terça-feira, 15 de novembro de 2016

Zaqueu e Carla de Zé de Vilaço disputam presidência da Câmara

Zaquel é figura cativa de Izaías, ao passo que Carla e Zé tem grande afinidade com Régis.
Há quem diga, que politicamente Izaías “deve” a presidência da Câmara a Naum.

A pouco menos de 30 dias da diplomação da nova formação da Câmara de Vereadores de Garanhuns, um assunto tem predominantemente tomado o tempo dos parlamentares. É que logo no dia 1 de janeiro, dia em que eles tomam posse, é também dia de escolha da nova presidência da Câmara.

Na casa Raimundo de Moraes, muitas tem sido as articulações e conversas no que se refere a definição desses nomes que conduzirão a direção do Poder Legislativo de Garanhuns no Biênio 2017/2018. De acordo com informações levantadas pelo Blog do Gidi Santos, dois nomes surgem atualmente como principais candidatos nessa disputa. Tratam-se dos vereadores (um de quinto mandato) Zaqueu Naum Lins (PRB), e o de Carla de Zé de Vilaço (PTB - importante liderança do Vale do Mundaú e do Aloísio Pinto), que teve o mandato renovado em 2016, após uma intensa campanha promovida pelo seu pai, Zé de Vilaço, figura muito respeitada no mundo político e que goza como poucos, de uma grande amizade com o atual Prefeito Izaías Régis (também do PTB).

Izaías, que diga-se de passagem, anda dizendo que não irá interferir na eleição da Câmara, deve ser o maior protagonista dela. Régis costuma dizer aos quatro cantos que foi parlamentar (deputado) e que nunca gostou de intervenção por parte do executivo numa eleição do legislativo, algo que ele sempre testemunhou na Alepe, e que aqui não deverá ser diferente, já que o chefe do executivo local foi o nome decisivo nas duas últimas eleições da casa Raimundo de Moraes, ao eleger primeiro Audálio, para o biênio 2013/2014 e Gersinho, para o biênio que se estendeu entre os anos de 2015/2016.
.

Informações vindas da própria Câmara de Vereadores ainda apontam que Izaías gostaria de ter no assento principal da casa, alguém que conduza os trabalhos de forma mais amena, sem conflitos ou enfrentamentos aos seus posicionamentos defendidos nos projetos enviados à apreciação do Plenário Álvaro Brasileiro.

Zaquel é figura cativa de Izaías, ao passo que Carla e Zé tem grande afinidade com Régis. Há quem diga, que politicamente Izaías “deve” a presidência da Câmara a Naum, uma vez que o conduziu a candidatura de Deputado (em 2014) e não o elegeu, além de não ter lhe dado o posto de vice Prefeito, entregue a Haroldo Vicente. Para outros, Carla é exímia defensora do projeto e do Governo Izaías, que segue a partir de janeiro próximo.

Recentemente, sete, dos 13 vereadores eleitos estiveram em uma reunião (foto abaixo), onde de acordo com informações trazidas ao Blog do Gidi Santos, ficou definido a nova mesa diretora da Câmara. Logo em seguida, de acordo com algumas especulações, o vereador Alcindo Correia teria se juntado ao grupo, o que teria formado o chamado G8, grupo dos oito vereadores na Câmara que por si só, garantem a eleição de um candidato definido por eles.
.

Apesar disso e com informações de alguns interlocutores dos parlamentares, o vereador Gersinho Filho, atual presidente, não desistiu da disputa e apesar de estar "correndo por fora", como alguns garantem, ainda articula politicamente para continuar na cobiçada cadeira de presidente do Poder Legislativo de Garanhuns.

Gersinho já deu provas de que sabe reverter o quadro, quando ele não é favorável a si, e agora, terá todo tempo para mostrar mais uma vez a sua ampla capacidade de envolvimento e convencimento de seus pares na Câmara. É Presidente da casa a dois anos e sabe bem como lhe dar com o comportamento do parlamento, razão pela qual não haverá surpresa, acaso ela saia vencedor dessa disputa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário