sexta-feira, 16 de outubro de 2015

REPERCUTE AGORA: Obras da Prefeitura de Garanhuns colocam em risco a Nascente Olho D'Água





Essa nós trazemos do blog do Jornalista Ronaldo César

As obras da Prefeitura de Garanhuns para aterramento de voçorocas podem aterrar também a Nascente Olho D'Água. Segundo informações, as obras estão sendo realizadas com recursos federais, provenientes de convênio com o Ministério das Cidades, mas, provavelmente, sem a apresentação de estudos de impacto ambiental.

Uma fonte do blog, entendida no assunto, e preocupada com a obra realizada pelo município, afirma que para realização de obras deste tipo são necessários e obrigatórios a elaboração de projetos próprios, com Estudos Prévios de Impacto Ambiental - EIA-RIMA, exigido por Leis Federais e pela Constituição, além de Licenciamentos emitidos pelo CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente de Instalação e Implantação, além de Laudos Técnicos e Licenciamentos pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, por se tratar de área de preservação permanente, protegida por Lei Federal - Código Florestal e outras legislações em vigor.

Segundo nossa fonte, não se tem conhecimento nem vestígios de obras preliminares de drenagem e saneamento das áreas no entorno, caracterizando-se em mais medida​s ​paliativa​s​, ​somente aterramento, que não vai resolve​r​ o​s​ problema​s​ da​s​ voçoroca​s do bairro. Além disso​, o desnível natural​ da área vai favorecer a reabertura das fendas, levando ​toneladas de aterro, colocadas hoje, ​para dentro da área da nascente Olho D'Água, causando mais destruição com​impactos imprevisíveis, e possivelmente irreversíveis.

Vamos aguardar que a prefeitura possa informar sobre estas licenças ambientais e oferecer explicações que acalmem aqueles que lutam pelo meio-ambiente.

Com informações e fotos do blog do Jornalista Ronaldo César
         
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE GARANHUNS sobre 
aterro próximo à Nascente Olho D'Água

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo Municipal reafirma o seu compromisso com o meio ambiente e com a segurança da população e esclarece que as obras de recomposição da área degrada no bairro Francisco Figueira (Coahb 2) estão sendo realizadas com responsabilidade e eficiência. O projeto, que está sendo realizado com recursos próprios, contempla inicialmente a recomposição da erosão, em caráter emergencial, pois a área erodida estava colocando em risco a população do bairro e os imóveis que estão localizados próximo da voçoroca.

O projeto que visa resolver definitivamente o problema daquela localidade contempla a recomposição da área erodida, pavimentação de ruas e de sistema de drenagem com descida em degraus, além de dissipador de energia. A drenagem irá captar as águas, por meio de canaleta, que possam ser destinadas para aquela microbacia e assim resolver os problemas ambientais causados pelas voçorocas definitivamente evitando mais danos.

A Prefeitura de Garanhuns informa que o projeto foi encaminhado no último dia 10 de agosto para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para o devido licenciamento e que as obras tiveram início no dia 2 de outubro de forma emergencial, pois a voçoroca estava oferecendo riscos à comunidade do bairro. O Governo Municipal reafirma o seu compromisso com a população e informa que o projeto pretende resolver o problema definitivamente. 

Ezandra Ribeiro 
Assessoria de Imprensa
Gabinete do Prefeito
Prefeitura de Garanhuns

Vereador Jamesson Guilherme é assassinado a tiros em São João


Mais um vereador foi  assassinado na cidade de São João.  Jamesson Guilherme, 33 anos,  foi morto a tiros às 11 horas da manhã desta quinta feira, 15 de outubro, na Rua Joaquim Pereira dos Santos, perto do Colégio Estadual João Fernandes em São João. Segundo testemunhas, o parlamentar, que pertencia ao PMDB, foi assassinado com vários tiros disparados por um homem que o abordou no centro da cidade. É o segundo vereador assassinado naquele município este ano. Em maio, Reginaldo Falcão da Silva, conhecido Galo, também foi  foi morto a tiros quando saía de uma reunião na Secretaria de Educação. Ainda de acordo com informações, a PM já tem um suspeito de ter cometido o homicídio e realiza buscas na tentativa de prender o indivíduo, que fugiu após o crime. O corpo ainda permanece no local e será encaminhado ao IML na cidade de Caruaru para ser necropsiado e liberado para sepultamento. O prefeito Genaldi Zumba decretou luto oficial de três dias pela morte do parlamentar.

ATUAÇÃO POLÍTICA

Jamesson Guilherme estava exercendo seu segundo mandato como vereador tendo presidido a Câmara Municipal de São João em duas legislaturas. Era casado, tinha 34 anos, formado em Ciências Contábeis e deixa três filhos. Durante o afastamento de Genaldi Zumba, por decisão do TRE/PE, Jamesson chegou a assumir a Prefeitura de São João em caráter interino por um curto espaço de tempo.

Com informações do VeC
Fotos: G1 Caruaru, Agreste Violento 
e Carlos Eugênio

PREFEITO IZAÍAS DECRETA LUTO OFICIAL por três dias pelo falecimento da ex-deputada estadual e ex-primeira dama Aurora Cristina

O prefeito Izaías Régis assinou na manhã de hoje (16), o decreto que institui luto oficial no município por três dias, pelo falecimento da ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Aurora Cristina Rolim de Andrade.

A bandeira do município de Garanhuns está hasteada a meio mastro e uma faixa de luto evidenciando o sentimento de tristeza de todos os servidores municipais foi colocada na fachada do Palácio Celso Galvão.

“É com tristeza que externo em nome de toda a sociedade de Garanhuns o mais profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada estadual e ex- primeira dama de Garanhuns Aurora Cristina Rolim de Andrade. Quero manifestar minhas condolências ao amigo Silvino Duarte, aos filhos e netos de Aurora. Tive a oportunidade de conviver com ela e sou testemunha de sua dedicação ao trabalho político e social. É uma perda irreparável para o cenário político estadual e, especialmente, para os garanhuenses. Que Deus possa confortar nosso amigo Silvino, filho, netos, parentes e amigos”, declarou o prefeito Izaías Régis Neto.

Com informações da Secom - PMG

LUTO EM GARANHUNS E NO ESTADO DE PERNAMBUCO: morre durante a madrugada ex-primeira dama e ex-deputada estadual Aurora Cristina Rolim de Andrade


Essa é destaque no blog do Jornalista Carlos Eugênio

A ex-deputada Estadual e ex-primeira dama de Garanhuns, Aurora Cristina Rolim de Andrade, faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 16, no Hospital Real Português, em Recife, onde estava internada. Aurora e seus familiares lutavam contra um câncer desde o final do ano passado. O quadro de saúde de Dona Aurora se agravou nos últimos dias e o falecimento se consumou às 3h do dia de hoje.

“Mulher ativa, esposa solidária e contributiva, mãe dedicada, avó apaixonada. Em poucas pessoas se enfeixam tantos e tão bons predicados”, diz a nota de falecimento assinada pelo ex-prefeito Silvino Duarte.

Nascida no dia 1º de dezembro de 1954, em Arcoverde, Aurora Cristina deixa Garanhuns em luto aos 60 anos. Bacharela em Direito, teve a sua vida na Cidade das Flores marcada pelo trabalho social, sobretudo em apoio às gestões do seu Marido, Silvino Duarte, quando assumiu o comando de Secretarias Municipais, criando inclusive diversos programas sociais. Também atuou na Funase por vários anos e exerceu o mandato de Deputada Estadual durante o ano de 2006.

O corpo de Aurora Cristina Rolim de Andrade será velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a partir das 10h. O enterro será realizado no Cemitério São Miguel, às 17h.

           NOTA DE FALECIMENTO

"Mulher ativa, esposa solidária e contributiva, mãe dedicada, avó apaixonada. Em poucas pessoas se enfeixam tantos e tão bons predicados. Pedimos a Deus, pois, que nos dê ânimo e a necessária força para superar esse momento de imensa dificuldade.

E é com profundo pesar que comunicamos o falecimento da ex-primeira-dama e ex-deputada estadual, Aurora Cristina Rolim de Andrade, ocorrido às 3h desta manhã.

O seu corpo será velado na Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns, a partir das 10h.

O enterro será realizado no Cemitério São Miguel, às 17:00h.

Silvino de Andrade Duarte e Família”.

          Com informações e fotos do http://www.blogdocarloseugenio.com.br/