quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Abertas as inscrições para o Animacine 2015


Está dada a largada para 2ª edição do Animacine. Até o dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições do festival que, mais uma vez, procura valorizar a produção regional, também dando espaço para produtos de outros países. O Animacine 2015, que acontecerá de 27 a 31 de novembro, nas cidades de Gravatá, Caruaru e Bezerros, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura Audiovisual. 

Coordenado pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação, o Animacine tem um olhar singular para formação de plateia e para a construção de novas referências cinematográficas. Levará, além das mostras competitivas, exibições paralelas de filmes nacionais. Oficinas de desenho animado, crítica cinematográfica para animação e som e mixagem para desenho também fazem parte das ações do festival.

          Nesta segunda edição, o público poderá conferir as exibições em seis lugares espalhados em Gravatá, Caruaru e Bezerros, tanto em espaços educacionais e culturais, com em parques e espaços ao ar livre. Parcerias com escolas e pontos de cultura promoverão o acesso à produção. Além disso, outros pontos prometem fortalecer esta edição: o ineditismo de autores renomados, a formação de novos profissionais e a acessibilidade em libras.

Ponto de Cultura Cinema de Animação

          Tendo à frente o cineasta e mestre de cultura popular Lula Gonzaga, o Ponto de Cultura Cinema de Animação tem em sua origem a formação de jovens e adultos no campo do audiovisual através de um olhar regional, um traço vivo, um roteiro conectado com nossas matrizes e raízes. O Ponto está estabelecido em Gravatá, no Agreste pernambucano, e vem promovendo uma série de ações que tem seu ápice no II Animacine.

Dentre as ações do Ponto que tem o apoio do programa Cultura Viva, através do convênio com o Ministério da Cultura e com a Secult-PE/Fundarpe, estão oficinas de cinema de animação, mostras de desenhos nordestinos e a produção de nove videoclipes em desenho animado. Com esse trabalho, o Ponto tem o intuito de fomentar e exibir a produção de cultura popular pernambucana à margem dos meios de comunicação e longe de nossos jovens e adultos. O projeto encontra-se na segunda fase de execução e já produziu os seguintes vídeos: Boi da Macuca, Eu sou Lia, Côco de Umbigada, Bacamarte Tiro da Paz, Rua do Amparo e Na paz ou na guerra.

          Mais informações no: www.animacine.com.br
          Acesse o site do festival, confira o regulamento e se inscreva.

Garanhuns foi Ouro, Prata e Bronze no 5º Nordestão de Velocidade Máxima e Revezamento Master de Natação


No último fim de semana, atletas de Garanhuns participaram do 5º Nordestão de Velocidade Máxima e Revezamento Master de Natação, com participantes dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. A “Cidade das Flores” representou o Estado competindo pela equipe EUMASTER-PE com oito atletas, sendo três de Recife e cinco de Garanhuns.

Juntos, os nadadores pernambucanos conquistaram, nessa etapa da competição, o troféu de terceiro lugar, com oito medalhas de ouro, 10 de prata e seis medalhas de bronze. A competição se encerrará nos dias 24 e 25 de outubro no Clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) da capital pernambucana, culminando com a festa dos campeões do ano de 2015.


Segue, abaixo, a lista com os nomes dos nadadores de Garanhuns
participantes e suas respectivas medalhas:

Fernando Sckaff – 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze;
Ednaldo Alves – 2 medalhas de prata e 2 de bronze;
Alysson Brasil – 1 medalha de ouro e 2 de prata;
Diógenes Clécio – 2 medalhas de prata e 2 de bronze;
Denivaldo Ramos – 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze
*Os participantes listados competiram em diferentes categorias.

Texto: Samara Pontes – Secom-PMG
Fotos: Divulgação

UNILEVER anuncia nova fábrica em Pernambuco e município escolhido é o de Escada na Mata Sul; 600 empregos diretos e 1.500 indiretos serão gerados


O governador Paulo Câmara assinou hoje (19.08), em Aguaí, em São Paulo, o termo de compromisso com o presidente mundial da Unilever, Paul Polman, para a instalação em Pernambuco (no município de Escada, na Mata Sul) de uma nova fábrica de alimentos e de um centro de distribuição com "hub" para o Nordeste. O investimento deve superar os R$ 600 milhões. Paulo informou que o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o grupo empresarial deve ocorrer ainda em setembro, no Recife.

"A Unilever mostra que, com diálogo, regras claras e transparência, é possível confiar nas Instituições e acreditar no Brasil. Iniciamos os entendimentos ainda como secretário da Fazenda e agora vamos começar uma grande obra, que gerará emprego e renda, no município de Escada e na Mata Sul, numa visão de desenvolvimento sustentável", afirmou o governador pernambucano, que esteve em Aguaí acompanhado dos secretários Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e Márcio Stefanni (Fazenda).

O empreendimento está previsto para ser iniciado ainda neste segundo semestre de 2015. A inauguração está prevista para o final de 2017 ou início de 2018. Serão gerados 600 empregos diretos e aproximadamente 1.500 indiretos.

"É emblemático que a Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, celebre hoje os dois investimentos fabris que faz no Brasil: a inauguração de uma planta em São Paulo e o lançamento de um novo complexo em Pernambuco", argumenta Norões. Para o secretário, São Paulo e Pernambuco "se confirmam, mais uma vez, como os dois Estados em que a dinâmica econômica e o ambiente de negócios conseguem sobrepujar a crise, atraindo investimentos transformadores".

UNILEVER - No Brasil há 86 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países.

A Unilever tem 15 fábricas no Brasil: uma em Aguaí (SP); duas em Vinhedo (SP); três em Valinhos (SP); uma em Indaiatuba (SP); duas em Pouso Alegre (MG); uma em Goiânia (GO), uma em Igarassu (PE); uma em Jaboatão dos Guararapes (PE); duas em Suape (Ipojuca); uma em Garanhuns (PE), totalizando dez complexos industriais.

Vereador Éden Pedro é capa da Revista Total


A cidade de Abreu e Lima é considerada uma das maiores da Região Metropolitana do Recife, com uma população de aproximadamente 94.429 habitantes, segundo dados do IBGE, a mesma está situada a mais ou menos 18 quilômetros da capital Pernambucana.

Abreu e Lima possui uma grande extensão territorial, e cerca de 75% deste território é constituído de Zona Rural, com um diversificado comércio e um campo industrial em grande crescimento, vem acolhendo diversas empresas de nosso Estado, além das nacionais e multinacionais, entre elas Quartzolit que pertence a Weber Saint Gobain, um grupo francês, a Bombril que é uma marca de referencia em produtos de limpeza, a empresa produtora de ração Adimax, além da Venozan, Hair Flay e a Zecas que fazem parte do grupo das empresas nacionais situadas na cidade.

Na eleição de 2012 a população Abreu-limense elegeu o vereador Éden Pedro, depositando nele confiança e autonomia para pontear os interesses dos munícipes de Abreu e Lima.

Éden é o vereador eleito mais novo da oposição, o único da sua coligação e o mais votado no município com 1.445 votos em sua primeira candidatura. “Optei a me lançar como candidato para acabar com uma política velha e estagnada que existia em Abreu e Lima”, afirma o vereador. Além do cargo legislativo, Éden é presidente da comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Abreu e Lima uma das mais importantes da Câmara dos Vereadores.

.

Com uma alta competência e carisma, o político vem ganhando destaque, e em apenas um ano do seu mandato em 2013 o mesmo recebeu a Medalha de Ouro dos Inconfidentes do Instituto Tiradentes, por ser reconhecido como o vereador mais atuante no município. Éden valoriza a cidade e as pessoas que nela vivem e demonstra isso com um trabalho árduo, que visa um futuro melhor para os cidadãos Abreu-Limenses, e esse jeito comprometido, o levou a ganhar novamente no ano seguinte o mesmo prêmio, demonstrando que seu trabalho é continuo e não abre lacunas para a dispersão.

A cidade de Abreu e Lima é a segunda maior cidade de fieis protestantes do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. No município 34% da população é evangélica e isso mostra a força da igreja na cidade.

“Quando me elegi em 2012, no dia seguinte procurei o pastor Roberto José da Assembleia de Deus, igreja essa que nasci e me criei e ofereci meu mandato de parlamentar, me coloquei à disposição da igreja, e firmei esse compromisso e desde então esse relacionamento vem se estreitando cada vez mais”, ressalta.

O vereador Éden Pedro motiva na população o desejo de um futuro melhor, a população nutre a esperança de uma vida mais digna e com melhor qualidade em todos os setores básicos da cidade. Em uma pesquisa interna realizada pelo próprio grupo político do vereador revela que a atual gestão tem sido rejeitada por mais de 70% dos moradores da cidade de Abreu e Lima. Uma das maiores preocupações dos cidadãos é o fechamento das escolas, pois segundo a população até o momento a atual gestão não desenvolveu nenhum projeto voltado para a Educação.

Portanto, Éden firma-se não apenas por seu mandato de vereador, mas como um forte nome em destaque para a próxima eleição de 2016 como gestor municipal, com o propósito de renovar a cara da política de Abreu e Lima, não só por ser um líder jovem, mas pelo fato de representar com coerência, honestidade e seriedade esse desejo de uma nova política.

Éden é casado com a Doutora Claudia Gadelha que foi candidata à prefeita de Abreu e Lima nas eleições de 2012 tendo quase 17 mil votos e ficando em segundo, provavelmente ela poderá ser a vice na chapa dele na campanha do próximo ano.

IFPE Campus Garanhuns sedia Olimpíada Brasileira de Informática


O Campus Garanhuns do IFPE foi convidado pelo comitê organizador da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) para ser sede da segunda fase estadual da competição. Em sua 27ª edição , foram classificados 175 estudantes de escolas penambucanas, sendo 155 do Ensino Fundamental, 16 do Ensino Médio e 4 do Ensino Superior. Pela primeira vez, nove estudantes do curso integrado em Informática do campus Garanhuns participarão da segunda fase da Olimpíada.

No próximo dia 29/08 serão realizadas as provas da modalidade Programação para as categorias júnior, nível 1, nível 2 e universitária. Já as provas das modalidades Iniciação Nível 1 e 2 ocorrerão apenas em setembro, no dia 19. 

       Mais informações estão disponíveis no site da OBI, olimpiada.ic.unicamp.brA divulgação do resultado da correção das provas da Fase 2 está prevista para o dia 06 de outubro.
.

FACEPE e CETENE prorrogam prazos para convênios que apoiarão Pesquisadores da Região Nordeste


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE)  vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), prorrogam os prazos do edital de Apoio à Interação de Pesquisa entre o CETENE e Pesquisadores da Região Nordeste. O limite para o envio ao CETENE do formulário-consulta sobre a disponibilidade dos equipamentos foi estendido até 24 de agosto.

A data para a submissão eletrônica das propostas também mudou, será até às 17h do dia 31 de agosto. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 30 de setembro. Confira aqui a as datas de prorrogação.

Os pesquisadores doutores interessados podem solicitar exclusivamente bolsas de estudos e pesquisa da modalidade Bolsa de Cooperação Técnica (BCT) da FACEPE com os valores e níveis discriminados no Anexo I (Confira aqui) e com vigência de 2 a 6 meses.

A FACEPE e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT)/MCT firmaram, em 2010, um convênio para disponibilizar bolsas de estudo e pesquisas aos grupos da região interessados em utilizar os laboratórios e equipamentos do CETENE. As bolsas são financiadas com recursos do CETENE e concedidas pela FACEPE com base na seleção das propostas de trabalho de pesquisas a serem desenvolvidas no CETENE, apresentadas pelos grupos de pesquisas interessados. 


O CETENE, sediado no Recife, é um centro de pesquisas vinculado ao MCTI e desenvolve pesquisas e inovações tecnológicas nas áreas, principalmente, de biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia e gestão/inovação tecnológica. 

A divulgação da chamada pública conta com o apoio do conjunto das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Nordeste, nomeadamente a FUNCEMA, a FAPEPI, a FUNCAP, a FAPERN, a FAPESQ, a FAPEAL, a FAPITEC e a FAPESB, além da FACEPE.

Mais informações podem ser obtidas através do www.cetene.gov.br

Iª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é realizada em Garanhuns

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, esteve presente na
ocasião e falou sobre a relevância da conferência.

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi realizada ontem (18), em Garanhuns. O momento, que aconteceu no Chalé Recepções II, teve o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero. A conferência, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, teve como tema principal “Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Nenhum Passo Atrás”.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, esteve presente na ocasião e falou sobre a relevância da conferência. “Esse momento não é somente uma reunião, mas um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo e onde precisamos chegar. A nossa política de gênero é nova no Brasil. Ainda temos muitos  desafios pela frente. E o que nós queremos com isso é construir uma cidade melhor de se viver, onde as mulheres vivam bem e com confiança. Estamos na busca pela construção de um mundo cada vez melhor”, afirmou Silvia.

Após a solenidade de abertura do evento, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno pela Dr.ª Maria do Rosário Sarduy (foto ao lado), que precedeu a realização da palestra com o tema: “O Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Avanços e Desafios”, ministrada pela secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho e a gerente-geral de Relações Intersetoriais da Secretaria da Mulher do Recife, Elizabeth Severien. Diante do tema apresentado, foi destinado um tempo para debates sobre as questões apresentadas na palestra.

A temática central foi discutida, em grupos, a partir dos seguintes eixos: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; e Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Em seguida, foi escolhido um articulador de cada grupo de discussão, a fim de apresentar as propostas para aprovação na plenária

Após a discussão, que teve como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, e o exercício da cidadania feminina em Garanhuns, foi realizada a plenária final para referendar as deliberações aprovadas em cada um dos eixos e a votação nas propostas, momento seguido pela eleição dos delegados.

        Para a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar (foto ao lado), discussões pertinentes foram levantadas durante o evento. “As políticas públicas estão sendo discutidas em conferências no Brasil todo. Esse momento de discussões tão relevantes foi muito importante, pois daqui nós vamos levar algumas propostas para a conferência estadual  e, posteriormente, para a nacional. Então foi um momento muito válido, pois essas discussões vão fomentar novas políticas públicas, fortalecer as que nós já temos, e dessa grande discussão, nós vamos tirar a nossa pauta de trabalho, para que Garanhuns possa avançar exatamente nesse enfrentamento à violência contra a mulher, dentre outras melhorias”, afirmou a titular da pasta.
         
                                                    Convidados acompanhando a Conferência.

Educador Júlio Costa, Jornalista Selma Melo, Gestor Público Paulo Tenório 
e Secretária da Mulher de Saloá Marília.

Secretária da Mulher de Garanhuns Eliane Vilar (ao microfone) e Dr.ª Maria do Rosário Sarduy.

Convidados acompanhando a Conferência.

Sociedade Civil, uma das suplentes do Conselho Tutelar de Garanhuns Eliane Silva.

          Texto: Ruthe Santana – Secom – PMG
 Fotos: Gidi Santos

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE abre inscrições para seleção simplificada; 40 vagas são oferecidas


          A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu seleção pública simplificada para a contratação temporária de 39 apoiadores institucionais de Vigilância em Saúde (técnico nível superior), sendo 35 apoiadores institucionais de Vigilância em Saúde; duas vagas para Sistemas de Informação em Saúde; uma vaga para Doença de Chagas e uma vaga para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Hepatites Virais.

A contratação temporária será por até 24 meses, podendo ser prorrogada por iguais períodos, até o máximo de seis anos observados os prazos da Lei 14.547, de 2011. A seleção pública será realizada em duas etapas, avaliação curricular e avaliação técnica, por meio de prova com questões objetivas e discursivas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições podem ser realizadas já desde o dia 12, seguindo até 26 de agosto.

Confira o edital clicando AQUI
Mais informações no site da Secretaria Estadual de Saúde

A SES também abriu inscrições para Orientador Clínico Pedagógico (uma vaga) com validade de até 24 meses, prorrogável por igual período. A seleção será realizada em duas etapas, avaliação curricular e avaliação técnica, ambas de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições que iniciaram no dia 12 de agosto seguem até o dia 26.

O candidato contratado terá como local de trabalho a IX Gerência Regional de Saúde (Geres), em Ouricuri, definido de acordo com a opção indicada por ele no ato da inscrição, podendo deslocar-se a qualquer momento, pela necessidade do serviço, para qualquer unidade da Secretaria Estadual de Saúde.

          Confira o edital clicando AQUI
Mais informações no site da Secretaria Estadual de Saúde