quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

NA FRENTE: Pesquisa indica Aécio Neves como grande vencedor da eleição presidencial de 2018

Na Pesquisa do CNT/MDA, Aécio foi o candidato preferido de 24,6% dos brasileiros.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, seria o grande vencedor da corrida presidencial caso as eleições fossem realizadas hoje. É o que mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira (24/02).

Em um cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apontados aos eleitores, Aécio foi o candidato preferido de 24,6% dos brasileiros. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 19,1% dos votos, e Marina Silva (Rede) com 14,7%.

Em caso de segundo turno, Aécio teria uma vitória significativa em cima do petista em 2018. O tucano seria votado por 40,6% dos eleitores, enquanto Lula, afundado em meio a denúncias que ligam o seu nome e de sua família a empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, teria 27,5% das intenções de voto.

Mesmo concorrendo contra outros candidatos, a situação do ex-presidente Lula não melhora. Em um eventual segundo turno contra Marina Silva, Lula teria apenas 26,3% dos votos, contra 36,6% da candidata da Rede Sustentabilidade. Em um confronto entre Lula e Ciro Gomes (PDT-CE), o petista também sairia perdedor, com 28,2% das intenções de votos contra 29,1%.

Já quando se trata de voto espontâneo, sem que os nomes sejam apresentados aos eleitores, Aécio Neves também é o primeiro colocado, recebendo 10,7% da preferência nacional. Lula ficaria em segundo lugar, com 8,3%, seguido por Marina Silva, com 3,9%. Já a atual presidente Dilma Rousseff amargaria o quinto lugar, 1,6% das intenções de voto, atrás do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (24) pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário