segunda-feira, 14 de setembro de 2015

IVO AMARAL JÚNIOR é cogitado como candidato a prefeito de Garanhuns em 2016

         Filiado ao PSB, em 2014 Ivo chegou a ser cogitado como candidato a deputado estadual. 
                                      Á época o ex-governador Eduardo Campos fez o convite para o socialista.

        A corrida eleitoral de 2016 ainda não começou, pelo menos oficialmente. Em Garanhuns, como em todo o país, não tivemos ainda a largada, que será dada ano que vem em meados do mês de agosto, seguindo até o fim de setembro. Apesar disso é notória e grande a movimentação nos bastidores. Partidos e possíveis pré-candidatos tanto ao Palácio Celso Galvão (prefeito) quanto a casa Raimundo de Moraes (vereadores) surgem a cada novo dia.

      Semana passada, quando trouxemos aqui um quadro de momento dos possíveis pré-candidatos a prefeito do município (relembre aqui), um representante do Rede Sustentabilidade achou por bem se posicionar, alegando que o Rede terá candidatura própria na cidade para prefeito, ou ao menos trabalhará para que a candidatura se torne realidade, sendo assim, mais um a somar na “corrida eleitoral de 2016”.

Recentemente a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) manifestou-se pelo deferimento do pedido de registro do Partido (RPP 59454). Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, defendeu que agora o partido alcançou o percentual mínimo necessário previsto em lei, correspondente a 0,5% dos votos válidos na última eleição para Câmara dos Deputados.

Rede Sustentabilidade teve recentemente deferido seu pedido de registro e 
agora está mais próximo de atuar como partido político.

Em outubro de 2013, Eugênio Aragão enviou ao TSE parecer pela rejeição do pedido. À época, argumentou-se que o partido não havia conseguido atingir o número mínimo de apoios necessários. No dia 3 daquele mês, o Tribunal decidiu que a legenda, embora houvesse cumprido os demais requisitos para o registro do estatuto, não conseguiu a quantidade mínima de assinaturas: foram colhidas 442.524, enquanto seriam necessárias 491.949. Agora, o Rede conseguiu mais 55.793 apoios, ultrapassando assim o exigido. 

      IVO AMARAL JÚNIOR CANDIDATO A PREFEITO EM 2016

        Ivo Amaral Júnior é o novo nome que se junta a esfera composta pelos outros 11 mencionados pelo blog em recente matéria. Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Tinô do Amaral, ele é jovem, advogado e conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Aos 42 anos, é casado com Célia Stamford com quem mora na capital, Recife. Lá faz parte, como sócio, desde 1995, da empresa Urbano Vitalino Advogados.

Em confirmado seu nome à corrida, Ivo Júnior traz de volta a família Amaral ao cenário político local, exercendo novamente seu lugar de destaque e influência conquistado já lá atrás pelo patriarca da casa, o Ivo Pai. Filiado ao PSB, ano passado esteve durante diversos dias realizando um levantamento na cidade. Filho à época averiguava se seu nome seria bem recepcionado pelos garanhuenses em face de um possível candidatura à deputado estadual. A candidatura não aconteceu, mas as visitas a sua terra natal surtiram efeitos no que se refere a colhida de dados quantitativos e qualitativos. Segundo o próprio socialista, ano passado ele obteve bastante receptividade em sua vinda, coisa que poderia motivá-lo ano que vem. 

       Caso venha ser candidato, Ivo Amaral Júnior terá como referência o nome do seu pai, considerado um dos grandes prefeitos da história do município. Também investirá, ao que parece, no chamado voto de opinião, tentando sensibilizar os setores mais conscientes da sociedade. Como ainda é somente especulação, é esperar para ver.

15 CANDIDATOS disputam Eleição do Conselho Tutelar em Garanhuns


As eleições para os novos conselheiros tutelares ocorrerão de forma unificada em todo território nacional na primeira semana do mês de outubro. As eleições, em Garanhuns, ocorrerão no dia 04 de outubro, e todos aqueles que são eleitores inscritos no município poderão votar mediante apresentação do título de eleitor em condições de regularidade com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e documento de identificação com foto.

O mandato dos conselheiros será ampliado em um ano, passando de três para quatro anos, e haverá também a obrigatoriedade de remuneração. A posse dos novos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2016.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que visa garantir os direitos de crianças e adolescentes, agilizando o atendimento prestado à população infanto-juvenil, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelecendo que cada município deve ter, no mínimo, uma sede do conselho composta por um grupo de cinco pessoas.

Dentre as funções do conselheiro tutelar, estão: atender crianças e pais aplicando medidas de proteção, encaminhar ao Ministério Público noticia ou fato que constitua infração administrativa ou penal, tomar providências para que sejam cumpridas medidas de proteção aplicadas pela justiça, entre outras.

       Abaixo, você confere foto e número de todos os candidatos ao Conselho Tutelar de Garanhuns.

         Com imagens do Blog do Jakson Fitipaldi.