sábado, 22 de outubro de 2016

30% DE RENOVAÇÃO: Conheça o novo Legisltivo de Garanhuns

Nomes que até pouco eram dados como “certos” para Casa Raimundo de Moraes, acabaram 
até que obtendo votações expressivas, mas não alcançaram o objetivo de se eleger.

A legislatura 2017/2020 da Câmara de Vereadores de Garanhuns, contará, de acordo com o resultado final da eleição do dia 2 de outubro deste ano, com o percentual de 30% de renovação de seus quadros. Antes mesmo da apuração, articuladores, presidentes de partidos e até mesmo coordenadores da campanha, e aí falamos daqueles mais otimistas, faziam um leitura, ainda que preliminar, de que cerca de 60%, seria o percentual de vagas ocupadas por pessoas em seu primeiro mandato. No domingo, histórico, que ocorre a cada 4 anos, veio o resultado, e a expectativa, foi por água abaixo.

Nomes que até pouco eram dados como “certos” para Casa Raimundo de Moraes, acabaram até que obtendo votações expressivas, se comparados ao vasto poder econômico e de serviços prestados, daqueles que ocuparam assento no parlamento local e buscavam a reeleição. Destacamos alguns deles, que em tempo, foram candidatos pela primeira vez ou mesmo aqueles que seguiam a segunda tentativa. Juca Viana (PRB) é um deles. Atual vice-presidente da Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco, ADVAMPE, além de comerciante e coordenador do Conselho Municipal do deficiente (COMUD), obteve no resultado final divulgado pelo TRE, a 14ª colocação, sendo que sua votação (expressiva), foi de 1.407 votos, o que lhe garantiu a suplência ao mandato do vereador reeleito, Audálio Filho (que obteve nesta eleição 1.533 votos).

Continuando a lista, do 14º (Juca) ao 20º melhor colocado (os que de fato, brigaram por vagas), aparecem ainda: Luiz Leite (PHS - 15º colocado), com 1.376 votos. Andréa Nunes Diretora, da cohab 2, (PTB) na 16ª posição, somando 1.235 votos. Joais Herculano, do PHS, 17º colocado, com 1.228 votos. César Mota (PRB), na 18ª colocação, com os seus 1.087 votos. Fechando a lista, Bruno da Luz (PSL-segunda eleição), com 830 votos (19º colocado) e Wanderley Lopes (PRB-primeira eleição) com 814 votos válidos nominais.
.

Em se tratando de mandatos renovados, ou mesmo dos novos; a Câmara de Vereadores de Garanhuns ficou assim: Luzia da Saúde (PTB), 1ª colocada no geral, reeleita com 2.916 votos. Gersinho Filho (PTB), reeleito para seu 3º mandato consecutivo, na segunda posição geral, atual presidente da Câmara, com 2.836 votos. Zaqueu Naum Lins (PRB), releito para o seu quinto mandato parlamentar, terceiro colocado no geral com 2.673 votos. Estreando seu primeiro mandato, Marinho da Estiva (PHS-quarto colocado no geral), 2.297 votos. Carla de Zé de Vilaço, (PTB-quinta colocada), 2.236 votos. Vereadora de primeiro mandato (Betânia da Ação Social, PTB), sexta colocada, 2.160 votos.

Vereador de primeiro mandato, Professor Márcio (PHS), sétimo colocado, 1.784 votos. Alcindo Correia (PCdoB-oitavo colocado), 1.684 votos. Gil PM (PSC), 9ª posição geral, 1.645. Daniel da Saúde, também do PSC (10º colocado, retornando a Câmara), 1.626 votos. Audálio Filho (PSDC-reeleito para seu 3º mandato, 11º colocado no geral), 1.533 votos. Ary Júnior (PTB-12º colocado), voltando a Câmara para seu segundo mandato, 1.273 votos e por fim, na 13ª colocação, fruto de uma expressiva articulação política coordenada de seu partido e coligação, eleito para seu primeiro mandato, Antônio Ferreira da Silva, o popular Tonho de Belo do Cal, com 669 votos.
.

Com isso (e como já dissemos), 30% do percentual das cadeiras da Câmara, foi renovado. Os que deixaram a casa Raimundo de Moraes, foram: Sivaldo Albino, do PPS, que até pouco era o líder da oposição na Câmara (oposição esta que já não existe mais, já que Izaías elegeu os 13 vereadores de sua coligação), Paulo Leal (PSB), Cláudio Taveira (PDT) e a socialista Nelma Carvalho (PSB-que tentava sua reeleição).

      A expectativa agora, fica por conta da eleição que definirá a mesa diretora da Presidência da Câmara, que como todos sabemos, deve ocupar espaço nas rodas e conjunturas políticas até o início do ano. Até o momento e com informações vindas da própria Câmara, o nome de Carla de Zé de Vilaço e Zaqueu Naum Lins, são os que melhor aparecem para ocupar a tão cobiçada cadeira da Presidência. Durante a semana, numa reunião, estiveram presentes, e segundo especulações, já definindo a eleição da Câmara para 2017, os vereadores eleitos: Professor Márcio, Marinho da Estiva, Tonho de Belo do Cal, Betânia da Ação Social, Ary Júnior, Zaqueu Naum Lins, e Zé de Vilaço, que na ocasião representava a filha Carla, reeleita para seu segundo mandato.

       Importante: uma fonte segura, confidenciou ao Blog do Gidi Santos, que a nova presidência da Câmara deve ficar mesmo entre Carla de Zé de Vilaço e Zaqueu Naum Lins, ao menos teria sido o acertado nessa reunião.  

(Foto extraída do Blog do Jornalista Roberto Almeida)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário