segunda-feira, 4 de julho de 2016

Nível d'água acumulada nas barragens de Garanhuns está em 72%, mas Distrito de São Pedro sofre com falta do líquido

Recentemente, a Compesa passou a distribuir Água ao Distrito através das barragens que compõe 
o sistema de abastecimento da zona urbana da cidade, Cajueiro, Inhumas e Mundaú.

O nível de água acumulada nas três barragens que servem ao abastecimento d’água a cidade de Garanhuns está em 72%. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e foi divulgada oficialmente no último dia 29 de junho deste ano. Segundo Boletim da Agência, nosso maior reservatório, a barragem do Cajueiro, (Mundaú II), - que pode estocar 19 milhões de metros cúbicos d’água, está com 74% de sua capacidade preenchida, ou seja, 14 milhões, 372 mil metros cúbicos. Já Inhumas, que é bem menor e que comporta ao total, quase 8 milhões de metros cúbicos, está com 4 milhões, 437 mil metros. Quanto a Mundaú I, que tem capacidade para estocar cerca de 2 milhões de metros cúbicos, está pela “proa” (100% ocupada).

Diante desse quadro, a situação de momento para o abastecimento d'água em Garanhuns é relativamente razoável, já que de acordo com os números, o município comporta ao total em suas barragens, 29 milhões de metros cúbicos do líquido, sendo que no momento, quase 21 milhões estão estocados (72%, de acordo com a Apac). Contudo, a população do Distrito de São Pedro vem sofrendo. É que a barragem da Cajarana, que abastece aquela população, está em estado de colapso, dado que o mesmo boletim da APAC (emitido dia 29) afirma que apenas 103, dos 2 milhões e 600 mil metros cúbicos que a barragem comporta, estão ocupados. 

      Recentemente, a Compesa informou que em razão do estado de colapso da barragem da Cajarana, a estatal está distribuindo água ao distrito através das barragens que compõe o sistema de abastecimento da zona urbana da cidade; Cajueiro, Inhumas e Mundaú. De acordo com a Compesa, cerca de 4 mil metros cúbicos do líquido estão sendo destinados à São Pedro, mensalmente. Ainda sobre o Distrito, o problema de abastecimento d’água deve ser solucionado em breve, já que através de um projeto remetido à Casa Civil de Pernambuco, pelo ex-vereador Mário Faustino (foto abaixo ao centro), a água que será levada de Garanhuns à Jucati, através de uma nova adutora, deve chegar as torneiras daqueles moradores. Além de São Pedro, o povoado Cachoeirinha dos Francisco e o Sítio Papa Terra também serão beneficiados com a água.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário