.

.

terça-feira, 15 de março de 2016

BOM PARA PERNAMBUCO: Parceria entre UNESCO e ABC impulsiona as ações do "Pacto por Suape Sustentável"


O governador Paulo Câmara anunciou, na manhã de ontem (14.03), mais uma medida que alinha o desenvolvimento econômico ao sustentável no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca. Trata-se do incremento das ações do "Pacto por Suape Sustentável", através da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

Essa parceria desenvolverá projetos socioambientais que vão ampliar a capacidade de gestão das iniciativas nesta área. Nessa primeira etapa, o programa estadual contemplará a requalificação do parque Armando Holanda Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho, outro município da RMR que faz fronteira com o Complexo. Foram destinados R$ 1,2 milhão para a execução do projeto que vai durar 24 meses.

O Pacto prevê o desenvolvimento de planos estratégicos nas áreas cultural, social, ambiental e educacional para atendimento das populações que residem no território. Antes de iniciar as atividades propostas no projeto, as equipes envolvidas vão realizar um diagnóstico completo do Complexo e de seu entorno. Estão entre as prioridades da parceria a sistematização de estudos de vulnerabilidade social, a elaboração de um plano para solucionar as fragilidades ambientais, além da capacitação das equipes técnicas de Suape e dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

PILOTO - O primeiro contemplado pela parceria será o parque Armando Holanda Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho, também na RMR. Criado em 1979, através de Decreto Estadual, o equipamento é uma área de Proteção Histórica e Cultural tombada pelo Governo do Estado. Segundo o planejamento prévio, a estrutura concentra características que demandam ações em todas as áreas previstas no projeto. Aproximadamente duas mil pessoas que residem no entorno serão favorecidas com o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário