segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Última semana das exposições “TOM” e “Bela Aurora do Recife” NA GALERIA DE ARTES RONALDO WHITE


Com informações do Sesc/PE
Imagem: Pesquisa internet

Entra em sua última semana em cartaz, no Sesc em Garanhuns, a exposição “Tom”, do autor e ilustrador pernambucano André Neves e a exposição “Bela Aurora do Recife”, do artista plástico pernambucano Wilton de Souza.

“Tom” é fruto do livro, com o mesmo nome, escrito pelo autor, em 2012. A obra conta a história de um garoto autista, chamado Tom, que através dos cantos dos pássaros conquista a liberdade. Desenhos, palavras e esculturas estão presentes na exposição. A obra está exposta no térreo da Galeria de Artes Ronaldo White.

A exposição “Bela Aurora do Recife”, localizada no 1º andar da galeria, traz um acervo com uma retrospectiva da obra do artista plástico pernambucano Wilton de Souza. Além de retratar a trajetória do artista, conta com a diversidade dos seus trabalhos, percorrendo os caminhos trilhados por Wilton desde os primeiros esforços para o ensino informal da arte, o design gráfico e as galerias particulares na cidade do Recife.

As duas exposições tem acesso gratuito, e ficam abertas à visitação até o dia 18 de dezembro, das 9h às 21h. O Sesc Garanhuns fica localizado na Rua Manoel Clemente, 136, Centro. Agendamento: (87) 3761-2658, ramal 220.

MPPE ouve suspeito pernambucano de publicar OFENSAS RACISTAS contra a jornalista Maria Júlia Coutinho


Com informações do MPPE
Imagem: Pesquisa internet

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ouviu, na sexta-feira (11 de dezembro), o morador de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), suspeito de integrar o grupo responsável pelas ofensas racistas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo. O suspeito negou fazer parte desses grupos e que tenha feito alguma ofensa racista contra a jornalista.

O coordenador do Gaeco, procurador de Justiça Ricardo Lapenda, afirmou que concluiu a oitiva do suspeito e que as informações serão enviadas para o Ministério Público de São Paulo (MPSP).

A suspeita de que o técnico em Rede de Computadores, de 30 anos, estaria envolvido com esse grupo que dissemina ódio na internet partiu do Gaeco do MPSP, que solicitou apoio do MPPE para cumprir o mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Na ocasião, o acusado não estava em casa, mas equipamentos foram apreendidos e devem passar por perícia.

Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, em oito Estados. Em tese, os envolvidos podem responder por racismo, injúria qualificada, organização criminosa e corrupção de menores.

A jornalista Maria Júlia Coutinho foi uma das vítimas de ataques de grupos na internet com comentários racistas. O caso aconteceu em julho deste ano, na página no Facebook do Jornal Nacional, quando os comentários racistas foram feitos em uma foto da repórter, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional.

Em Saloá O NATAL É DA UNIÃO


Da redação do Blog
Imagem: Prefeitura de Saloá

Na ultima quarta-feira (9), mais de duas mil pessoas estiveram na praça São Vicente no centro da cidade de Saloá para assistir a abertura do Natal da União 2015. O evento já bastante consolidado tem a realização da Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Assistência Social. O prefeito Ricardo Alves, contente com tudo que viu e ouviu, fez uso da palavra para dar as boas vindas ao mês natalino e a chegada do papai Noel.

      Já as apresentações, foram realizadas por crianças e jovens usuários dos programas ofertados pela Assistência Social no município. Na ocasião apresentaram-se a Orquestra Meninos de Saloá, Coral e Grupo de Dança do Serviço de Fortalecimento de Vínculo de Saloá e o Pastoril de Iateca que foi convidado especialmente para participar do evento.

          O Natal da União em Saloá segue até 31 de dezembro.

LAJEDO ABRE oficialmente seu NATAL ILUMINADO


Da redação do Blog
          Imagem: Prefeitura de Lajedo

       A prefeitura municipal de Lajedo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza pelo terceiro ano consecutivo o seu já tradicional “Natal Iluminado”. No último domingo (13), na abertura ofical do evento, além da chegada do Papai Noel, diversas apresentações natalinas foram realizadas na Praça de Eventos, sendo acesas na ocasião, as luzes de Natal da cidade.

Após a chegada do bom velhinho, crianças radicadas em povoados vizinhos realizaram a encenação teatral “Vem chegando o Natal”, que envolveu além do teatro, dança coreografada especialmente para o dia, algo que empolgou bastante as pessoas que assistiam ao espetáculo.

     O professor Marcelo Cadete e seus jovens alunos, também presentes na abertura do Natal, foram outros que, apresentando canções da Música Popular Brasileira (MPB), empolgaram o público presente. Ao final da noite, centenas de famílias receberam do velho Noel as tradicionais lembranças oferecidas nesta época do ano, responsáveis por trazer um momento encantado de alegria e felicidade naquele momento.

O Natal Iluminado é uma realização da prefeitura municipal de Lajedo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2015 o Natal Iluminado da cidade de Lajedo está em sua 3ª edição.
.
.
.
.

CONCURSO DO IBGE vai oferecer 82 mil vagas

As chances são temporárias e os contratos terão duração de um ano,
com possibilidade de prorrogação por até três anos.

Com informações do Diário de PE
Imagem/Arte: Gidi Santos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a abrir seleção com nada menos que 82.023 oportunidades. As chances são temporárias e os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos. Quem for aprovado no processo seletivo simplificado vai realizar o Censo Agropecuário 2016.

Do total de oportunidades, 62.400 vagas são para o cargo de recenseador, 12.540 para agente censitário supervisor, 5.500 para agente censitário municipal, 700 para agente censitário administrativo, 486 para agente censitário regional, 223 para analista censitário e 174 para agente censitário de informativa.

De acordo com a portaria, Decorrido o período de três anos, a contar da homologação do resultado final do primeiro processo seletivo, não mais poderão vigorar os contratos firmados com base nesta autorização. 

CONCURSO

O edital de abertura do concurso público com 600 vagas para o IBGE vai ser publicado ainda este mês. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa, que ainda adiantou que haverá vagas para lotação em todo Brasil – as chances de nível superior, porém, devem se concentrar no Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto. Como noticiou o Correio, a banca examinadora da seleção já foi escolhida, será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a autorização do Ministério do Planejamento, publicada em julho deste ano, poderão concorrer candidatos com nível médio e superior. Do total de oportunidades, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.

Entretanto, há esperança para que o IBGE chame mais convocados que o quantitativo autorizado. Isso foi feito no concurso passado, em que todas as vagas foram preenchidas e o instituto chamou mais 50% de aprovados. Saiba mais sobre o concurso aqui