sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pernambuco terá cinco Ministros de Estado no Governo Temer

Raul Jungman (PPS), Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM), Fernando Coelho (PSB) e 
Romero Jucá (PMDB), nascido em Pernambuco, compõe o ministério do Governo Temer. (JC Online)

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), empossou na tarde de ontem, quinta-feira (12) os ministros em cerimônia no Palácio do Planalto, horas depois do pronunciamento de Dilma Rousseff, afastada nesta manhã. Entre os escolhidos por Temer para comandar os postos mais alto escalão do Governo Brasileiro, estão quatro pernambucanos, se contarmos com Romero Jucá, que ocupará o Ministério do Planejamento, estão são cinco.Jucá é nascido em Pernambuco, apesar de ter sido eleito Senador pelo PMDB no estado de Roraima.Conheça os 4 ministros de Pernambuco que compõe a equipe do Presidente Temer:

                             Raul Jungmann - Ministro da Defesa

   Filiado ao PP, Raul Jungmann está no seu terceiro mandato como deputado federal. No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi ministro do Desenvolvimento Agrário, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apesar de defender o impeachment de Dilma, não participou da votação do processo na Câmara, já que é suplente.

            Bruno Araújo - Ministro das Cidades

       Está no terceiro mandato como deputado federal e passou a ganhar destaque a partir de 2012, quando se tornou líder do PSDB na Câmara. Até fevereiro daquele ano, ele desempenhou o papel de líder da oposição e foi defensor ferrenho do impeachment de Dilma. Nos quase dez anos de atuação legislativa, Araújo conseguiu aprovar apenas um projeto de lei de autoria exclusivamente sua: a criação do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Retinoblastoma (câncer na retina), em 18 de setembro. 

  Mendonça Filho - Ministro da Educação e Cultura

Recifense, José Mendonça Bezerra Filho é senador e o representante do DEM no governo de Michel Temer. Como deputado federal, Mendonça Filho foi o autor da emenda da reeleição em 1997, permitindo que o então presidente Fernando Henrique Cardoso conquistasse o segundo mandato. Como governador de Pernambuco, liderou o programa Universidade Democrática, que permitiu que jovens de escolas públicas ingressassem na universidade.

    Fernando Coelho  - Ministro de Minas e Energia

       Fernando Coelho Filho foi eleito três vezes deputado federal pelo PSB. Desde 2007, era líder do partido na Câmara. Natural do Recife, sua primeira candidatura foi em 2006, aos 22 anos, quando obteve 117.720 votos. Fernando Coelho é filiado ao PSB desde 2005. O parlamentar é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, em São Paulo.
           
                       Romero Jucá – Ministro do Planejamento


         Romero Jucá é senador pelo PMDB de Roraima. Foi eleito senador pela primeira vez em 1994 e assumiu o terceiro mandato consecutivo em fevereiro de 2012. Foi líder do governo no Senado, designado pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Assumiu a presidência do PMDB em 5 de abril deste ano. Foi relator-geral do Orçamento da União nos anos de 2005 e 2013. Pernambucano, Jucá nasceu no Recife, estudou Economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Engenharia Econômica. 

     Em 1988, foi nomeado pelo presidente José Sarney e aprovado pelo Senado para ser governador do então território de Roraima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário