sábado, 24 de outubro de 2015

GARANTINDO A QUALIDADE DA ÁGUA: Inspeção sanitária vistoria em Garanhuns mais de 700 veículos da Operação Pipa Agreste e Sertão


Mais de 700 veículos que transportam água passaram por inspeção sanitária na vistoria dos caminhões-pipa para a Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano. A operação, que atendeu mais de 50 municípios, foi realizada entre os dias 1 e 13 deste mês, no 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BMITz). O objetivo da vistoria é garantir a qualidade da água que é consumida pela população de Garanhuns. Dos veículos inspecionados, 354 foram contratados.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns, Katharina Almeida, a ação possibilita aos garanhuenses receberem em suas casas uma água com qualidade. “É a partir dessa ação que nós garantimos a qualidade da água que é consumida pela população. Por isso há a necessidade de uma constante fiscalização desses veículos. E para que se renove e adquiram novos contratos para caminhões-pipa, a vistoria acontece a cada três meses”, afirmou a coordenadora.

A iniciativa é uma parceria da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado. Após a vistoria e credenciamento, foi realizado o sorteio, que anunciou os veículos que estão aptos a transportar água potável e os que ficaram na lista de espera, enquanto normalizam as irregularidades encontradas.

Com informações da Secom – PMG
Texto e Foto: Jornalista Ruthe Santana

PRISCILA KRAUSE fala sobre os desafios de Suape e diz que: "poder do Complexo tem de ser retomado pelos pernambucanos"


A trajetória de desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape nos últimos 30 anos e os desafios futuros do empreendimento foram destacados pela deputada Priscila Krause (DEM), durante Reunião Plenária da última quarta-feira (21). Motivada por uma reportagem premiada do Jornal do Comércio sobre o complexo, a deputada defendeu a busca de alternativas para o momento de incertezas por que passa Suape e criticou a política nacional referente à administração de terminais de carga.

“Muito me preocupam as sinalizações do governador Paulo Câmara no sentido de admitir a derrota de Pernambuco na disputa pela administração completa de Suape, desfalcada pela indesejada Medida Provisória 595/2012, a MP dos Portos”, reprovou, referindo-se ao estabelecimento de novos critérios para exploração e arrendamento de portos no País.

Para a democrata, é preciso que os pernambucanos se unam para retomar o poder que foi tirado de Suape com a nova legislação, e rejeitem possíveis ressarcimentos pela perda do controle do empreendimento. “Ao receber qualquer indenização do Governo Federal pelos investimentos já feitos por Pernambuco na infraestrutura do complexo portuário, assinaremos o atestado de que, a partir de agora, Suape é do Governo Federal”, completou. A referida MP foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff por meio da Lei n° 12.815/2013.

Com informações da ALEPE
Foto: Giovanni Costa

EM PROJETO PIONEIRO, Campus da UPE em Arcoverde assina convênio que beneficia alunos e população


O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Arcoverde assinou, na última quarta-feira (21/10), convênio com a Prefeitura do município, que estabelece que todas as práticas clínicas das disciplinas e estágios do curso de odontologia da unidade sejam feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e em outros serviços da cidade de forma permanente. O acordo é pioneiro no país, tornando o curso da UPE o que mais se insere na rede Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.

O documento foi assinado pela secretária municipal de Saúde, Andreia Britto, representando a Prefeitura, e pela diretora multicampi da UPE, Rosângela Falcão, que destacou a importância do momento. “O fortalecimento da relação entre a Universidade de Pernambuco e os serviços de saúde municipais reflete os avanços do curso de Odontologia no trabalho de integração entre ensino e saúde, onde todos se beneficiam do conhecimento, em particular a população de Arcoverde”, ressaltou.

“A importância dessa iniciativa está ligada à superação das antigas ‘clínicas-escolas dentro da Universidade’ para um modelo de formação que torna a comunidade um cenário pedagógico central”, afirmaram os professores da unidade Leonardo Carnut e Luiz Gutenberg Coelho Jr., responsáveis pela integração ensino-serviço.

Através desta parceria, a população terá mais acesso e mais qualidade no atendimento à saúde bucal. As práticas clínicas, que tiveram início na quinta-feira (22/10), serão realizado nas 22 UBS´s do município.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação
da Prefeitura Municipal de Arcoverde.

DETRAN-PE oferece curso gratuito de pilotagem defensiva de Curta Duração para Garanhuns, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira


A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, oferece uma nova modalidade para seus cursos de pilotagem defensiva: o curso Pilotagem Defensiva de Curta Duração. 

       Anteriormente, os cursos tinham carga horária de 16h, repartida igualmente em dois dias, um destinado à teoria e o outro à prática. Agora, terão duração de 8h, começando e terminando no mesmo dia. Serão cinco horas de teoria e três de prática de direção defensiva. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita exclusivamente pelo site do DETRAN-PE, o www.detran.pe.gov.br. O Órgão disponibiliza 30 vagas por turma. Qualquer cidadão pode se inscrever, desde que seja habilitado para dirigir motocicleta (categoria A) e esteja com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo de validade e sem estar suspensa ou cassada.

Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, o objetivo da alteração da carga horária é permitir que os cidadãos possam encaixar o curso de pilotagem defensiva em sua rotina. “Diante do grande número de afazeres, fica difícil ter dois dias inteiros disponíveis para realização do curso. No formato de curta duração, esperamos beneficiar cidadãos que queriam vivenciar a pilotagem defensiva, mas não tinham disponibilidade de tempo”.

Ela explica ainda que a decisão de levar os cursos de curta duração para o Interior do Estado se deve ao fato de a frota de motocicletas ter apresentado altos índices de crescimento nessa região. “Existem localidades em que a frota de motos é praticamente igual a de automóveis.”

Conteúdo programático - O objetivo é aperfeiçoar motociclistas já habilitados a dirigir na categoria A (moto), capacitando-os a enfrentar situações adversas e de risco, a exemplo de ultrapassagens, derrapagens, ondulações, buracos, cruzamentos e curvas. Além disso, o aluno aprende as noções básicas da legislação de trânsito.

CURSO EM GARANHUNS:

Início e término das inscrições: 19/10 a 19/11/15
Período do curso: 28/11/15 (Sábado).
Horário das aulas: 08h00 às 17h00

Local das aulas teóricas (28/11/15): 
Endereço: CFC Driver - Av. Agamenon Magalhães, 237
Heliópolis, Garanhuns - PE, 55296-080

Local das aulas práticas (28/11/15):
Endereço: Campus da UFRPE - Avenida Bom Pastor, 
s/n - Boa Vista, Garanhuns - PE, 55292-270

ENFRENTANDO OS DESAFIOS: Paulo Câmara se reúne com governador do Ceará, Camilo Santana para traçar estratégias para 2016


O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta sexta-feira (23), com o governador do Ceará, Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. No encontro, os gestores trataram de estratégias para enfrentar os desafios de 2015 e, sobretudo, de 2016. Paulo e Camilo defendem que os governadores do Nordeste atuem em bloco "com ações conjuntas".

"2016 vai ser um ano desafiador também, onde o Brasil, tudo indica, terá mais um ano sem crescer", prevê Paulo. Para ele, os estados nordestinos terão a possibilidade de fazerem políticas públicas por "terem uma realidade muito parecida".

"(Os estados podem fazer) políticas de enfrentamento e de convivência com o Semiárido, com a seca, e políticas que possam fazer com que a região volte a ter investimentos, que possam gerar emprego e renda", sugere Paulo.

O governador pernambucano adiantou que "conversou muito" com Camilo Santana sobre "a necessidade de destravar as operações de crédito". "São fundamentais para ajudar o Brasil a superar a crise e ajudar os estados nordestinos também".

Também entrou na pauta dos dois governadores o futuro do país, que atravessa uma crise política e econômica. Sobre temas econômicos, os gestores conversaram ainda sobre pacto federativo, contas públicas e ajuste fiscal. "Tem projetos que estão no Congresso Nacional e precisam ser melhor debatidos em relação ao ajuste fiscal", defende Paulo.

Foto: Carlos Enrique Gibaja Melgar/Divulgação

INTERNET RÁPIDA: Campanha Nacional pela Conectividade aspira internet para escolas públicas brasileiras


        Pensar a internet como ferramenta relevante na construção de uma educação melhor no Brasil. Essa é uma das inspirações da campanha Internet na Escola, promovida pelo Instituto Inspirare, Fundação Lemann e a Rede Nossas Cidades, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), na qual a Rede Estadual de Pernambuco já está engajada. A Campanha tem como objetivo garantir que todas as escolas públicas brasileiras tenham Internet rápida em suas dependências, possibilitando o uso de tecnologia por todos que frequentam o local.

A campanha está dividida em três importantes momentos: o envio de um e-mail à presidente Dilma Rousseff, reforçando o pedido por uma internet veloz; testes de conectividade, para saber como anda a velocidade de conexão da sua escola; e o Dia da Conectividade, que consiste numa série de ações de mobilização a ser realizada nas escolas. Na Rede Estadual de Pernambuco, este dia está agendado para 30 de novembro, e as ações serão divulgadas posteriormente.  

Enquanto isso, o e-mail para a presidente já pode ser efetuado clicando aqui. Na página da Internet nas Escolas é possível acompanhar a atualização de e-mails já enviados para Rousseff. Os testes de conectividade (http://www.internetnaescola.org/#teste) também já podem ser realizados. Os dados gerados irão compor o Mapa da Conectividade que, por sua vez, será entregue ao Governo Federal para identificar quais locais precisam de investimento mais urgente. Para mais informações, acesse o site oficial da campanha Internet na Escola (http://www.internetnaescola.org/) e participe!