quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

EM GARANHUNS: IFPE OFERECE CURSO de capacitação para Intérpretes de Libras


Com informações do
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

A partir desta quinta (14) até a próxima quarta-feira (20), o Campus Garanhuns recebe inscrições para a Capacitação para Tradutores/Intérpretes Educacionais de Libras. O curso é voltado para profissionais que trabalham com a Língua Brasileira de Sinais na área da educação.

A inscrição é feita pessoalmente no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Garanhuns. O interessado precisa apresentar declaração ou documento que comprove sua experiência em instituições de ensino, além da documentação de identificação pessoal. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 16h. São ofertadas 30 vagas, sendo 23 delas para pessoas ouvintes e sete para pessoas surdas.

As aulas da capacitação têm início previsto para o dia 21 de janeiro e serão ofertadas às terças e quintas, das 14h às 17h, nas dependências do Campus. A carga horária total é de 21 horas. Ao final do curso, o estudante receberá certificado de participação.

Profissionais de Libras de diversos campi do IFPE serão responsáveis por conduzir os encontros que vão tratar sobre técnicas de tradução e inclusão de pessoas surdas, dentre outros assuntos. De acordo com a coordenadora local do NAPNE, Wiliene Melo, o objetivo da capacitação é proporcionar aos tradutores e intérpretes um conhecimento aprofundado das políticas de inclusão e da gramática de Libras. “Pretendemos discutir a política de inclusão contextualizando-a e possibilitar a prática da interpretação de Libras/ Português e do uso da voz”, explica Melo.

O curso é uma ação do NAPNE vinculada à Diretoria de Pesquisa Inovação Tecnológica e Extensão (DIPEX) do Campus Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário