segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

JORNALISTA DE GARANHUNS É ELEITA EM BRASÍLIA, Coordenadora Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Jornalista foi eleita na Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília para 
Coordenação Estadual do SUAS. Na ocasião a Presidente Dilma participou do evento.

Da Redação
Imagens / Divulgação

A 10º Conferência Nacional de Assistência Social ocorreu ano passado em Brasília entre os dias 7 e 10 de dezembro e em seu desfecho posicionou Garanhuns em um lugar de destaque, de influência e de muita importância para Pernambuco. A Jornalista e Assistente Social Selma Melo (foto acima) foi eleita na ocasião a Coordenadora Estadual dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o biênio 2016/2018.

Organizando ações de Assistência Social, o SUAS, atua entre outros com a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial. A Básica destina-se à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade. Já a Proteção Social Especial, está direcionada à famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Em 2005, quando o Sistema Único de Assistência Social foi estabelecido, uma gama de benefícios assistenciais foram devidamente inseridos no campo da proteção da família brasileira. Além disso ficou definido naquele mesmo ano que o SUAS também gerenciaria a vinculação de entidades e organizações ao Sistema, promovendo às mesmas, certificação que lhes garante a inserção no Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social.

REUNIÃO COM EXECUTIVA NACIONAL DO SUAS E COM 
A MINISTRA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME
.

Após uma reunião que ocorrerá nos próximos dias com a Executiva Nacional do Sistema Único de Assistência Social e com a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello (foto acima), a jornalista Selma Melo será empossada como Coordenadora Estadual. A partir daí, terão início os trabalhos de garantia, efetivação e ampliação dos Direitos Sociais.

Segundo informações da jornalista, a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS de 1993, bem como o SUAS criado em 2005, são ferramentas legítimas que proporcionam as garantias para a execução de políticas voltadas aos direitos sociais. Em conversa com o blog do Gidi Santos a gestora frisou que todas essas garantias servirão de orientação no tempo em que permanecerá à frente da coordenação (biênio 2016/2018). “A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado. A Constituição Federal de 1988 garante isso. A LOAS e a CF serão nossa orientação para a gestão da Coordenadoria dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social”, frisou.

Sobre a coordenação, 2016 é o seu ano de criação. Em razão disso, a jornalista Selma Mello é a primeira na história de Pernambuco a exercer a gestão. Quanto ao ativismo político, a profissional de imprensa deve assumir em breve o diretório Municipal do Partido da Mulher Brasileira (PMB), fato que dará maior emponderamento às mulheres da Suiça pernambucana.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário