quarta-feira, 26 de agosto de 2015

GABRIEL DINIZ E FORRÓ DA CURTIÇÃO no Caetés Fest 2015


Caetés está em festa e durante os dias 11, 12 e 13 de setembro, a “terra da energia eólica” se transforma na “terra da folia” com a comemoração de sua emancipação política. A cidade que festejará na ocasião do dia 13, seus 52 anos trará para as comemorações artistas de renome nacional como Nairê, Marreta you Planeta, Forró da Curtição e Gabriel Diniz.

         Município com pouco mais de 26 mil habitantes (26.386 segundo IBGE em 2005) Caetés é conhecida internacionalmente por ser a cidade natal do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Agora além do ex-presidente a cidade carrega outra marca, a de produzir energia através do vento.

Com o retorno desde 2014, o carnaval fora de época intitulado de “Caetés Fest”, promete repetir o sucesso do passado, quando durante anos foi realizado no município. O “Caetés Fest”, que acontece durante os festejos de aniversário da cidade terá encontro de blocos no domingo (13), a partir das 14 horas. Os shows serão em trios elétricos e a realização será da prefeitura local. 

     O governo do estado de Pernambuco apoia o evento através da Empresa pernambucana de Turismo (Empetur), secretaria de Cultura (Secult) e Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco).

Segue, abaixo, a programação completa dos shows:

Sexta-feira, 11 de setembro
Forró Da Curtição e Nairê
Sábado, 12 de setembro
Marreta You Planeta e Gabriel Diniz 
Domingo, 13 de setembro
Encontro de todos os blocos – a partir das 14 horas.





Gabriel Diniz no Caetés Fest 2015
Posted by Gidi Santos on Quarta, 26 de agosto de 2015

“TIMBAÚBA DEVE REALIZAR CONCURSO dentro de 6 meses”, diz recomendação do MPPE


O município de Timbaúba, zona da Mata do estado deve realizar concurso público para adequação do quadro dos servidores municipais em 2016. De acordo com o MPPE a prefeitura contratou diversas pessoas para o exercício de funções de natureza permanente para seus quadros, sendo que para esses casos deve valer o que diz a Constituição Federal em seu artigo 37, inciso 2º “a investidura em cargo ou emprego público deve ser precedida de necessária aprovação em concurso público de provas e/ou títulos”.

Além disso, há inúmeros casos em que contratos temporários tem sido sucessivamente renovados. Segundo o ministério, diversas pessoas tem sido beneficiadas com essa prática, que no âmbito jurídico, evidencia uma tentativa de burlar a realização de certame.  

       Dessa maneira, estando em desacordo com o que preconiza a constituição federal, a prefeitura de Timbaúba foi recomendada a realizar concurso público num prazo máximo de seis (6) meses. O concurso será para os cargos que não se enquadram nas legislações aplicadas à excepcionalidade da contratação temporária. Ainda segundo a recomendação, o município deve se abster de celebrar novos contratos temporários por excepcional interesse público, exceto os que estiverem nas hipóteses permissivas do art. 37, inciso V e IX, da Constituição Federal.

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timbaúba foi a responsável pelo despacho que foi publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 25 de agosto. Assina a publicação, Alexandre Fernando Saraiva da Costa, Promotor de Justiça em exercício cumulativo daquela promotoria.



OPERAÇÃO HERMES: Polícia prende 21 pessoas em ação deflagrada em PE e AL; quadrilha praticava roubo a comerciantes

Cabo da PM em Garanhuns e candidato a vereador em Caetés nas eleições
de 2012 estão entre os presos.

Vinte e uma pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (26) acusadas de integrar uma organização criminosa que agia praticando assaltos em diversos municípios nos estados de Alagoas e de Pernambuco. O principal alvo da quadrilha eram comerciantes que compram e vendem confecções e que negociam gado. Armas, munições, drogas e veículos roubados foram apreendidos com os criminosos.

Cerca de 250 policiais rodoviários federais, militares e civis de dois estados, além do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público (MP/AL) participaram do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.

A ação integrada ainda envolveu as Secretarias de Defesa Social e de Ressocialização dos dois estados, além dos Ministérios Públicos estaduais e da 17ª Vara Criminal de Alagoas.

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Garanhuns, Lajedo, Agrestina, Jurema, Panelas e Caruaru, em Pernambuco, e também em Maceió e União dos Palmares, em Alagoas. A quadrilha presa é considerada muito perigosa devido a quantidade de pessoas envolvidas e ousadia na prática de seus crimes. Estima-se que nos últimos quatro meses os produtos roubados já ultrapassam a quantia de R$ 1 milhão.

.

Atuação da quadrilha:

        As principais características da quadrilha presa durante a Operação Hermes são a organização do grupo e a divisão de tarefas entre os integrantes. Havia aqueles que guardavam as armas, os que escondiam e receptavam o produto do crime, os que forneciam munições e também os que agiam diretamente nos assaltos. Para encobrir os ilícitos eles ainda usavam documentos falsos e placas frias.

Antes de praticar qualquer roubo, eles planejavam a ação e chegavam a estudar os alvos, observando horários de deslocamento e companhias. O planejamento também girava em torno da preparação para um possível confronto com a polícia ou reação das vítimas, usando coletes balísticos e colocando placas de aço nas carrocerias dos automóveis e nos capacetes utilizados pelo bando para se protegerem de possíveis disparos de armas de fogo.

Há pelo menos quatro registros de troca de tiros entre os integrantes e a polícia entre os meses de março e julho de 2015, e de um latrocínio, que ocorreu em Quipapá/PE, em 13 de julho. Nesse último crime, o motorista de uma Van foi executado ao sacar uma arma e disparar em direção ao líder do bando, que estava de colete. Após ser atingido, o cabeça da quadrilha deu três tiros na vítima, que morreu no local.

Alguns dos materiais usados para a blindagem do bando foram apreendidos no último dia 17 de agosto, pela PM/PE, após uma denúncia na zona rural de Garanhuns. No local, foi encontrado e apreendido um veículo Fiat Strada roubado. O automóvel estava com uma placa fria e dentro da caçamba haviam barricadas de aço, além de escudos de proteção e chapas para blindar capacetes.

Fonte: PRF/PE

          PESSOAS PRESAS EM GARANHUNS
Informação repassada pelo Major Hudson Moura, relações públicas do 9º BPM.


Edson Vilela Ferreira
Adelson Vitor de Almeida (candidato a vereador em Caetés e presidente do Partido Verde local)
Márcio Santos de Almeida
José Murilo Ferro (cb da PM lotado em Garanhuns)
Alessandra Maria
Renata Pereira
Valdemir de Araújo 

ESQUENTOU O CLIMA NA ALEPE: vice líder da oposição, Álvaro Porto quer Audiência pública sobre CRISE ECONÔMICA vivida no país


As possíveis dificuldades encontradas pelas prefeituras de Pernambuco para cumprir suas responsabilidades constitucionais diante da crise econômica e da queda nos repasses federais foi o tema do discurso do deputado Álvaro Porto (PTB), na Reunião Plenária desta quarta (26). O parlamentar defendeu a realização de uma audiência pública sobre o assunto na Assembleia, com a participação de representantes dos diferentes entes federados.

“Nós, deputados estaduais, temos o dever de alertar os prefeitos de nossas bases para que cobrem dos congressistas uma postura mais incisiva em defesa dos municípios”, comentou Porto. Segundo ele, a audiência deve ocorrer ainda no mês de setembro, reunindo vereadores, prefeitos, deputados federais e senadores eleitos por Pernambuco, além dos secretários estaduais de Planejamento e da Casa Civil. “A proposta é debatermos medidas que permitam minimizar esta crise que assola os municípios”, comentou.

“Além de cortar fontes de recursos e não conseguir conter a inflação, o Governo Federal está criando novas atribuições para os municípios, em um processo que vem inviabilizando o trabalho dos gestores. Por isso tudo, não é exagero afirmar que essa segunda administração de Dilma Rousseff caminha para se consolidar como o governo que enterrou os municípios” complementou o petebista.

O discurso foi aparteado pelos deputados Romário Dias (PTB), Sílvio Costa Filho (PTB), Antônio Moraes (PSDB), Priscila Krause (DEM), Teresa Leitão (PT), Zé Maurício (PP) e Ângelo Ferreira (PSB). “Muitos prefeitos não conseguem pagar a folha e perderam a sua capacidade de investimento. Esse debate precisa ser feito”, pontuou Costa Filho. “Hoje, 80% dos municípios não estão dentro dos limites estabelecidos pela LRF”, alertou Moraes. “Uma vigorosa reforma tributária melhoraria a penúria de muitas cidades”, acrescentou Teresa Leitão. “Devemos estar atento à PEC 172, em tramitação no Senado, que determina a proibição de se atribuir responsabilidade a outros entes da federação sem prever a fonte de recursos”, completou Priscila Krause.

PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS servirá de estacionamento; 380 vagas estarão disponíveis em nova ZONA AZUL


A área central de Garanhuns vai ganhar 380 novas vagas de estacionamento. O espaço, que começou a ser demarcado esta semana, ficará instalado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e funcionará como sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. Os cartões são vendidos em 40 postos credenciados e custam R$ 1,00. Com a ação, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) espera melhorar a fluidez do trânsito na área. O funcionamento deve iniciar em setembro.

     De acordo com o presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite (foto), outras mudanças devem ser executadas nos próximos meses. Todas as medidas visam a melhoria do fluxo de veículos. “Estamos estudando a possibilidade de aumentar o número de postos de vendas do Zona Azul, de 40 para 60, e estarão identificados com banners. Isso facilita o acesso à compra para os motoristas que precisam deixar seus veículos estacionados nessas vagas. Também estaremos fazendo mudanças no formato das vagas de estacionamento do centro, que passarão a ser paralelas e não mais em 45 graus”, destaca o titular da autarquia.

Atualmente, a frota de veículos de Garanhuns, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), é de 48.052, sendo 13.910 motos e motonetas. Em 2005, a frota era de 17.635. Crescimento, em 10 anos, de mais de 30 mil veículos. O estacionamento na Praça Cultural Mestre Dominguinhos deixará de funcionar durante período de eventos em que o local torna-se polo de animação.

IFPE OFERECE CURSOS DE EXTENSÃO gratuitos em Garanhuns; Introdução a Psicanálise é um deles


O campus Garanhuns do Ifpe, através da Divisão de Extensão (DIEX), divulgou uma nova grade de cursos de extensão. Estão sendo ofertados os cursos de Andrômeda, Cálculo Diferencial e Introdução a Psicanálise aos estudantes do campus e de outras instituições de ensino.

As inscrições podem ser feitas online através do link

O endereço estará disponível até o preenchimento total das vagas ofertadas. Os cursos de Andrômeda e Introdução a Psicanálise dispõem de 25 vagas cada, enquanto o curso de Cálculo Diferencial disponibiliza 45 vagas.

Após a inscrição online, o estudante deve entregar uma cópia do CPF e do RG na Diretoria de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão (DIPEX), além de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que posteriormente serão doados a instituições beneficentes de Garanhuns. O horário de recebimento da documentação e dos alimentos é de 9h as 12h e das 14h às 17h e somente após a entrega, a inscrição será confirmada.

Para o curso de Introdução a Psicanálise, o requisito de participação é ter concluído o Ensino Médio. Quem ainda está cursando esse nível de escolaridade pode matricular-se no curso de Andrômeda. Já aqueles que só concluíram a disciplina de Matemática do 1º ano do Ensino Médio podem fazer o curso de Cálculo Diferencial.

A carga horária varia de acordo com o curso. São 8 horas de Introdução a Psicanálise, com o professor Márcio Carneiro. Já o professor Roberto Cahú ministrará o curso de Cálculo Diferencial, em 25 horas, e o docente Robson Lima será o responsável pelo curso Andrômeda, com carga horária total de 60 horas.

As aulas estão previstas para ter início de 27 de agosto, para o curso Andrômeda. Dia 1º/09 começa o curso de Cálculo Diferencial e no 04/09 têm início as aulas de Introdução a Psicanálise.

MPPE inaugura nova sede em Canhotinho e homenageia promotor Thiago Faria, morto em 2013


A nova sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Canhotinho (Agreste Setentrional) recebeu o nome do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, morto em outubro de 2013. A casa do MPPE no município foi inaugurada nessa segunda-feira (25) pelo procurador-geral de Justiça, Carlos Gerra de Holanda, e contou com a presença de diversos promotores de Justiça e de autoridades da região.

A Promotoria de Justiça de Canhotinho deixa de ocupar uma sala no Fórum e passa a funcionar numa casa com 170 metros quadrados de área construída, dois gabinetes de promotores de Justiça, salas de recepção, audiência, serviço e arquivo, além de despensa, dois sanitários, dez vagas de estacionamento e bicicletário.

A sede de Canhotinho faz parte de um projeto piloto da Instituição de transformar as residências oficiais sem uso em Promotorias de Justiça. Com esse novo espaço, promotores de Justiça e servidores do MPPE passarão a dispor de melhores condições de trabalho, além de maior conforto para a população.

Na ocasião, o promotor de Justiça do município, Romualdo Siqueira França, agradeceu a entrega da nova Promotoria de Justiça. “Eu estou aqui com dois sentimentos: alegria e gratidão. A inauguração dessa Promotoria de Justiça é a concretização de um compromisso, que se realiza, não com luxo, mas com condições adequadas”, destacou, acrescentando que se solidariza com o juiz da Comarca, Marcus Vinícius Barbosa Alencar, na iniciativa de buscar um Fórum adequado.

Promotor de Justiça Thiago Faria Soares foi morto em outubro de 2013. Hoje a nova
sede do MPPE em Canhotinho leva seu nome.

O promotor de Justiça ainda disse que Canhotinho será um exemplo. “Os direitos da população vão ser buscados a todo custo. Essa casa vai servir de exemplo a todos aqueles que buscam seus direitos na Justiça. Todo o sentimento do Ministério Público de Pernambuco ao nosso colega Thiago Faria, que não vai ser esquecido”, anunciou.

Em seguida, a mãe do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, Maria do Carmo Faria Soares, agradeceu a homenagem feita ao seu filho. “Sou uma sobrevivente dessa tragédia. Mas queria agradecer todas as mensagens de carinho que eu recebi. Tenho um carinho enorme por todos os promotores de Justiça e peço a Deus que os acompanhem. Quero agradecer a todos os amigos do meu filho, que eram muitos”, disse.

O prefeito, Felipe Porto de Barros, também agradeceu ao procurador-geral de Justiça e ao secretário-geral, Aguinaldo Fenelon de

Barros, pela nova Promotoria, destacando que as instituições devem trabalhar em parceria. “Vários políticos veem o Ministério Público como carrasco, mas, eu aprendi que o Ministério Público deve ser visto como parceiro para ajudar a melhorar a vida do povo. É um parceiro para dias melhores”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça agradeceu a toda a equipe do MPPE que tornou possível a inauguração da Promotoria de Justiça, destacando o cenário econômico atual. “O MPPE hoje resiste a uma crise e o que nos sustenta é a nossa luta, nosso trabalho. O povo de Canhotinho merece ser recebido de forma mais confortável. E esta casa do MPPE recebe o nome de uma pessoa que era um grande professor, que tinha o sonho de ser um promotor de Justiça. Uma pessoa que acreditava que podia fazer a diferença. Thiago Faria foi um idealista”, encerrou.

Thiago Faria Soares foi assassinado na manhã de 14 de outubro de 2013 durante emboscada na PE-300, entre os municípios de Águas Belas e Itaíba, com tiros de espingarda calibre 12. Na ocasião, o promotor dirigia seu carro, em direção à Promotoria de Justiça de Itaíba, onde trabalhava, tendo a noiva Mysheva Martins no banco do carona e Adauto Martins no assento traseiro do veículo. As investigações concluíram que José Maria Pedro Rosendo foi o mandante do crime, que teve como motivação uma disputa de terras com Mysheva.

COMPROMETENDO A RECEITA LÍQUIDA; TCE julga irregular gestão fiscal de 2013 da Prefeitura de Caruaru

Prefeito José Queiroz foi multado pelo TCE. O valor a ser pago é de R$ 19.200,00.

A Gestão Fiscal da Prefeitura de Caruaru do primeiro, segundo e terceiro quadrimestres de 2013 foi julgada irregular nesta terça-feira (25) pela Segunda Câmara do TCE (Processo TC Nº 1540009-8), que pela prática da irregularidade aplicou ao prefeito José Queiroz de Lima uma multa no valor de R$ 19.200,00, correspondente a 30% dos seus subsídios no período, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo a conselheira e relatora do processo, Teresa Duere, a prefeitura desenquadrou-se no que diz respeito aos gastos com pessoal no segundo quadrimestre de 2012, quando comprometeu 56,78% de sua receita corrente líquida com a folha dos seus servidores.

Por esse motivo, no quadrimestre seguinte deveria ter tomado providências para reduzir pelo menos 1/3 do excesso verificado, eliminando o restante até o terceiro quadrimestre para voltar ao limite máximo de 54%.

No entanto, comprometeu com esse gasto 57,06% no primeiro quadrimestre de 2013 e 60,01% no terceiro quadrimestre. A defesa do prefeito contestou os cálculos da auditoria, mas os argumentos não foram considerados suficientes pela Câmara de julgamento, e por isso o Relatório de Gestão Fiscal foi considerado irregular. Acompanharam o voto da relatora os conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo.