quinta-feira, 30 de julho de 2015

DE GARANHUNS ATÉ CARUARU; ultra maratona “100 km do frio” acontece sábado, 1 de agosto; patrocínio fica por conta do Hospital Santa Efigênia

Ano passado o percursso foi inverso e a chegada foi em Garanhuns no hotel Fazenda Alvorada.

Com o objetivo de incentivar práticas saudáveis e promover o bem-estar da população, o Hospital Santa Efigênia é um dos patrocinadores dos “100 km do frio”, que acontece no próximo sábado ( 1 de agosto). A ultra maratona promete movimentar percurso entre Garanhuns e Caruaru. 228 atletas se inscreveram para participar. Alguns vão encarar o desafio sozinhos, outros em dupla e os demais em quarteto, num regime de revezamento.

A saída acontecerá em Garanhuns, ainda antes do amanhecer e a previsão é que os primeiros atletas cheguem ao pátio da Faculdade Maurício de Nassau, em Caruaru, por volta das 13h.

O evento é organizado pelo “ACorja”, grupo de corredores da Jaqueira, no Recife, que tem vasta experiência neste tipo de corrida. “Esta é a quarta vez que fazemos este mesmo percurso. As primeiras edições foram um sucesso e desta vez não será diferente. Esperávamos cerca de 150 inscrições, mas rapidamente chegamos aos 228 participantes. E todos estamos ansiosos para vencer mais este desafio”, destacou o presidente do ACorja,  Luiz Holanda, que se inspirou numa corrida que participou em 2010, na África do Sul, para criar os 100 km do Frio.

                                   Famílias geralmente participam da Ultramaratona.

 “Chegamos há poucos meses em Caruaru e estamos investindo pesado na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos no Hospital Santa Efigênia. Mas acreditamos que a nossa missão não se resume às boas práticas dentro do hospital. Queremos incentivar a população a participar de inciativas como esta que disseminam a atividade física como uma grande aliada na melhoria da qualidade de vida”, destacou o novo diretor administrativo do Hospital José Victor Farias.

A linha de chegada dos “100 km do Frio” será na Faculdade Maurício de Nassau. Os atletas serão recebidos com festa pelos patrocinadores. O Hospital Santa Efigênia, por exemplo, promete recompensar o esforço dos maratonistas com um mimo especial que só poderá ser revelado no dia da corrida.

PAULO LEAL consegue construção de barragens para área rural de Garanhuns; sítios Papa Terra e Brabo Cajarana estão entre os contemplados


“Graças a Deus e ao governo do Estado consegui mais uma conquista; dessa vez foi para o sítio Papa Terra, sítio Cachoeirinha do Jardim e sítio Brabo Cajarana, construção de barragens para beneficiar a comunidade principalmente nos tempos mais difíceis da seca”. A frese é em comemoração e foi escrita pelo vereador Paulo Leal em seu perfil de uma rede social (facebook).

A comemoração é normal, afinal de contas Paulo conseguiu uma importante vitória para os sítios citados. Barragens serão construídas após sua solicitação ao Governo do Estado, beneficiando assim uma boa parcela da área rural de Garanhuns. O Vereador que é do PSB faz parte da bancada de oposição, que em Garanhuns é composta pelos também vereadores, Diretora Nelma (PR), Cláudio Taveira (PROS), Sivaldo Albino (PPS) e ele Paulo Leal.
A última investida realizada pela bancada oposicionista, foi a exposição da situação caótica que se encontra a Escola José Ferreira Sobrinho no Distrito de São Pedro. Lá os vereadores encontraram uma situação de abandono, fato que repercutiu bastante na cidade depois de exposto por eles (Sivaldo, Nelma, Cláudio e Paulo; bancada oposicionista).

Barragens já começaram a ser construídas e beneficiarão moradores dos sítios
Papa Terra, Cachoeirinha do Jardim e Brabo Cajarana.
Sítios Papa Terra e Brabo Cajarana estão entre os contemplados.

MUDANÇA NO SECRETARIADO DE GARANHUNS: Alfredo de Góis vai para Saúde e Bruno Gomes assume pasta de Administração

Atual Secretário de Administração, Alfredo de Góis irá agora para Secretaria de Saúde.

O Governo Municipal de Garanhuns vai dar posse, nesta sexta-feira (31), oficialmente, ao secretário Alfredo de Góis como titular da pasta de Saúde – ele estava acumulando a secretaria de forma interina. Na ocasião, o prefeito Izaías Régis também dará posse ao novo secretário de Administração, Bruno Gomes – que já era servidor do município, atuando no Departamento Jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG). O momento acontece às 10h, no gabinete do Palácio Celso Galvão.

"Escola Técnica Estadual de Garanhuns deve funcionar a partir de janeiro de 2017" diz Governador Paulo Câmara


O Governador do estado de Pernambuco Paulo Câmara esteve na abertura oficial e encerramento do Fig 2015 (25º edição). No evento o Governador aproveitou para lançar oficialmente a Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna, que oferecerá inicialmente 1.000 vagas para cursos de educação profissional técnica de nível médio, em jornada integral. "Ela deve ser finalizada em julho de 2016 e funcionar a partir de fevereiro de 2017", disse o governador na ocasião.

Quanto ao nome da escola, ele foi decretado pelo Governador do Estado esta semana, através de publicação no DOE (Diário Oficial do Estado). Já os custos da obra em Garanhuns deverão ficar em torno de 11 milhões de reais. Para o caso dos cursos oferecidos, eles devem atender os arranjos produtivos locais, integrando o ensino médio à qualificação profissional. Além do ensino presencial a escola também ofertará, segundo informações do governo do estado, a modalidade de curso a distância o chamado EAD.

Vale lembrar que no final do ano passado, o Secretário Estadual de Educação, Ricardo Dantas, em resposta a requerimento do vereador Audálio Filho, confirmou a implantação da ETE-Garanhuns, atendendo assim ao pedido protocolado pelo vereador.

Governador Paulo Câmara na abertura do Fig 2015. Na ocasião ele anunciou o funcionamento 
da ETE- Ariano Vilar Suassuna para Janeiro de 2017.

LUAN FORRÓ ESTILIZADO EM BOM CONSELHO; contratado para show de emancipação política da cidade, artista embolsará R$ 50,000.00 cinquenta mil reais


A cidade de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, distante de Garanhuns pouco mais de cinquenta quilômetros (52) se prepara para comemorar sua emancipação política na próxima segunda-feira, 3 de agosto. O município que conta hoje com quase 50 mil habitantes, (47.520, segundo censo do IBGE em 2014) promove já no mês de junho um dos maiores São João da região, o Forrobom.

Comandada pelo Prefeito Danilo Godoy (PSB), a cidade receberá o jovem cantor forrozeiro de Campina Grande, PB, Luan Barbosa, ou Luan Forró Estilizado como é mais conhecido. Luan que é Filho do cantor Amazan, desde cedo mostrou que pretendia seguir os passos do pai famoso e fazer carreira no forró. Cresceu acompanhando os bastidores das grandes festas de São João e, uma vez ou outra, invadia os palcos para mostrar que o talento foi herdado na medida certa. Aos dez anos, gravou o primeiro CD, que tinha como título “Vaqueiro Mirim”.

A FESTA - A festa de aniversário, comemorando 123 anos será feita em praça pública, com shows de Célia do Arrocha e Jean Pierre, além claro de Luan Forró Estilizado, que para o caso deste show em Bom Conselho custará aos cofres públicos R$ 50,000.00 (cinquenta mil reais), isso segundo informação publicada hoje, 30 de julho no DOE (Diário Oficial do Estado).

A dispensa de licitação que autoriza a contratação do artista é a Inexigibilidade Nº 004.2015 ato administrativo daquela prefeitura. A empresa envolvida na mediação do show é a E.T DOS SANTOS PRODUÇÕES-ME. E sim, os shows acontecem segunda, a partir das 21 horas.


Inexigibilidade Nº 004.2015 que estabelece a contratação do cantor.

Professora do IFPE Garanhuns aprovada para Congresso de Inovação Norte e Nordeste


Estimular a aprendizagem da fonética da Língua Inglesa conscientizando estudantes sobre os símbolos fonéticos e de como utilizá-los para uma aprendizagem mais eficaz  e significativa do idioma. Essa é a proposta do minicurso da professora do campus Garanhuns, Fernanda Gonçalves, aprovado para o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, em Rio Branco, no Acre.

O minicurso “Uma básica apresentação do Alfabeto Phonético Internacional (IPA): Caminhos para ser bem-sucedido na pronúncia do inglês americano” conquistou a aprovação em 1º lugar dentre os oito selecionados na área de Linguística, Letras e Artes.

Para Fernanda, a aprovação foi uma grata surpresa. “O minicurso já havia sido aplicado como curso de extensão no próprio campus Garanhuns e foi com muita emoção que vi a notícia da aprovação no CONNEPI”. Para elaboração e submissão do projeto ao Congresso, a docente destaca o apoio de Nathalia Albuquerque e Roberto França, ambos professores do Campus, e da Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão (DIPEX).

Wilker Azêvedo, diretor da DIPEX, ressalta a importância da aprovação do minicurso e convida os demais servidores do campus a participarem do Congresso. “Temos um histórico de aprovação de trabalhos para o CONNEPI. Por isso, agora é hora de docentes e técnico-administrativos se debruçarem sobre seus projetos no intuito de escreverem artigos para submissão”, explica o diretor. O prazo para envio dos trabalhos foi prorrogado até o dia 15 de agosto. CONNEPI- O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O objetivo é difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da das instituições de ensino que integram a Rede Federal. (http://connepi.ifac.edu.br/)