domingo, 19 de junho de 2016

Ranking Nacional da Transparência revela que Garanhuns tem a gestão mais transparente do Agreste Meridional e a 8ª de PE

 No levantamento divulgado no início do mês pelo Ministério Público Federal, Garanhuns aparece 
ocupando a 8ª colocação no Estado. Ano passado, na primeira avaliação, a cidade era a 94ª colocada.

Ao contrário do que dissemos semana passada aqui no Blog, Garanhuns não é a 149ª colocada entre os 184 municípios pernambucanos em índice de transparência em gestão de executivo (relembre AQUI). De acordo com o MPF, a cidade comanda pelo Prefeito Izaías e que tem como controlador Glauco Brasileiro, tem na verdade, a Gestão de Executivo mais transparente dentre as 26 cidades, que juntas, compõe a Região Agreste Meridional e a 8ª no estado (algo a ser comemorado, inclusive). A informação é oficial e foi divulgada quarta-feira, 8 de junho, através do Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, em sua 2ª fase de avaliação dos Portais da Transparência dos Governos Estaduais, Municipais, além das capitais brasileiras.

O levantamento, que ocorreu em sua primeira etapa em dezembro do ano passado, mede o índice de Transparência se baseando em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla). Neste segundo momento, portais da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal foram analisados. Os resultados, mensuram o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala definida pelo MPF, que vai de zero a dez.

         No levantamento divulgado no início do mês pelo MPF, quando consideramos as notas emitidas aos 184 municípios pernambucanos, Garanhuns aparece ocupando a 8ª posição. Ano passado, em dezembro, a cidade era a 94ª colocada, ou seja, saltou nesta segunda avaliação, 85 posições. No Agreste Meridional, a cidade aparece ainda melhor. É que de acordo com o MPF, a nota emitida à suíça pernambucana neste mês de junho, revela que ela evolui 120,5% em percentual; saindo dos 3,9 pontos, ano passado, para robustos 8,6, agora em junho, o que a coloca como a cidade mais transparente em gestão de executivo no Agreste Meridional de Pernambuco. Na Micro Região Agreste, Garanhuns é a segunda colocada, ficando atrás apenas de São Bento do Una, da Prefeita Débora Almeida.

          Para acessar a 2ª  avaliação do
          Ranking Nacional da Transparência clique AQUI.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário