quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

EM GARANHUNS, CORONEL LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO assume comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado


Com informações da
Assessoria do 71º BI Mtz

Criado há 49 anos em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado terá a partir desta sexta-feira, 22 de janeiro, o seu 23º Comandante. É o Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, natural do Mato Grosso e pertencente a turma de Infantaria da AMAN do ano de 1994. Ele assume a função do seu antecessor, o Tenente-Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos que passou dois anos à frente do Batalhão Duarte Coelho, em um biênio de intensas e produtivas atividades. Em uma das missões mais relevantes, o 71º compôs uma Força-tarefa que ajudou na pacificação do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Foi também no comando de Vasconcelos que o batalhão sofreu uma de suas maiores perdas com o falecimento, em maio de 2015, do seu Sub-comandante, Tenente-Coronel Cândido Renato Carolino Rodrigues.

A passagem de comando na Força de Ação Rápida do Nordeste  é um rito carregado de simbolismo que marca o fim de um ciclo e o início de outro, e desde o coronel Gabriel, garanhuense, e primeiro a assumir o 71º BI Mtz, em março de 1967, cada um dos 22 comandantes, ao seu modo, contribuíram decisivamente para engrandecer o nome do batalhão o transformando, ao longo deste quase meio século, em uma das unidades de Elite do Exército Brasileiro. Agora chega a vez do Ten-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto colocar o seu tijolo nessa trajetória de sucesso.  A cerimônia militar acontece às 10 horas da manhã desta sexta-feira, 22/01, e será presidida pelo general Antônio Eudes Lima da Silva, que comandou o batalhão Duarte Coelho nos anos de 2005 e 2006. 

O Tenente-Coronel Vasconcelos deixa o comando do 71º BI Mtz para ocupar o cargo de Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. Ele também foi designado para  o Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília-DF. Já o Tenente-Coronel Duarte, antes de ser nomeado para Comandar o batalhão em Garanhuns, exercia a função de Oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, na cidade de Belém-PA.

          Serviço:
Formatura Militar de Passagem de Comando do 71º BI Mtz
          Local: Quartel do 71º BI Mtz, BR 423, Km 96 - Garanhuns
          Data: 22 de janeiro de 2016
          Hora: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário