terça-feira, 28 de junho de 2016

Prazo para saque do PIS/Pasep termina quinta-feira, 30 de junho

Têm direito ao benefício, trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 
dias em 2014 e tenham recebido até dois salários mínimos, por mês, nesse período. (Agência CNM).

Os interessados em sacar o abono salarial do Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/ Pasep) referente ao ano-base 2014 têm até quinta-feira, 30 de junho,  para procurar uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa e receber o benefício. Cerca de 1,38 milhão de trabalhadores ainda não fizeram o saque. De acordo com o último balanço do Ministério do Trabalho, do dia 24 de junho, foram pagos R$ 18,4 bilhões para mais de 22,2 milhões de trabalhadores, 94,14% do total. O valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo (R$ 880).

Têm direito os trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários mínimos, por mês, nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS/ Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que o abono é um direito dos trabalhadores, e é importante que eles façam o saque para não perderem o benefício. “O PIS/Pasep é um abono muito importante de um salário mínimo que pode ajudar os trabalhadores em momentos de dificuldades”, salienta.

PIS/PASEP

O PIS e o Pasep são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do Seguro-Desemprego e do abono salarial. O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep, aos servidores públicos. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

COMO SACAR

• PIS – o trabalhador que possuir cartão cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em cassa lotéricas. Caso o interessado não tenha o cartão cidadão, é possível receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone da Caixa: 08007260207.

       • Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800-729 00 01. • Mais informações – a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário