quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RADIALISTA FERNANDINHO DJ é o mais novo filiado do PRB de Garanhuns


Essa é destaque no Blog do Jakson Fitipaldi

O radialista Fernandinho DJ assinou na última quarta-feira (11), sua ficha de filiação ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). Segundo o radialista,  o objetivo de sua entrada no PRB é colaborar com o projeto político do presidente da legenda  e pré-candidato a vereador em Garanhuns, Jakson Fitipaldi que na ocasião, comemorou a nova aquisição: “A filiação do Fernandinho Dj representa nossa busca por garanhuenses que contribuam com idéias e projetos para o bem da nossa cidade”, disse Jakson.

          Fernandinho DJ:

FERNANDO MONTEIRO DE SOBRAL, é  formado na UFRPE, Licenciado em Pedagogia pela UFRPE/UAG, como Radialista trabalhou na Radio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Jornal e na Rádio FM Sete Colinas onde apresenta o programa Orelhão da Sete a quase duas décadas, sendo de sua autoria o programa Radiofônico "O RADIO NA ESCOLA", graças a sua Monografia no curso de Pedagogia, que teve como tema "O USO DO RÁDIO ENQUANTO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO".  

Desde o final da década de 90 vem surpreendendo a todos com o seu lado artístico, fazendo peças teatrais e apresentando de maneira carismática e espontânea um dos programas noturnos de maior audiência nos últimos 15 anos. O "ORELHÃO DA SETE". Com o seu slogan ¨Fernandinho desde pequenininho¨ vem sempre esbanjando humildade e simpatia por onde passa.

Com informações e foto do Blog do Jakson Fitipaldi

NOVAS PRAÇAS: AMSTT abre inscrições para interessados em atuar no serviço de Taxi de Garanhuns


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) abriu ontem, terça-feira (17), um edital de convocação para os permissionários do Serviço de Transporte Individual de Passageiros (Táxi) interessados em candidatar-se ao preenchimento de uma das 23 vagas disponíveis nas novas praças. Os taxistas devem comparecer no dia 23 deste mês, das 8h às 13h, munidos de alvará 2015, CRLV 2015 e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na sede da autarquia, localizada na avenida Luiz Souto Dourado, S/N, bairro Heliópolis. O edital estará disponível na edição Diário Oficial dos Municípios/Amupe de quarta-feira, 18 de novembro.

De acordo com a AMSTT, o processo será por remanejamento de praças atuais. “Caso o número de interessados exceda a quantidade de vagas em alguma delas, o critério de definição será o de sorteio, que será realizado na presença dos concorrentes que protocolaram a inscrição. Se for necessário mesmo, isso deverá ocorrer no dia 25 desse mês”, informa o presidente da autarquia, João Emmanuel Leite.

As novas praças de táxi estão localizadas na avenida Djalma Dutra – uma próxima ao Hospital Monte Sinai e outra no Hospital Perpétuo Socorro -, às margens da BR 423 – nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE) -, na avenida Ernesto Dourado – próxima ao Memorial Clinic -, e na avenida Irga, em frente ao Assaí.

INOCÊNCIO OLIVEIRA recebe homenagem na Assembleia Legislativa de PE por 40 anos de carreira política


Os quarenta anos de vida pública do ex-deputado federal Inocêncio Oliveira foram comemorados, nesta terça (17), durante Reunião Solene no Museu Palácio Joaquim Nabuco. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Rodrigo Novaes (PSD) e reuniu políticos, amigos, familiares e correligionários.

Ao abrir a cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), manifestou que “a Casa nunca realizou homenagem tão justa como essa. Com Inocêncio Oliveira, aprendi a fazer política com mais transparência e compromisso”, acrescentou.

Presidindo a reunião, o deputado Rogério Leão (PR) exaltou a trajetória política iniciada em 1974 pelo ex-deputado, destacando seus dez mandatos consecutivos na Câmara Federal. O parlamentar também ressaltou que, como presidente Parlamento, Oliveira assumiu a presidência da República por mais de dez vezes no Governo Itamar Franco, totalizando 64 dias.

Rodrigo Novaes se referiu a Oliveira como “um dos maiores líderes políticos de sua época”. O parlamentar fez menção, ainda, às obras realizadas pelo político, nascido em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. “Exemplo de persistência e trabalho, doutor Inocêncio é referência para toda uma nova geração de políticos”, expressou.

Após receber uma placa comemorativa da Alepe, Oliveira agradeceu a homenagem e elencou obras que foram implementadas em Serra Talhada, como estradas, hospitais e polos universitários. “Acredito em Deus, na espécie humana, na igualdade de direitos sem distinção de raça, sexo e cor, na cultura que planeja, e no trabalho que constrói. E acredito no País, apesar das dificuldades que enfrenta”, expressou.

Com informações da ALEPE

MATRÍCULAS nas Escolas da Rede Estadual de PERNAMBUCO já podem ser realizadas


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, iniciou seu processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2016 no dia 16 de novembro. São mais de 197 mil vagas ofertadas para estudantes novatos em toda a Rede, no ensino fundamental e no médio. As matrículas serão realizadas em duas fases, e a primeira está aberta desde segunda-feira (16) indo até 18 de dezembro. A segunda será de 20 a 26 de janeiro de 2016 para os que não realizaram no período inicial.

Das vagas disponíveis, 88.493 já estão reservadas para estudantes oriundos da rede municipal. As demais estão localizadas na capital (19.329), na Região Metropolitana (30.410) e no interior (59.440), totalizando 109.179 que estarão disponíveis na internet. Destas, 35.828 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 73.351 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A novidade desta edição é que a matrícula será feita exclusivamente pela internet, no endereço www.educacao.pe.gov.br. Ano a ano, a Secretaria Estadual de Educação identificou que vinha diminuindo o número de matrículas realizadas por telefone, o que levou a pasta a optar por concentrar as matrículas somente na internet. O secretário de Educação, Fred Amancio, explica que este procedimento já vem sendo realizado no Estado há alguns anos. “Pernambuco já vem trabalhando essa ação de informatização de matrículas desde 2008, realizando uma boa parte delas pela internet. Ano passado cerca de 80% das matrículas dos alunos novatos já foram iniciadas pela internet”, ressalta.

Uma vez no sistema, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. O início do ano letivo está previsto para 03 de fevereiro de 2016. A Rede Estadual possui 1.049 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco. Tem cerca de 650 mil estudantes matriculados.

Para aqueles que tiverem dúvidas e precisarem de informações, o serviço de atendimento telefônico continuará disponível: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro; e em janeiro, de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A PARTIR DE 30 DE NOVEMBRO, Secretaria de Saúde abre inscrições para RESIDÊNCIA MÉDICA


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou o edital do processo seletivo para o Programa de Residência Médica e Multiprofissional 2016. Os documentos, que podem ser conferidos abaixo, já estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (www.cepe.com.br). As inscrições terão início no dia 30 de novembro, pelo portal do IAUPE (www.upenet.com.br/), e as provas estão previstas para ocorrer no dia 17 de janeiro de 2016.

O edital contempla as vagas das diversas instituições de saúde no Estado que ofertam esta modalidade de especialização, incluindo instituições de saúde, serviços filantrópicos e privados, além de hospitais estaduais, municipais e federais. Ao todo, serão 1.113 vagas, sendo 650 vagas de Residência Médica, distribuídas nas diversas especialidades de acesso direto e com pré-requisito, e 463 na Residência Multiprofissional. Destaque para a abertura da residência médica em Medicina do Sono, que será oferecida no Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Tejipió. Essa é a primeira vez que o Estado oferece essa especialidade.

Uma das prioridades da Secretaria Estadual de Saúde, a assistência materno-infantil também será contemplada com a abertura do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, que será ofertada de forma regionalizada em Caruaru, Garanhuns e Arcoverde. “A especialização será ofertada pela Escola do Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e cada Regional terá duas vagas, o que é essencial para fortalecer a especialização e a rede de atenção materno infantil em Pernambuco. Assim, esperamos ampliar a qualificação de recursos humanos para o SUS no nosso Estado”, comentou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

ESPPE – Autorizada, em 2015, pelo Ministério da Educação (MEC) a atuar como Coordenação de Residência Multiprofissional, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco ainda oferecerá vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde. Ao todo, oito regiões do Estado contarão com a especialização, que busca qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuar no Interior do Estado.

HUOC – Referência estadual em oncologia, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) abre o Programa de Residência em Odontologia com enfoque em Oncologia.

Secretaria de Educação e Ministério Público lançam o projeto “Abraçando a Escola”


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria de Educação do Estado assinaram, na tarde desta segunda-feira (16), no salão dos Órgãos Colegiados, localizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, área central do Recife, convênio que viabiliza a execução do projeto “Abraçando a Escola”. A iniciativa também é uma parceria entre a Defensoria Pública, a Secretaria de Defesa Social e o Poder Judiciário.

O projeto tem como foco central a redução dos índices de abandono escolar, além da melhoria no convívio entre estudantes e professores, a fim de, juntos, construírem uma consciência cidadã dentro e fora das escolas. A iniciativa é do secretário geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, que, durante o lançamento, disse que a iniciativa visa fortalecer o papel institucional de cada unidade de ensino, bem como aproximar a sociedade das autoridades do Estado. “Esta ação decorre da realidade de que a escola é a continuação da família. É dentro da escola que podemos mudar esses jovens. Os problemas e conflitos familiares e também da região em que muitos moram são refletidos de forma evidente nos comportamentos mantidos por esses estudantes dentro e fora da escola”, argumentou.

De acordo com o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, muitos casos de conflitos são reflexos de situações que ocorrem fora dos muros da escola. “A violência e os problemas sociais nascem fora das instituições e acabam adentrando os muros das escolas. O grande desafio de todos esses parceiros é dialogar com esses jovens e, acima de tudo, se aproximar das comunidades, criando uma grande rede de proteção a essas unidades de ensino”, disse Fred.

SOBRE O PROJETO - A cada 15 dias, duas escolas da rede estadual abrirão espaço para palestras de diversas autoridades do poder público. Além disso, o projeto promoverá, a cada dois meses, encontros com pais e professores das escolas integrantes do projeto. Qualquer escola da Rede Estadual, inclusive aqui em Garanhuns pode participar do projeto.

PRIMEIRA FÁBRICA DE FLANGES eólicas do País começa a operar em Suape


A inauguração da GRI Flanges do Brazil no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, na manhã de terça-feira (17/11), marcou mais um reforço importante para o polo eólico do Estado. A unidade será a primeira no Brasil a produzir flanges eólicas, que são anéis responsáveis por unir os cilindros que formam as torres.

O governador Paulo Câmara participou da cerimônia de descerramento da placa, na sede da empresa no Complexo, e conheceu a linha de produção, acompanhado de executivos do grupo. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

"Falar de energia renovável, de energia eólica, significa dialogar com o futuro; com as próximas gerações. Pernambuco tem tido a preocupação, nos últimos anos, de buscar um desenvolvimento que não olhe apenas para a economia. Mas aliar desenvolvimento econômico e social. Tudo isso protegendo o Meio Ambiente", assegurou Paulo Câmara.

A unidade vai produzir 6,5 mil flanges por ano para o mercado interno. Foram investidos R$ 81 milhões na planta, que tem sete mil metros quadrados, e vai empregar 80 pessoas. O empreendimento é o terceiro do polo, que abriga ainda as empresas Gestamp Wind (torres) e LM Wind Power (pás). Juntas, as três empregam 1,4 mil pessoas e somam R$ 459 milhões em investimentos.

Jon Riberas, presidente Mundial da Gonvarri, grupo controlador da GRI Flanges do Brazil, ressaltou em seu pronunciamento as potencialidades do mercado brasileiro e a importância da parceria com o Governo de Pernambuco. "Nós continuaremos a desenvolver o segmento eólico no Brasil, e Pernambuco será um grande parceiro", afirmou o executivo.

Ao destacar o momento econômico, o chefe do Executivo estadual destacou a estabilidade econômica pernambucana, que, em menos de uma semana, consolidou duas novas fábricas no Complexo. "Incentivamos novas operações no Estado em momento desafiador, onde o Brasil vive uma crise econômica. A inauguração dessa nova instalação industrial, mostra que é possível se planejar, pensar o futuro e investir com segurança", pontuou Paulo.

         Foto: Wagner Ramos/SEI

Governador nomeia coronel Mário Cavalcanti interventor de Gravatá


O governador Paulo Câmara nomeou, nesta terça-feira (17/11), o coronel Mário Cavalcanti, chefe da Casa Militar de Pernambuco, para o cargo de interventor do município de Gravatá até 31 de dezembro de 2016. O pedido de intervenção foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que, por sua vez, aceitou parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pela aplicação da medida.

De acordo com o chefe do Executivo pernambucano, a intervenção cumpre o dever institucional do Estado e atende uma demanda urgente da população do município. pelo restabelecimento dos serviços municipais. "O coronel Mário Cavalcanti vai ter a missão de fazer com que a intervenção apure tudo e restabeleça os serviços públicos em Gravatá", afirmou o governador.

Paulo Câmara disse confiar na capacidade do novo gestor do município, destacando a sua dedicação ao Governo como uma das suas principais características. "Ele tem a experiência necessária para exercer a atribuição e está no serviço público há muito tempo. Faz parte da administração estadual desde 2007, e eu entendo, em momento como esse, que é preciso de um gestor comprometido", apontou.

O coronel Mário Cavalcanti disse que a sua primeira tarefa à frente do município será a de apresentar um diagnóstico da gestão. "Amanhã, a partir das 8h, estaremos começando na prefeitura de Gravatá. Espero corresponder a confiança e traduzir tudo isso em trabalho", ressaltou.

         Foto: Roberto Pereira/SEI