segunda-feira, 31 de outubro de 2016

NO 2º TURNO: Raquel Lyra, do PSDB, é eleita Prefeita de Caruaru

Candidata tucana venceu Tony Gel, do PMDB, que já foi prefeito do município. No primeiro turno, 
Raquel ficou em segundo lugar na disputa; e Tony em 1º. (Com informações do G1 Caruaru e Região).

Raquel Lyra, do PSDB, foi eleita prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, neste domingo (30). A tucana será a primeira mulher a assumir a gestão do município. Raquel venceu Tony Gel, do PMDB, que foi prefeito de Caruaru entre 2000 e 2008.

Segundo a Justiça Eleitoral, Raquel recebeu 93.803 votos, o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony teve 82.679 votos, o que equivale a 46,85%. A gestão dela começa em janeiro de 2017. O vice-prefeito é Rodrigo Pinheiro, também do PSDB. Foram registrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 2.891 votos brancos (1,55%), 7.491 votos nulos (3,99%) e 23.073 abstenções (10,99%). Caruaru tem um total de 209.897 eleitores aptos a votar.

Campanha - No primeiro turno, Raquel teve 44.776 votos, o que corresponde a 26,08% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony recebeu 63.697 votos, o que equivale a 37,10%. O Delegado Lessa (PR) ficou em terceiro, com 23,94% dos votos. No segundo turno, a campanha foi marcada por troca de farpas entre os candidatos. As polêmicas foram sobre o histórico político da família de Raquel Lyra, cujo pai, João Lyra Neto, já foi governador de Pernambuco e prefeito de Caruaru. Sobre Tony Gel, as polêmicas foram sobre as gestões anteriores do candidato, que já foi prefeito e vereador de Caruaru.

'Desafio é maior' - Após o resultado, Raquel Lyra agradeceu os votos. "Minhas palavras são de gratidão ao povo de Caruaru que acreditou que a gente, pode sim, representar um projeto de renovação política. Uma gestão democrática e participativa de verdade". Ela também disse que quer ser prefeita de "todos os caruaruenses e não vamos distinguir cores partidárias"

A prefeita eleita afirmou que a gestão será um "desafio maior". "Vamos melhorar a vida das pessoas onde elas vivem e para isso nós iremos contar com todos vocês. O desafio é muito maior, eu termino a campanha com a oportunidade de ser a primeira mulher prefeita de Caruaru. O meu compromisso, o meu trabalho vai ser muito mais pesado durante o nosso mandato, do que foi durante a campanha".
.

Tony Gel se diz surpreso - O candidato do PMDB que foi derrotado neste domingo, disse que reconhece o resultado das urnas. "Estou muito surpreso, porque todas as pesquisas falharam. Isso é uma coisa que a gente tem que lamentar, todas erraram. Surpreso estou com a minha pesquisa interna, que dizia que eu seria vitorioso. [Foi] uma campanha limpa, bonita e, de repente, o povo não entendeu a minha mensagem. Eu tenho que descobrir o que houve, não tenho nada a contestar sobre o resultado, apenas estou surpreso, a cidade está surpresa", disse.

Ele também falou que vai cobrar da nova prefeita as promessas feitas durante a campanha. "Declaro que todos nós estaremos vigilantes. Que ela possa cumprir todas as promessas, inclusive das oito mil vagas de creche, que foi uma proposta muito forte. A gente vai cobrar. Quero o melhor para Caruaru e para o nosso povo".

Tony Gel disse em entrevista à Globo FM que tentou ligar para Raquel Lyra após o resultado. "Liguei duas vezes, mas só chamou. Liguei pra parabenizar e desejar muito sucesso na gestão dela. Estou pronto para outras batalhas, agradeço ao povo de Caruaru. Agora é descansar. Que a minha colega comemore, ela tem todo o direito de comemorar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário