segunda-feira, 5 de outubro de 2015

SESC GARANHUNS realiza VI Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas


Tem início hoje (5), a VI Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas. Até o dia 9 de outubro, a Mostra irá passar pelas cidades de Garanhuns, Caetés, Saloá e Jucati levando uma programação repleta de apresentações de dança, espetáculos teatrais e performance.

Quem abre a VI Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas é a peça infantil “Luanda Ruanda”, do Coletivo Tear. O Coletivo também irá apresentar “Histórias de Caixola”, às 16h, no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns. Às 20h, “O Açougueiro”, de Alexandre Guimarães, faz apresentação no pátio externo. A peça aborda uma história de paixão e intolerância, que se passa no sertão pernambucano. No dia 9, será a fez da Cia. Faz de Conta apresentar “Juvenal e o Dragão”.

Serão 15 sessões de espetáculos nos quatro dias da VI Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O agendamento de escolas pode ser realizado com o Sesc Garanhuns.

Com informações do Sesc - PE

FIM DA ESPERA: Após exigência do MPPE Prefeitura de Garanhuns republica lista dos aprovados no concurso público e convocações devem começar ainda esta semana

A listagem dos aprovados no concurso, publicada em 31 de agosto, torna-se sem efeito. 
Nova listagem foi divulgada na última sexta-feira (02).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, de acordo com termo de reunião realizado no dia 15 de setembro, na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania – Comarca Garanhuns, publicou no Diário Oficial dos Municípios/Amupe na última sexta-feira (02) uma nova portaria de Homologação do Concurso Público, com os anexos contendo os nomes dos candidatos aprovados no certame.

Os anexos contém duas listas, uma com todos os aprovados/classificados no concurso público e respectiva pontuação/classificação, incluindo os declarados pessoa com deficiência e os que estejam ou não dentro das vagas anunciadas no edital. E a outra lista, apenas constando os declarados pessoa com deficiência classificados/aprovados e respectiva pontuação/classificação.

O secretário de Administração de Garanhuns, Bruno Gomes, informa que ainda esta semana iniciará a convocação de candidatos classificados para alguns cargos.

Com informações da Secom - PMG
          Texto: Luanny Porto

IFPE CAMPUS GARANHUNS seleciona professores para atuar em cursos do Pronatec


O Campus Garanhuns seleciona docentes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 22 vagas em diversas de conhecimento. As oportunidades são para graduados em Direito, Administração, Serviços Social, Pedagogia, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Enfermagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, licenciados em Letras, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Biologia, Informática, e, ainda, tecnólogos em Redes de Computadores, Gestão Ambiental e Administração.

As inscrições são gratuitas e acontecem desde o dia 1, indo até a 6 de outubro, através do endereço pronatec.ifpe.edu.brPodem participar da seleção servidores, ativos ou inativos, do quadro do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com disponibilidade de até 16 horas semanais para dedicação ao Pronatec. Os selecionados atuarão como professores nos cursos de Cuidador Infantil e Programador de Sistemas, ofertados nas cidades de Angelim e Bom Conselho, respectivamente.

   A seleção acontece em etapa única, que será a avaliação curricular. A divulgação do resultado preliminar está prevista para dia 08 de outubro no site do Ifpe, sendo o dia 09 de outubro destinado a interposição de recursos. A entrega dos recursos deve ser feita na Coordenação de Protocolo e Gestão de Documentos (CPGD) do Campus Garanhuns. O resultado final será divulgado dia 13 na página do Campus Garanhuns e no endereço http://portal.ifpe.edu.br/campus/index.jsf?campi=Garanhuns.

                            Mais informações sobre a seleção acesse o edital abaixo.
                            Edital_01_2015_Docentes_ Pronatec - Garanhuns.pdf



UFRPE TAMBÉM OFERECE VAGAS

O PRONATEC também está oferecendo vagas para atuação através do campus Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição para este caso vai de 30 de setembro até 7 de outubro de 2015.

A Seleção simplificada preencherá o quadro de reserva de bolsistas para as funções de Professor e orientador Pedagógico do PRONATEC/MEC - CODAI/UFRPE. As vagas são destinadas para professores que façam parte ou não do corpo docente da UFRPE.

Mais informações você consegue através do site www.ufrpe.br
          O edital você confere no através do link abaixo:

SUPERANDO EXPECTATIVAS: Feira do Produtor em Garanhuns movimentou somente no fim de semana R$ 40 mil reais e 20 vinte mil pessoas


Garanhuns está promovendo, desde a última sexta-feira (02), a “Feira do Produtor” – ação do movimento Compre do Pequeno Negócio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, que está sendo realizado no Parque Euclides Dourado, segue até às 21h de hoje (05), quando também é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A Feira conta com 36 estandes de diversas cidades da região. Produtos como flores, hortaliças, artesanatos e uma grande variedade de produtos gastronômicos são comercializados no local. O evento também recebeu atrações culturais no fim de semana. A Orquestra Manoel Rabelo, Léo e Banda e o projeto “Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos”, contribuíram ainda mais para o sucesso do movimento.

Balanço – De acordo com o gerente da Unidade do Sebrae em Garanhuns, Moshe Dayan Fernandes, o faturamento da Feira do Produtor, no fim de semana, superou os 40 mil reais. Em média, 20 mil pessoas passaram pelo local e os setores que mais se destacaram foram os de flores e plantas ornamentais, além de bolos e doces. “Nós percebemos que muitos negócios foram fechados, não só entre o público e os vendedores, mas também entre os próprios microempreendedores do local. Isso só mostra a importância de um evento como esse para alavancar a economia da região. Para o próximo ano já pensamos em aumentar a ação, trazendo em dois finais de semana”, registra Moshe.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges, também falou sobre o sucesso da feira na cidade. “Para nós as expectativas foram superadas e Garanhuns provou ser realmente uma cidade promotora de grandes eventos”, destacou o secretário.

   Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira (foto), o maior objetivo da ação foi alcançado. “Em um momento de incertezas econômicas, como esse que estamos vivendo, dinamizar a economia da região é de suma importância. O sucesso foi tão grande, que, tanto os empresários, como os visitantes pediram para que a feira tivesse prosseguimento. Esse feedback positivo foi muito significante pra nós”, disse.

A Feira do Produtor é uma realização do Sebrae e da Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

.

          Com informações da Secom - PMG          
          Fotos: Luanny Porto

EM ARCOVERDE Madalena Brito se filia ao PSB


Uma verdadeira multidão acompanhou na última sexta-feira (2), no Colégio Cardeal, em Arcoverde, a filiação da prefeita Madalena Brito ao PSB (antes PTB). O governador Paulo Câmara que a tempo aguardava, abonou a ficha de filiação da ex-petebista. No ato estiveram presentes deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região. Outro que passa a fazer parte da sigla socialista é o atual prefeito de Alagoinha, Maurílio de Almeida Silva (agora ex-petebista),

Paulo Câmara agradeceu a chegada da prefeita ao partido, bem como o apoio que recebeu dela em 2014. Ano passado Madalena abriu uma dissidência no PTB ao se negar a dar apoio ao candidato do partido ao governo estadual, Armando Monteiro Neto, hoje ministro da presidente Dilma Rousseff. Na oportunidade Madalena fechou chapa com o atual governador, votando na legenda socialista.

       Apesar da filiação ao PSB, analistas políticos dizem que Madalena terá uma eleição difícil em 2016, ano que concorrerá a reeleição. Por lá, em Arcoverde, a família Cavalcanti, do ex-prefeito por duas ocasiões, Zeca e do deputado estadual pela segunda vez, Júlio, são os mandatários no que se refere a corrida eleitoral do ano que vem. A saída de Madalena é vista como uma tentativa de angariar força política, tanto no financiamento de campanhas, quanto na influência da máquina pública estadual, o que lhe ofereceria uma influência maior.

.

.

Fotos: David Mayer

CARTAS MARCADAS: Eleição do Conselho Tutelar de Garanhuns reelege Genoveva Geno para mais quatro anos

       
       Foi realizada em todo Brasil no último domingo (4), a eleição unificada para o composição dos novos Conselhos Tutelares. Em Garanhuns 15 pessoas concorriam as cinco (5) vagas colocadas em disputa. Ao final do processo, o resultado contabilizou 6.510 votos, sendo 1530 para a atual Presidente do órgão, Genoveva Geno (a tia Geno). O resultado do domingo garantiu a Genoveva, candidata do governo municipal de Garanhuns, a recondução ao conselho por mais quatro anos.

O Pastor Samuel foi o segundo colocado, somando 814 votos, já o também pastor Ricardo dos Anjos, responsável pelo projeto filantrópico “Anjos da Madrugada”, terminou em terceiro lugar, computando 766 votos. Socorro Carvalho, que já atuou na Fundação de Sócio Atendimento de Garanhuns (Funase-Gus) foi a quarta (4ª) mais votada com 434 “sim” ao seu nome.Na quinta colocação ficou Eliane Silva, que ao longo dos anos já acumula vasta experiência no que se refere ao Conselho Tutelar de Garanhuns e trato das questões de educação e Estatuto da Criança e do adolescente. Eliane obteve 387 votos.

A suplência do conselho, composta pelos cinco subsequentes mais bem votados ficou assim: Manoel Moretson, 378 votos, Stoni Costa (336), Izabel Chalegra (322), Mário do Conselho (318) e Cida da Cohab II (288). Havendo a necessidade de afastamento ou mesmo gozo de férias por parte dos eleitos, assumem as vagas no conselho os que passam a partir de agora a compor a suplência do órgão.

Ontem, muita reclamação foi registrada por parte dos concorrentes, isso em razão da demora no processo de apuração, que acabou por impugnar duas urnas. Em Garanhuns, a OAB deu assistência desde a elaboração do exame, aplicação, correção e listagem dos candidatos aptos. Neste domingo, a Ordem também acompanhou a votação, além de participar da apuração.

Quanto ao voto ele não era obrigatório. Qualquer pessoa, a partir dos 16 anos de idade, podia votar. Era necessário apenas ir a um dos locais de votação, portando a identidade e o título de eleitor, das 8h às 17h.

As eleições foram organizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) por meio de uma Comissão Especial Eleitoral criada por portaria municipal. A Comissão é paritária, formada por 3 membros do governo e três da sociedade civil.

Confira, abaixo, a lista completa dos eleitos e dos suplentes do 
novo Conselho Tutelar de Garanhuns

           ELEITOS
           1. Genoveva - 1.530 votos
           2. Pastor Samuel - 814 votos
           3. Pastor Ricardo dos Anjos - 766 votos
           4. Socorro Carvalho - 434 votos
           5. Eliane Silva - 387 votos



          SUPLENTES
          6. Moretson - 378 votos
          7. Stoni Costa - 336 votos
          8. Izabel Chalegra  - 322 votos
          9. Mário do Conselho - 318 votos
          10. Cida da Cohab II  - 288 votos



          
          OUTROS QUE DISPUTARAM A ELEIÇÃO
          11º - Luciano da Funase - 280
          12º - Júlia Patrícia - 273
          13º - Elvécio Espinhara - 251
          14º - Josicleide Duarte - 133
          15º - Cintia Danielle - 18