terça-feira, 14 de julho de 2015

CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE: No fig 2015 pessoas com deficiência severa ou moderada acompanharão shows em lugar apropriado


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que chega a sua 25ª edição, este ano, contará com um Camarote da Acessibilidade, que ficará localizado em um dos principais polos do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.  O camarote visa auxiliar as pessoas com deficiência severa ou moderada a acompanharem os shows em um local mais apropriado.

O camarote contará com interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), banheiros químicos adaptados, rampa, e comporta até 50 pessoas. O acesso é gratuito, mediante agendamento prévio que poderá ser feito diretamente na Casa dos Conselhos.

Os interessados precisam entrar em contato com a Casa dos Conselhos, por meio dos telefones: (87) 3762-7082 ou 9-9978-5505, e ainda nos casos daqueles que possuam deficiência auditiva podem enviar mensagem de texto (SMS), para o número anteriormente informado, ou pelo e-mail: comudegaranhuns@hotmail.com.

As inscrições terão início amanhã (15) e se estenderão até o último dia do Festival de Inverno, dia 25 de Julho. Cada pessoa terá direito a dois agendamentos.

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DESENVOLVEM APLICATIVO OFICIAL DO FIG 2015

Este ano, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), maior festival de arte e cultura do estado, conta com um aplicativo oficial que vai auxiliar a diversão do público na cidade de clima agradável do Agreste. O aplicativo é uma produção coletiva de seis estudantes da Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos, localizada em Bezerros, e conta com informações sobre pontos turísticos da cidade, telefones úteis, além da programação completa do Festival, que começa nesta quinta-feira (16) e segue até 25 de julho.

Os estudantes Bruno Cesar Ferreira, Douglas Caio Silva, Erick Adiel Lima, Flávio José da Silva, Maria Eduarda Silva e Rita de Cássia Alves Ferreira estão cursando o 1º e 2º anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática e começaram os trabalhos de programação, sob orientação do professor Luís Alexandre, há duas semanas. A produção veio a pedido da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que estão fornecendo as informações necessárias para a construção do aplicativo. Todo o material já está concluído e disponível nos principais sistemas operacionais: Android, IOS, Windows Phone e Mozilla Firefox.

O coordenador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Paulo Henrique Ramos, conta que esta é a segunda vez que os estudantes desenvolvem plataformas voltadas para eventos culturais no Estado. “No carnaval deste ano, criamos um aplicativo para o carnaval de Bezerros e apresentamos para a Secretaria de Cultura do Município, que abraçou a ideia. O projeto foi apresentado durante o Fórum Mundial de Educação, chegando ao conhecimento da Secult-PE e Fundarpe, que nos solicitaram a produção de um aplicativo para o FIG. Os estudantes estão empolgados e encarando o projeto como um desafio, pois, embora sejam alunos de Manutenção e Suporte, também se dedicaram à programação e deram conta do recado”, explicou Paulo Henrique.

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “o diferencial do projeto é, sem dúvida, o esforço desses adolescentes que, apesar da pouca idade, já percebem o quanto a tecnologia e o empreendedorismo podem colaborar para o sucesso das iniciativas culturais”, comenta. Ainda segundo Márcia, “tornar o experimento o aplicativo oficial do FIG 2015 não é apenas um reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola, mas também um exemplo concreto da articulação que, como poder público, devemos incentivar entre o ensino, a valorização da nossa cultura e o fazer criativo dos pernambucanos”.

Segundo Douglas Caio, 15 anos, que está no 2º ano do curso, produzir o aplicativo vem sendo uma ótima experiência. “Sabemos que, pela segunda vez, estamos contribuindo com a cultura no Estado, com a organização de uma grande festa e, ao mesmo tempo, elevando nosso conhecimento profissional. Essa é uma ótima oportunidade para quem, como eu, pretende seguir a carreia no campo da informática,” declarou Douglas, que pretende cursar Web Design na universidade e está responsável pela parte visual da plataforma.

O download do FIG 2015 Oficial já está disponível no endereço app.vc/fig2015oficial. Nos próximos dias, os usuários do sistema Android também poderão “baixar” o aplicativo diretamente na Play Store.

FIG 2015

O Festival de Inverno de Garanhuns deste ano está fortalecendo o importante enlace entre as políticas culturais e de educação. Além de contribuir para a visibilidade desta iniciativa, O FIG também vai ofertar oficinas gratuitas, promover visitas de artistas a escolas do município e também realizar um seminário sobre o programa Mais Cultura no cotidiano escolar.

Confira mais informações
no site oficial do evento: www.cultura.pe.gov.br/fig2015

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UPE CAMPUS GARANHUNS INICIAM ESTÁGIO NO HOSPITAL MESTRE VITALINO


Estudantes do curso de medicina da UPE de Garanhuns iniciaram, nesta segunda-feira (13/07), estágios supervisionados no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. São oito alunos que cursam o 9º período e que necessitam cumprir o estágio de internato a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Eles vão cumprir uma carga horária que varia entre 20 e 40 horas semanais e atuarão nas clínicas médicas adulta e pediátrica da unidade.

Para o médico preceptor, André Muniz, o início dessas atividades de ensino e pesquisa dá mais visibilidade ao HMV no campo acadêmico, tendo em vista que a credencia como uma importante ferramenta de conhecimento para novos estudantes da medicina do Agreste de Pernambuco.

Desde o mês de maio, quatro médicos da UFPE estão como residentes do Hospital Mestre Vitalino. Eles também atuarão na unidade por dois anos.