terça-feira, 21 de junho de 2016

DEFINIDO: Festival de Inverno 2016 terá dez dias, mas praça Mestre Dominguinhos contará apenas com 9 noites de shows

Diante da nova posição adotada pelo Governo Paulo Câmara, a abertura do Festival de Inverno 
este ano ocorrera na Igreja Católica Catedral de Santo Antonio, na quinta-feira, 21 de julho.

O Festival  de Inverno de Garanhuns, um dos maiores eventos da América Latina em Arte e Cultura, terá dez dias em sua programação oficial em 2016, mas apenas 9, de apresentações artísticas musicais na Praça Mestre Dominguinhos. A informação é oficial e foi repassada na tarde desta terça-feira (21) à Comissão Especial do Fig, pelo Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja e pela Presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

    Apesar de uma semana atrás, o Titular da Casa Civil, Antônio Figueira, ter garantido, em uma audiência com a Comissão, as dez noites de shows para a Praça Mestre Dominguinhos, após uma nova avaliação por parte do Governo de Pernambuco, ficou confirmado que para esta edição, o aporte de recursos reservados (5,4 milhõesnão tornaria viável a continuidade dessas dez noites. 

Diante da nova posição adotada pelo Governo Paulo Câmaraatravés da Secult/Fundarpe, a abertura do Festival de Inverno este ano ocorrerá na Igreja Católica Catedral de Santo Antônio, na quinta-feira (21), com um concerto/espetáculo magno, que contará com a presença do Governador Paulo Câmara (PSB). Já na sexta-feira, dia 22, o Palco Mestre Dominguinhos terá uma noite de shows em homenagem ao músico pernambucano, já falecido, Naná Vasconcelos. Quanto a data em que devera ocorrer o evento, ela também  e oficial, sera de 21 a 30 de julho.

Como anunciamos aqui, em primeira mão, o Festival perderá uma noite na Praça Mestre Dominguinhos, todavia, outro polo, o instalado na Igreja Catedral de Santo Antônio receberá a abertura do evento. Quanto a Comissão Especial do Fig, encabeçada pelo empresário e ex-vereador Mário Faustino, ela deve se tornar permanente. Segundo Ivan Junior, na reunião mantida com o Governo do Estado, ficou estabelecido que a partir de 2017, comissão passa a integrar composição do evento.
.

NOVIDADES 2016 – De acordo com informações repassadas pelo empresário e ex-secretário de Turismo de Garanhuns, Ivan Júnior, apesar da Comissão Especial do Fig não ter obtido seu principal objetivo (o de garantir as dez noites de shows para a praça Mestre Dominguinhos), há muito o que se comemorar. Segundo Ivan, o Festival de Inverno nesta 26ª edição ganhará mais visibilidade, já que através do publicitário José Mário, será viabilizada a cobertura do evento, por parte da imprensa nacional, através da emissora de TV Rede Globo e de sua filiada, a Rede Globo Nordeste.

  Além da presença da emissora dos marinhos cobrindo o evento, comissão, viabilizou, através dos empresários Mário Faustino, Ivan Júnior, Edival Veras e José Mário, além do Advogado Alexandre Marinho, que a Rádio Jornal Recife, embale o evento com 15 dias de antecedência. A emissora do grupo João Carlos Paes Mendonça (JCPM) deve produzir, a partir de Garanhuns, um programa de maneira especial, no formato a levar para os ouvintes, uma prévia do evento, colocando todo o estado, já no clima de Festival.

Outra novidade para este ano, de acordo com Ivan, será a circulação de um ônibus tipo turístico, que percorrerá os polos do evento. Não está nada definido, mas ainda de acordo com Ivan, há a possibilidade de que o Palco montado no Parque Pau Pombo, o Instrumental, passe a contar ainda este ano, com nove noites de apresentações musicais (até o ano passado e já ha dois anos, apenas cinco noites vem sendo reservadas pela Fundarpe para o Instrumental).

Ivan aposta neste caso, que os empresários locais possam contribuir com recursos financeiros, para um maior número de shows reservados aquele palco, razão pela qual, em contato direto com o Governo de Pernambuco, Fundarpe/Secult, ele deve apresentar até o final deste mês um projeto de viabilidade para execução da proposta. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário