segunda-feira, 13 de junho de 2016

Secretário da Casa Civil garante que Festival de Inverno e palco da Praça Mestre Dominguinhos terão dez dias de atrações este ano

Notícia foi dada à Comissão Especial do Fig, na tarde desta segunda-feira (13), no Palácio do Campo das
Princesas em Recife, pelo Chefe da Casa Civil do Governo de de Pernambuco, Antônio Figueira.

O Festival de Inverno de Garanhuns, realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco aqui na cidade desde 1991, e que este ano, está envolvido em uma grande polêmica, desencadeada pelos vereadores de oposição e o Prefeito Izaías Régis; terá sim dez dias em sua programação oficial, bem como na praça Mestre Dominguinhos, onde é instalado o palco principal do mega evento.

A notícia é oficial e foi dada à Comissão Especial do Fig, na tarde desta segunda-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, pelo Chefe da Casa Civil de Pernambuco, Antônio Figueira. À comissão, presidida pelo empresário e ex-vereador Mário Faustino e ao Blog do Gidi Santos, com exclusividade, Figueira garantiu o seguinte: “O formato original do Festival de Inverno de Garanhuns, onde tradicionalmente dez dias são dedicados a programação oficial está garantido. Está garantido também as dez noites de shows na Praça Mestre dominguinhos”.

        O advogado, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Alexandre Marinho, defendeu após o término da reunião, que a abertura do diálogo com o Governo do Estado foi a maior conquista da Comissão. “Mais importante do que garantir os dez dias foi à abertura desse canal de dialogo entre a sociedade de Garanhuns e o Governo Estadual. Essa foi sem dúvidas a grande conquista, já que podemos discutir não apenas o FIG, mas as demais ações do Governo em Garanhuns”, disse Alexandre. A defesa de Marinho também foi compartilhada por Mário Faustino. “O Governo do Estado vai abrir as portas pra gente. Onde tiver um problema, vamos poder equacionar”, garantiu Mário.

Com a garantia dada pelo Chefe da Casa Civil, a população de Garanhuns comemora, já que o Prefeito Izaías já havia garantido que não contrataria atrações nacionais para se apresentar este ano na Praça Mestre Dominguinhos, caso o inquérito que tramita no MP local, que apura as denúncias dos vereadores de oposição contra ele (Izaías) de suposto superfaturamento não fosse concluído.

Além de Figueira, estiveram representando o Governo de Pernambuco na audiência, o Dr. Ivan Rodrigues, Secretário de Planejamento e Gestão da pasta, e a Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto, que na ocasião também representava o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja. Representando a Comissão Especial do Fig, estiveram: o Presidente, Mário Faustino e os empresários Edival Veras, Ivan Júnior e Zé Mário, além do advogado e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Alexandre Marinho.

      Compõe ainda a comissão, mas não puderam comparecer a audiência, por motivos superiores; o acadêmico de engenharia, John Capitó, o Maçom e Professor, Ricardo Marques de Noronha, o Deputado Estadual Claudiano Martins e seu assessor direto, Saulo Malta, o "Saulinho" e o Jornalista, editor deste blog, Gidi Santos. Semana passada, parte da Comissão já havia garantido junto ao Secretário de Cultura Marcelino Granja, que a 26ª edição do Festival mantivesse dez dias em sua programação oficial, que ocorre em diversos polos espalhados pela cidade (relembre AQUI). Agora o Secretário da Casa Civil garantiu que a praça Mestre Dominguinhos também terá dez dias de shows artísticos.

        O 26º Festival de Inverno de Garanhuns será realizado este ano, no período de 21 a 30 de julho e contará com atrações da região Nordeste, como ficou definido nos editais lançados pela Fundarpe. A realização também contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, palestras, debates, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural e outras atividades artístico-culturais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário