quinta-feira, 3 de setembro de 2015

7 DE SETEMBRO EM GARANHUNS; desfiles serão realizados na cidade e nos distritos e esquema especial de segurança será montado


O Dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, está se aproximando.  E em mais um ano, Garanhuns terá um grande desfile cívico-militar para abrilhantar esse dia da história brasileira.  A avenida Santo Antônio, no centro da cidade, será o palco principal das comemorações patriotas desse dia.

No dia 7 de setembro, a solenidade em Garanhuns iniciará às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Garanhuns. Logo após, acontece a revista do Comando Militar, das escolas e entidades e, às 8h30, o desfile será iniciado, seguindo o percurso desde a rua Quinze de Novembro até a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Além da cidade de Garanhuns, a comemoração ao Dia da Independência será realizada também nos três distritos. Em Iratama e Miracica, os desfiles das escolas dos referidos distritos acontecerão no domingo (06), às 9h e 15h, respectivamente. Já o desfile das escolas do distrito de São Pedro, acontecerá às 15h, da segunda-feira (07), no próprio distrito.

ESQUEMA DE SEGURANÇA MONTADO

Durante os desfiles em alusão à Independência do Brasil, em Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) irá intensificar os esquemas de segurança e trânsito. No domingo (6), 15 guardas municipais darão reforço nos distritos de Iratama e Miracica; já na segunda-feira (7), quando desfilam as instituições de Garanhuns e do distrito de São Pedro, 20 homens vão trabalhar nas ruas.

Para garantir a fluidez do trânsito, as principais vias dos três distritos serão interditadas horas antes do início dos desfiles. Na zona urbana, a partir da 00h do dia 7 de setembro, avenidas e ruas de acesso ao centro também estarão interditadas, sendo elas: avenida Quinze de Novembro, avenida Dantas Barreto, rua Sete de Setembro, avenida Barão do Rio Branco, avenida Santo Antônio, rua Santos Dumont, rua Nilo Peçanha, rua Manoel Clemente e rua Dr. José Mariano.

O diretor de Trânsito da AMSTT, Elielson Pereira, solicita à população que for for prestigiar os momentos de patriotismo optem por transportes alternativos, como coletivos, táxis ou mototáxis para se deslocarem aos locais dos desfiles. Segundo ele, essa atitude colabora diretamente para que os pedestres possam ter mais espaço de circulação. “Pedimos que mantenham o corredor dos desfiles livre de obstáculos físicos, principalmente àqueles que forem com seus veículos, não deixando os mesmos ao longo do itinerário, pois o veículo poderá ser recolhido”, reforça.

Confira a programação dos desfiles: 
Domingo (6) – Em Iratama, os desfiles iniciam às 09h; no distrito de Miracica o ato começa às 13h.
Segunda (7) – Na avenida Santo Antônio, centro de Garanhuns, o evento inicia às 8h; em São Pedro, os desfiles estão marcados para às 15h.


           Com informações da Secom - PMG

CORRIDA ELEITORAL EM GARANHUNS já conta com 11 possíveis nomes candidatos a prefeito em 2016

Claudiano Martins, Rosa Quidute e Claudomira Andrade são nomes cogitados.
Bartolomeu Quidute (de vermelho), não deve disputar a vaga do Palácio Celso Galvão.

A corrida eleitoral em Garanhuns já começou e de maneira natural diversos nomes tem surgido a cada novo dia. Alguns com mais destaques entre os garanhunenses, outros porém, com menor visibilidade. Por hora temos ao total 11 nomes como pré-candidatos ao palácio Celso Galvão, além do atual prefeito Azaias, que já anunciou disputa pela reeleição. Em um levantamento efetuado pelo Blog do Gidi Santos, montaremos para você nosso leitor, o atual contexto político das prováveis, possíveis ou especuladas candidaturas de Garanhuns.

Vale ressaltar, antes de prosseguimos, que o contexto que inserimos abaixo pode mudar a qualquer momento e que o quadro montado foi feito com base em pesquisas, conversas (formais ou informais) e informações colhidas pelo Blog. Dito isso, podemos seguir.

.

O recém formado grupo do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), à frente o deputado estadual Claudiano Martins Filho, radicado em Itaíba, tem, além do deputado, como “Cabeça de chave”, a advogada, ex-candidata a deputada federal Claudomira Andrade. O grupo que tem realizado frequentes reuniões, busca diversos nomes para sua conjuntura, na perspectiva de angariar também, vaga, ou vagas na Câmara Municipal de vereadores. Nomes como o ex-vereador Paulo da Mochila e Ricardo PM figuram por lá.

Em recente reunião, ocorrida na sede da Codeam, o partido apresentou os novos oficiais filiados e ainda com o posicionamento extra-oficial cravou os dois nomes, de Claudomira e Claudiano como “popstars” da corrida eleitoral em 2016. Ainda não é o oficial, mas há quem diga que o candidato do partido ficará mesmo entre os nomes de Claudiano e Claudomira, sendo possível até, uma dobradinha, prefeito e vice, ou prefeita e vice.

O fato é: surge um ano antes das eleições um grupo firme, forte no que se refere a planejamento e base, caso do PSDB. A busca é pelo Palácio Celso Galvão (executivo), mas não se surpreendam se um, ou dois nomes da sigla, figurem entre os eleitos para Casa Raimundo de Moraes. Esses nomes surgem em um momento oportuno, onde muitos previam não haver candidato, ou candidatos de oposição, capazes de fazer uma mudança no pensamento eleitoral.

.

O PSB, Partido Socialista Brasileiro é o que mais aponta para possíveis candidatos. Lá nós temos cogitados os nomes de Júlio César Sampaio, ex-secretário de Turismo da Gestão Luiz Carlos de Oliveira, hoje articulador político e assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, Givaldo Calado de Freitas, empresário, ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Garanhuns, Edival Veras e Nivaldo Azevedo, este último, presidente do diretório local do partido.

O Presidente do PSB local, Nivaldo Azevedo tem sempre que oportuno se posicionado junto a questões inerentes a sociedade garanhuense, cumprindo assim seu papel de oposição e ativista político nato que é. No mais o partido dentro dos limites de estado é governo, afinal Paulo Câmara “comanda” os destinos diversos que poderão ser seguidos pelos pernambucanos.

Paulo Lins, ex-GRE e Sandoval Cadengue, ex-prefeito de Brejão, continuam na peleja por espaço no partido. Lins perdeu um pouco de importância no cenário, afinal deixar o comando da GRE reflete negativamente para qualquer um, ou não. Há quem diga que pode estar por vir voos mais altos para Paulo. Sandoval da Casa Civil do governo Paulo Câmara e da Codeam, segue após derrota nas municipais em 2012 para Ronaldo Ferreira em Brejão, buscando espaço.

Givaldo Calado, Nivaldo Azevedo, Paulo Camelo e Júlio César Sampaio
são outros nomes que poderão disputar as eleições em 2016.

DEM – PRP – PPS – PSOL

Correndo por fora está Damásio Cardoso do DEM, que contará, se candidato, com o apoio do deputado líder de oposição na Câmara Federal, Mendonça Filho. Damásio que obteve na última eleição municpal quase dois mil votos na corrida por uma vaga na casa Raimundo de Moraes é atualmente suplente de vereador.

Outro pleiteante, já com boa aceitação é Valter Couto, que gerenciou a Celpe em Garanhuns por vários anos. Valter é Presidente do PRP de Garanhuns e tem como braço forte o Deputado estadual João Eudes, líder da legenda no Estado. Há quem diga que o engenheiro e ex-candidato por duas vezes ao governo de Garanhuns, José Luís Sampaio, o Zé da Luz, apoie a candidatura de Valter.

Paulo Camelo é outro que provavelmente estará entre os pleiteantes ao Palácio Celso Galvão. Engenheiro, filiado ao PSOL, Camelo deve disputar sua última corrida eleitoral em 2016, ao menos para o executivo.

Sivaldo Albino figura naturalmente nesse conglomerado por ser oposição na câmara e por ser o único que categórico e rotineiramente tem se cacifado à corrida. Recentemente Albino obteve uma “vitória” junto ao MPPE. OMinistério comprovou durante a semana que pagamentos de salários e gratificações estavam sendo feitos a servidores do município que estavam nos Estados Unidos. Sem falar na licitação da xérox, também denunciada por Albino. 

Rosa Quidute é outra sempre mencionada na cidade como possível candidata. Bartolomeu, seu marido, seria uma espécie de escudeiro, cabo eleitoral angariando votos à sua esposa; detalhe, tanto Rosa como Bartolomeu estão sem partido e ainda não decidiram para qual sigla irão.

Corrida eleitoral de 2016 poderá contar contar com
Damásio Cardoso, Sivaldo Albino e Valter Couto. Izaias já é candidato a reeleição

CANDIDATOS DO PSDB NÃO CONFIRMAM CANDIDATURA:

Sempre quando perguntados sobre a corrida eleitoral de 2016 os possíveis concorrentes ao executivo de Garanhuns pelo PSDB negam essa possibilidade. Claudomira sempre aparece entre eles, mas como de costume é categórica ao negar afirmando que é pré-candidata a vereadora. Já Claudiano parece entoar fala mais firme: “O PSDB terá candidatura própria em Garanhuns para prefeito”. Claudiano confirma, mas ainda assim sem apontar seu nome como sendo escolhido pela legenda.

Vale lembrar que a corrida eleitoral em 2016 será realizada durante 45 dias, entre meados de agosto e final de setembro (metade do que costumava ser-90 dias). Dessa maneira é possível que tenhamos um contexto bastante modificado no pleito. Menos gastos, menos doações aos partidos e candidatos e menos impacto na vida normal dos garanhuenses. A maior mudança aponta para o favoritismo da corrida, que com tantos envolvidos, pode mudar de nome, saindo de Azaias para outro que se disponha a ocupar o lugar.

NOVA GESTORA DA GRE, Adelma Elias apresenta novas diretrizes de trabalho


A equipe da GRE Agreste Meridional conheceu na manhã da última quarta-feira(02) as novas diretrizes de trabalho a serem adotadas na gestão que iniciou ontem. A gestora Adelma Elias apresentou o plano que será implementado no próximo biênio e as reformulações da equipe para atendê-lo. 

Seguindo o objetivo de melhorar os indicadores educacionais a partir de uma gestão democrática, com aprimoramento das ações pedagógicas e estabelecimento de parcerias, o plano tem como premissa básica o processo de humanização nas relações internas e externas do trabalho. “O servidor precisa ser visto neste plano como autor, no qual a valorização humana esteja presente em todas as relações e processos”, pontuou Adelma Elias. 

Ela deu destaque às ações de fortalecimento dos vínculos com os municípios, no que diz respeito à formação continuada para professores e ao apoio técnico às Secretarias Municipais de Educação, e na efetivação das condições de trabalho para os educadores.

A reunião foi o momento, também, para apresentação da nova equipe de trabalho. Carlos Eduardo Alves assume a chefia da Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE), Luciene Arruda continua na chefia da Unidade de Gestão da Rede (UGR), Marcilene da Silva entra na supervisão da Célula de Tecnologia da Informação e Planejamento (CTIP), Jaqueline Pinto assume a supervisão da Célula de Administração Financeira (CAF), Paulo Eudes permanece como supervisor da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Iralide Nunes coordenará a Prestação de Contas e Felipe de Luna atuará na articulação do Gabinete.

GRE – Agreste Meridional

.

CARGOS EFETIVOS NÃO OCUPADOS serão EXTINTOS na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Debate retoma a discussão que visa extinguir cargos efetivos não ocupados na ALEPE.

Foi reaberto, na última quarta(2), o debate em torno da extinção de cargos efetivos vagos no Parlamento Estadual. Em reunião sugerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), entre o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis/PE) e a Mesa Diretora, foi apresentado substitutivo ao Projeto de Lei nº 398/2015, que prevê a redução de 63 vagas em diversas especialidades na estrutura da Casa.

O texto original, aprovado pelo Plenário em primeira discussão nessa terça (1), previa a supressão de 167 cargos efetivos e mudanças na Consultoria Legislativa e na Superintendência de Comunicação – alterações que também serão retiradas do projeto. A nova proposta mantém a extinção de 100 vagas para servidores comissionados nos gabinetes de deputados. Das conversas, resultou ainda compromisso de avaliar com o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Diogo Moraes (PSB), a realização do próximo concurso público na Casa.

Pela manhã, durante discussão da proposição com membros da Comissão de Justiça, Guilherme Uchoa defendeu a diminuição no quadro de pessoal como medida de contingenciamento de despesas. O chefe do Legislativo enumerou melhorias concedidas à carreira dos funcionários durante sua gestão. “Procuramos sempre a melhor situação para os trabalhadores, e nada impede que, no futuro, possamos criar novamente esses cargos”, apontou.

Ao final das negociações, o presidente do Sindilegis/PE, Marconi Glauco, declarou-se satisfeito com o entendimento ajustado entre a categoria e a Mesa Diretora. “Foi aberto um canal permanente para a discussão da reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras e outros assuntos de interesse da classe ”, apontou.

UFRPE campus Garanhuns realiza plantio de mudas em Capoeiras

Escola do Povoado de Maniçoba recebeu alunos da UFRPE-UAG que realizaram o plantio de 50 mudas.

O Laboratório de Educação Ambiental Técnica da UAG, por meio do Prof. Paulo Roberto Dill, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Capoeiras e com o apoio da Direção Geral da UAG, realizaram no final do primeiro semestre o plantio de 50 mudas na Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo, no povoado de Maniçoba, município de Capoeiras. Estiveram presentes os Professores Airon Melo (Diretor da UAG) e Paulo Roberto Dill (Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental Técnica da UAG e Docente da mesma instituição), a secretária de Educação do município de Capoeiras e a Diretora da Escola.

Esta é uma das atividades que fazem parte do projeto de recuperação da vegetação nativa. No Campus da UAG também foi realizado o plantio de diversas mudas nativas da região. A proposta é uma iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da Unidade Acadêmica Garanhuns. A realização é do Laboratório de Educação Ambiental Técnico da UAG.

PARA SEMPRE MIGUEL ARRAES; ALEPE cria comenda comemorativa pelo centenário de nascimento do ex-Governador de Pernambuco

Em dezembro de 2016 serão entregues 10 comendas à autoridades escolhidas pela Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) criou através da resolução  nº 1310 de 19 de agosto de 2015 a Medalha Comemorativa em celebração ao centenário de nascimento do ex-governador do estado Miguel Arraes de Alencar, avó do também ex-Governador Eduardo Henrique Accyole Campos.

A medalha que foi oficialmente criada através da ALEPE será cunhada em bronze, terá a cor de ouro e conterá, em uma das faces, a imagem com detalhes frontal do Palácio Joaquim Nabuco (casa legislativa). Na outra face, que será em alto relevo, constará a imagem do ex-Governador Miguel Arraes com a inscrição: “2016 – Ano Estadual do Centenário do Nascimento do Ex-Governador Miguel Arraes”.

A medalha destina-se a agraciar pessoas físicas ou jurídicas, que tenham relevantes e notórios serviços prestados à gestão pública do Estado ou do país no que se refere ao desenvolvimento da democracia, contribuindo para alterar a realidade da sociedade.

Dez autoridades vinculadas a gestão pública do estado serão escolhidas por indicação de um, dos 49 deputados que fazem parte hoje da assembleia. Após a indicação, o ato mérito do recebimento da medalha será julgado por uma comissão de parlamentares, especificamente composta pra esse fim. A comissão contará ainda com um representante da Mesa Diretora eu um representante da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. Após o julgamento dos méritos serão conhecidos os nomes das pessoas que receberão a menção de reconhecimento.

A entrega ocorrerá em uma única edição, no dia 15 de dezembro de 2016 em reunião solene promovida ALEPE em razão da comemoração do centenário do ex-Governador Miguel Arraes de Alencar.

.

BREVE HISTÓRICO:

Miguel Arraes de Alencar nasceu no Araripe, em 15 de dezembro de 1916 vindo a falecer na capital Recife, em 13 de agosto de 2005; Arraes era advogado, economista e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de Recife por uma ocasião (entre 1960 e 1962). Deputado estadual entre 1950 e 1958 (dois mandatos consecutivos), deputado federal por três ocasiões, entre 1982 e 1986, 1991 e 1995 e 2003 a 2005. Além disso Miguel Arraes foi por três ocasiões governador de Pernambuco entre os anos de 1963 a 1964, 1987 a 1990 e por fim 1995 a 1999.

Histórico completo de Miguel Arraes clique AQUI.

EFEITOS DA CRISE: Paulo Câmara admite que em 2016 pode atrasar salários de servidores públicos

Governador declarou que irá regularizar pagamento dos servidores em outubro.

Quando questionado sobre os efeitos da crise econômica em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) sempre negou que vá atrasar o salário dos servidores estaduais. Em entrevista à Rádio CBN São Paulo, o socialista reforçou o compromisso, mas deixou em aberto essa possibilidade para o ano que vem. 

"Vamos fechar 2015 equilibrado, mas muito preocupado com 2016. Porque se 2016 repetir esse mesmo cenário econômico de 2015, nós vamos ter um ano, realmente, onde pode acontecer muita coisa que nós não queremos. Muitos ajustes, muito mais duros, e, aí, sim,  pode afetar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Isso é uma discussão que eu espero que não precisemos  fazer em 2016", falou.

A crise econômica não ocasionou o parcelamento do salário dos servidores, como no Rio Grande do Sul, mas já tem seus efeitos no Estado. "Não há risco de Pernambuco atrasar salários, mas nós já estamos com alguma dificuldade com alguns fornecedores, até pelo fluxo de caixa. Os meses de julho, agosto e setembro são meses ruins de receita. Nós só vamos regularizar o pagamento dos fornecedores a partir do mês de outubro", declarou.

O governador disse que espera que as condições econômicas do Brasil e de Pernambuco melhorem em 2016 e garantiu que tem feito sua parte. Paulo também justificou a razão de não ter concedido aumento aos servidores estaduais este ano. "Estamos traçando uma estratégia de equilíbrio, porque nós não vamos superar as dificuldades do ano de 2015 e as previsões de 2016 se nós não tivermos o equilíbrio. O equilíbrio é o número 1 de todo o nosso trabalho".

Na entrevista, o governador ainda falou da importância de se criar um mecanismo para o financiamento da Saúde, mas disse ser contra o simples retorno da CPMF. "Não se dá para criar imposto ou contribuição hoje no país sem aperfeiçoar o sistema, sem diminuir a alíquota de outros impostos ou até eliminar algum tipo de contribuição que não é boa para os setor produtivo. Isso é uma discussão maior", disse.