 3×4; xerox do exame do tipo sanguíneo e fator RH e transferência, para estudantes a partir do 2° ano do Ensino Fundamental.

No processo de matrícula, estão incluídas, ao todo, 61 escolas. Dessas, 27 instituições fazem parte da zona urbana, 28 da zona rural e seis são creches conveniadas. Em 2015, mais de 17 mil alunos foram matriculados. Este ano, a Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) espera um aumento desse número, já que novos alunos, principalmente da Educação Infantil, estão chegando.

MPPE CONSEGUE NA JUSTIÇA suspensão de reajuste de tarifa de ônibus em Garanhuns


Com informações do
Ministério Público de Pernambuco

A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Justiça da Comarca de Garanhuns suspende aumento da tarifa de ônibus para vigorar a partir do mês de janeiro no município agrestino. O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns (CMTT) aprovou, no dia 7 de dezembro de 2015, o reajuste da tarifa sem que tenha sido realizado o estudo previsto no contrato e sem que o município de Garanhuns tenha realizado o estudo retroativo determinado pelo Tribunal de Contas do Estado. A decisão judicial suspendeu a deliberação do reajuste de R$2,20 para R$2,30 pelo CMTT, do dia 7 de dezembro, como também a aprovação de qualquer outro reajuste que vier a ser feito, até ulterior deliberação.

Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Agra, que ajuizou a ação civil pública, o município de Garanhuns não apresentou, nem diretamente e nem através da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, estudo técnico que fundamentasse o reajuste, contentando-se com planilhas apresentadas pela empresa Coletivos São Cristóvão Ltda, que não cumprem os requisitos legais, uma vez que não comprovam as despesas com insumos e dados operacionais. Na cláusula 24ª do contrato de permissão do serviço de transporte público n°01/2012, consta a necessidade do município de Garanhuns realizar estudo técnico antes de qualquer reajuste de tarifa.

Domingos Agra ressaltou, na ação, que o município reduziu a alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios) de 5% para 2,5% para as empresas de transporte coletivo. E o Tribunal de Contas do Estado, apreciando o processo TCE-PE n°1408173-8 constatou irregularidades no processo administrativo recomendando ao município de Garanhuns a revisão de tarifas.

O juiz Glacidelson Antonio da Silva fixou multa diária no valor de 10 mil para o município e para a empresa Coletivos São Cristóvão Ltda no caso de descumprimento da decisão judicial, do dia 23 de dezembro de 2015.

Acompanhamento dos cálculos pelos cidadãos – O promotor de Justiça Domingos Agra informou, na ação, que existe metodologia de cálculo da tarifa de ônibus amplamente aceita, seguindo modelo sugerido pela antiga Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT/EBTU), servindo de orientação para o corpo técnico de diversas prefeituras, com as atualizações necessárias e adequações à realidade local, a exemplo do município de Porto Alegre, permitindo aos usuários em geral acompanhar os cálculos da tarifa.

FALA GIDI SANTOS:

Decisões como essa, conseguidas através de ação civil pública promovida pelo MPPE, neste caso pelas mãos do Dr. Domingos Agra e consequentemente pela decisão do Dr. Glacidelson Antônio refletem claramente o nível de atenção dada a gestão de Izaías Régis (alta).

Fica claro que tanto o MPPE, quanto o TJPE estão atentos sem deixar passar nenhuma ação que extrapole a licitude de qualquer que seja a tramitação da atual gestão. Magistrado e promotoria atuando no que se refere as suas competências. A população acompanha e numa demonstração de reconhecimento agradece pelo resguardo de seus direitos.

A PARTIR DOS 3 ANOS: Escola Furacão Garanhuns abre inscrições para interessados na prática de futebol

Já estão abertas as inscrições para os interessados na prática desportiva de futebol na Escola Furacão Garanhuns. A Escola, oficial do Clube Atlético Paranaense (81 franquias em todo o Brasil), contribui em suas atividades gradativamente no desenvolvimento motor e cognitivo dos atletas, integrando aspectos técnicos, físicos, táticos e psicológicos no processo de ensino-aprendizagem (treinamento).

A gestão do ensino conta, entre outros, com o Professor Marcelo Neves Rodrigues, ex-árbitro da Federação Pernambucana de Futebol e técnico da Garanhuns Sports. Em 2014, para os que não sabem, Marcelo fez história, ao terminar o Campeonato Pernambucano sub-15 e sub-17 com uma das oito melhores equipes do estado.

     Aos interessados, a sede da escola fica na Colibri Eventos, às margens da BR-424, nas proximidades do antigo Posto Bahia. 


Os telefones para contatos são: (87) 99643-6780 e/ou (87) 98136-1131.
Confira, abaixo, as vantagens da Escola Oficial do Atlético Paranaense

1 - Profissionais capacitados.  

2 - Categorias Mamadeira Kids (3 a 5 anos),
Sub-07, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.  

3 - Metodologia de treinamento específica para
o desenvolvimento integral de seu filho(a).  

4- Excelente infraestrutura de aulas práticas
(Colibri Eventos & Lazer) e Loja (Sede).

5- Materiais, kits de treino e coletes qualificados
do Patrocinador Oficial.  

6- Avaliações e monitoramentos do Clube Atlético Paranaense

7- Jogos-treinos, competições, festivais e muito mais!

PRIMEIRA CHAMADA: IFPE inicia matrículas para aprovados no vestibular 2016


Com informações do
IFPE (Instituto Federal de PE)

O calendário de matrículas dos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do ano de 2016, já está disponível para consulta. Os candidatos aprovados devem prestar atenção ao período de matrícula, que se inicia em 04 de janeiro, para primeira entrada. Já os que optaram pela segunda entrada, poderão se matricular a partir do mês de junho. As datas variam de acordo com os cursos e os campi onde são oferecidos. Todo o cronograma encontra-se disponível no site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br/vestibular2016), onde o calendário dos cursos técnicos e dos cursos superiores poderão ser acessados.

No ato de matrícula, os feras devem apresentar toda a documentação exigida no edital: carteira de identidade; foto 3x4 recente; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar também o título de eleitor e o documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (no caso do sexo masculino).

Os futuros estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes devem entregar também o certificado original de conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar. Na ausência de tais documentos, a declaração de conclusão será aceita provisoriamente por um período de 30 dias. A mesma regra vale para os aprovados nos cursos técnicos nas modalidades Proeja e Integrado. A diferença é que estes devem apresentar a documentação relativa ao Ensino Fundamental.

Já os candidatos que optaram pelo sistema de cotas precisam redobrar os cuidados com a documentação. Na matrícula, será necessário atestar que cursou integralmente o Ensino Médio (no caso dos cursos superiores e técnicos subsequentes) ou Fundamental (no caso dos cursos técnicos integrado e Proeja) em escola pública. Para quem optou pela cota social, exige-se ainda a comprovação de um rendimento familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A lista completa de documentos exigidos pode ser consultada no Manual do Candidato, disponível no site da CVEST.

VAGAS - Neste ano, foram oferecidas 1.684 vagas em cursos técnicos integrado, 4.028 nos subsequentes, além de 500 nos cursos superiores e 120 em cursos de Qualificação Profissional. Todas as vagas são distribuídas pelos 15 campi do Instituto, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br